Consequentemente, um carro mais equipado e mais luxuoso tende a ter mais segurança — e, claro, ser mais caro. No entanto, tamanho e preço não são os únicos fatores. Por isso, listamos os melhores carros avaliados pelo Latin NCAP.
Antes de tudo, você conhece o Latin NCAP?
Criado em 2010 como iniciativa, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) é uma entidade independente. Ela fornece aos consumidores informações sobre os níveis de segurança dos diferentes modelos de veículos do mercado da região.Entre os objetivos do programa estão: oferecer aos consumidores avaliações de segurança dos modelos comercializados no mercado; estimular os fabricantes a projetarem veículos ainda mais seguros e incentivar as instituições governamentais dos países da América Latina a desenvolverem leis mais rigorosas.
Como são feitos os testes?
O Latin NCAP utiliza métodos iguais aos que são usados nos testes internacionais. A qualificação é feita entre 0 (mínimo) e 5 (máximo) estrelas, e a proteção avaliada é dividida entre ocupantes adultos e crianças. No momento que define o modelo, é utilizado para o teste a versão mais básica disponível.Quais são os carros mais seguros?
Agora que você já sabe como funciona o sistema de testes do Latin NCAP, hora de conhecer quais são os carros mais seguros do Brasil. Listamos apenas os modelos testados que são comercializados no país e que obtiveram cinco estrelas para adultos e para crianças, ou seja, gabaritaram o teste. Confira!Chevrolet Onix (6 airbags)
Lançado recentemente no mercado, os novos Chevrolet Onix e Onix Plus (substituto do Prisma) foram testados pela quarta ocasião pela entidade. Equipados com seis airbags, desta vez ambos gabaritaram com cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças.Sem dúvida, o resultado foi um alívio para a General Motors, que viu o hatch, modelo mais vendido do Brasil, zerar em segurança no teste para adultos e receber três estrelas na proteção para crianças quando foi testado pela segunda vez, em maio de 2017 - ou seja, da geração anterior.
Para tentar quebrar a péssima imagem deixada no primeiro crash-test, os antigos Onix e Prisma ganharam reforços estruturais. Hatch e sedã passaram por um novo teste, o terceiro, em janeiro de 2018, e receberam três estrelas para a proteção de adultos e crianças.
Os modelos de entrada da nova geração são os únicos da marca que receberam cinco estrelas para os dois resultados. O Chevrolet Cruze foi testado pela última vez em agosto de 2019 e por pouco não obteve o mesmo resultado. O sedã recebeu cinco estrelas para adultos e quatro para crianças.
Fiat 500X (6 airbags)
Mais um modelo solitário, o Fiat 500X é o único da marca italiana que gabaritou nos testes de segurança do Latin NCAP. No entanto, o carro ainda não está disponível no mercado brasileiro e não tem previsão de chegada. Portanto, a Fiat ainda não tem nenhum veículo que passou 100% no crash-test.A picape Toro foi a que registrou o melhor desempenho dentre os modelos da Fiat no país. Testado em março de 2018, ela recebeu quatro estrelas na proteção para adultos e crianças. Os últimos lançamentos da marca, Argo e Cronos, também foram testados e receberam três estrelas para adulto e quatro para crianças.
Honda HR-V (2 airbags)
Os últimos testes com modelos da Honda feitos pelo Latin NCAP aconteceram em novembro de 2015, quando o padrão de avaliação utilizado era outro, menos rigoroso e diferente do atual. À época, o SUV Honda HR-V foi o único a gabaritar o teste de segurança com cinco estrelas na proteção de adultos e crianças.Jeep Renegade (2 airbags)
História semelhante ao dos modelos da marca japonesa, o Renegade também gabaritou o crash-test do padrão antigo. Testado em julho de 2015, o atual SUV mais vendido do Brasil foi o primeiro modelo fabricado no Brasil a conseguir cinco estrelas nos dois resultados - proteção para adultos e crianças. Ele também foi o único Jeep testado pelo Latin NCAP até hoje.Toyota Corolla (7 airbags)
O novo Corolla mal chegou e já passou por uma rodada de testes de segurança, em dezembro de 2019. Como era esperado, pela montadora e pelos entusiastas do modelo, o sedã conseguiu as cinco estrelas de proteção para adultos e crianças no teste de colisão.A antiga geração do Corolla também foi testada, em setembro de 2017, e, igualmente ao modelo atual, gabaritou na prova. Com cinco estrelas para adultos e crianças, o sedã comprova a fama de carro seguro que carrega.
Etios e Yaris, outros dois modelos da Toyota, também foram testados pelo Latin NCAP e ficaram bem próximos do resultado do irmão maior. Ambos ficaram com quatro estrelas na proteção para adultos e para crianças.
Toyota Hilux e Hilux SW4 (7 airbags)
Olhando para cima, outros modelos testados e aprovados foram a picape Hilux e o SUV SW4. O teste foi realizado em agosto de 2019 e o resultado foi a garantia de cinco estrelas de proteção para adultos e crianças.Igual ao Corolla, a geração anterior da Hilux foi testada, em dezembro de 2015, e também gabaritou o teste, porém, realizado no padrão anterior. Diferente da geração atual, produzida com sete airbags, o modelo anterior foi testado com apenas três bolsas.
Volkswagen Tiguan (6 airbags)
A VW também costuma ser referência quando o assunto é segurança em seus modelos. Com a nova geração do Tiguan não foi diferente e o SUV foi o último veículo da marca a passar por um teste no Latin NCAP e a gabaritar, com cinco estrelas para os dois quesitos de proteção.Volkswagen Jetta (6 airbags)
Na mesma rodada do SUV, o Jetta também passou pelo teste de colisão em setembro de 2019 e obteve o mesmo êxito, com o máximo de estrelas para a proteção de adultos e crianças. Em novembro de 2013 o sedã passava por seu primeiro teste, ainda no padrão antigo, e recebeu à época cinco estrelas para adulto e quatro para criança.Volkswagen T-Cross (6 airbags)
Último lançamento da Volkswagen para o Brasil, o T-Cross chegou, foi testado e recebeu cinco estrelas na proteção de adultos e crianças. A avaliação do SUV compacto da marca alemã aconteceu em março de 2019 e o modelo utilizado era equipado com seis airbags.Volkswagen Virtus (4 airbags)
Outro lançamento recente do fabricante, o sedã Virtus foi testado em janeiro de 2018 e obteve o máximo de nota: cinco estrelas para os dois critérios utilizados pelo Latin NCAP. A versão utilizada usava quatro airbags.Volkswagen Polo (4 airbags)
A primeira passagem do Polo pelo Latin NCAP aconteceu em novembro de 2012. À época, o resultado da antiga geração do modelo foi: quatro estrelas para adultos e três para crianças. Em nova geração, o hatch da VW passou por uma nova rodada de testes em setembro de 2017 e melhorou bastante: cinco estrelas de proteção para adultos e crianças.Volkswagen Golf VII (7 airbags)
Por fim, o clássico Volkswagen Golf foi mais um que obteve cinco estrelas nos dois quesitos e obteve o selo máximo de segurança pelo órgão, em março de 2017. Hoje, porém, essa sétima geração do hatch médio só existe no Brasil na versão híbrida GTE.A geração anterior também foi testada, nos padrões antigos do Latin NCAP, e obteve êxito, com cinco estrelas. O primeiro teste havia acontecido em outubro de 2014.
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