O novo Volkswagen Tera, SUV lançado esse ano, passou por um verdadeiro teste de fogo para comprovar o que já se esperava: o SUV desenvolvido no Brasil tem padrão global de segurança.

Produzido em Taubaté (SP), o modelo conquistou nota máxima no Latin NCAP, com cinco estrelas para adultos e crianças - o que também pode justificar o bom período de vendas do veículo - e passa a integrar o time de SUVs da marca que também conquistaram o feito, como T-Cross, Nivus e Taos.
O Tera é construído sobre a plataforma modular MQB, que combina elevada rigidez estrutural com absorção de impactos eficiente.
A carroceria utiliza aços de ultra-alta resistência em áreas estratégicas, garantindo proteção aprimorada aos ocupantes sem comprometer conforto ou desempenho.
Todas as versões do SUV vêm equipadas com:
Nas versões Comfort e High, o Tera recebe controle de cruzeiro adaptativo (ACC). O Pacote ADAS, disponível para a versão High, complementa o conjunto com assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), detector de ponto cego com assistente de saída de vaga e câmera multifuncional.
O Tera também investe em segurança passiva com faróis e lanternas full LED, que proporcionam maior alcance e nitidez.
Além do visual marcante das lanternas traseiras com assinatura “click-clack”, a tecnologia melhora a percepção do veículo por outros motoristas e pedestres.
Só vitória: Tera já é o segundo Volkswagen mais exportado
Mais do que um bom resultado, o desempenho é fruto de décadas de pesquisa e engenharia local. A marca celebra em 2025 60 anos do seu centro de desenvolvimento de produto no Brasil, o primeiro criado por uma montadora no País.
Desde 1965, essa estrutura tem sido responsável por democratizar tecnologias e trazer inovações antes restritas a veículos de segmentos mais caros.
A Volkswagen do Brasil tem uma longa história ligada à segurança veicular. Nos anos 1970, a marca realizou os primeiros crash tests da América Latina, com os esportivos SP1 e SP2.
Em 1971, inaugurou o Laboratório de Segurança Veicular em São Bernardo do Campo (SP) — o primeiro do gênero no País e o mais moderno da América Latina até hoje.
Integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, o centro é reconhecido como referência dentro do Grupo Volkswagen no mundo e tem papel direto no desenvolvimento e aprimoramento de modelos da marca.
[embed]



Email enviado com sucesso!