Toyota apresenta o novo Yaris. Mas só lá fora

Carro é lançado para o mercado asiático com direito à versão híbrida. Brasil deve continuar com o velho até 2022

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Toyota apresenta o novo Yaris. Mas só lá fora
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Durante o lançamento do Yaris no Brasil, em 2018, a imprensa já chamava a atenção que o modelo chegava um tanto defasado em relação ao europeu. Agora, a Toyota acaba de apresentar a quarta geração para a Ásia e América do Norte e abrir um abismo de distância maior em relação ao modelo nacional.

Para começar, o novo Yaris confirma aquilo que prevíamos com a adoção da nova plataforma GA-B, que também servirá a um futuro SUV compacto inédito. Essa arquitetura é uma derivação compacta da GA-C, usada no novo Corolla. Com isso, o compacto também segue oferecendo motorização híbrida, mas com base mais robusta e moderna.

Yaris 2020 na cor vermelha visto de traseira tem lanternas mais projetas
Toyota Yaris aparece renovado lá fora e com motorização híbrida
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Yaris híbrido

O sistema combina propulsor elétrico com um motor 1.5 de três cilindros a gasolina. Apesar de não divulgar os números, a Toyota diz que o novo conjunto é 15% mais potente que o anterior e 20% mais eficiente em consumo de combustível.

Ainda de acordo com a marca, a eficiência térmica é de 40% e a emissão de CO2 é baixíssima. Essa configuração é essencial para os clientes da marca, uma vez que desde quando foi lançado, em 2012, vendeu mais de 500 mil unidades na Europa.

Novo Yaris tem para-brisa bem inclinado e caimento acentuado da terceira coluna
Compacto diminuiu por fora e cresceu 5 cm no entre-eixos
Crédito: Divulgação
toggle button

Em termos de tamanho, o Yaris encolheu por fora. A nova geração está 5 cm mais curta e 4 cm mais baixa, enquanto a largura cresceu 5 cm e o entre-eixos foi ampliado em 5 cm. O efeito das mudanças é um centro de gravidade 1,5 cm mais baixo, auxiliando na estabilidade e aerodinâmica.

Teremos no Brasil?

É difícil precisar os planos da marca para o Yaris, que ainda não vendeu tão bem quanto se esperava. A marca lançou aqui a versão asiática do modelo e não a europeia.

Na cabine do novo Yaris, tela destacada do painel traz informações do sistema híbrido
No interior do novo Yaris, destaque para a tela flutuante da central multimídia
Crédito: Divulgação
toggle button

No entanto, recentemente o fabricante anunciou investimento de R$ 1 bilhão para construir a nova arquitetura utilizada pelo compacto no Brasil. Sendo assim, em uma distante nova geração (no mínimo, 2022), é possível que o modelo ganhe versões híbridas e esse novo visual inspirado. No entanto, isso não acontecerá antes do lançamento do inédito SUV compacto.

WM1 procurou a Toyota do Brasil. A assessoria de imprensa da marca afirmou que "não comenta sobre possíveis lançamentos ou planos futuros".

VEJA O VÍDEO DO NOVO YARIS

Comentários