A medição de consumo dos carros vendidos no Brasil foi padronizada a partir desde 2008, quando surgiu o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, aferido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em parceria com a Petrobras. No início, apenas 54 modelos estavam inscritos no projeto. Hoje, são aferidos 587 modelos de 36 montadoras – a Chevrolet continua não participando da iniciativa que é voluntária.
Os veículos mais econômicos são identificados pela nota ‘A’, enquanto os mais beberrões ficam com a nota ‘E’. Os modelos de propulsão híbrida (possuem um motor a gasolina e outro elétrico) continuam liderando o ranking de economia de combustível.
Ao todo, 17 modelos conquistaram nota máxima tanto no comparativo geral, quanto no confronto por segmento. O WebMotors fez uma lista com os cinco carros mais econômicos do País levando em consideração o consumo combinado (média entre rodagem na cidade e na estrada) primeiro com gasolina e depois com etanol:
1 - Ford Fusion Hybrid
GASOLINA
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
16,6 km/l
15,1 km/l
15,9km/l
A versão híbrida do sedã grande Fusion continua imperando entre os modelos mais econômicos do País. O veículo tabelado a partir de R$ 139 mil tem motor a gasolina 2.0 que rende 143 cv. No entanto, o propulsor elétrico de 88 kW é quem faz a diferença em relação ao consumo. Ele pode atuar sozinho quando o veículo trafega em até 100 km/h. A transmissão é do tipo CVT (continuamente variável).
2 – Toyota Prius/ Lexus CT200h
GASOLINA
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
15,7 km/l
14,3 km/l
15km/l
A dupla de híbridos vendida pela Toyota no Brasil possui exatamente a mesma especificação. Tanto o Prius (R$ 114.350), quanto o Lexus CT200h (hatch da divisão esportiva da marca japonesa tabelado em R$ 134 mil) são equipados com motor a gasolina 1.8 de 99 cv. O propulsor elétrico entrega 27 kW. Quem gerencia o conjunto é uma transmissão CVT.
3 – Renault Clio (sem ar-condicionado)
GASOLINA
ETANOL
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
14,3km/l
15,8 km/l
14,9km/l
9,5 km/l
10,7 km/l
10km/l
O imortal Renault Clio tem no consumo um dos seus grandes trunfos de mercado. O modelo sem ar-condicionado (R$ 28.080) desbanca diversos concorrentes e fica em terceiro lugar no ranking de economia de combustível graças ao motor 1.0 flexível de 77/80 cv com gasolina e etanol. No entanto, o modelo despenca para a nona colocação quando é equipado com ar.
4 - Volkswagen Up!
GASOLINA
ETANOL
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
13,5km/l
14,6 km/l
14 km/l
9,2 km/l
10,2 km/l
9,6 km/l
O motor do Volkswagen Up! é o 1.0 de três cilindros mais econômico do Brasil, segundo a tabela do Inmetro. O propulsor entrega 75/82 cv de potência com gasolina e etanol. O modelo parte de R$ 29.990. A avaliação, entretanto, foi feita com veículo equipado com ar-condicionado, que parte de R$ 33.150.
5 – Fiat Palio Fire, Uno Dualogic e Ford Ka
Palio Fire
GASOLINA
ETANOL
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
12,9 km/l
15,1 km/l
13,8 km/l
8,9 km/l
10,5 km/l
9,6 km/l
Fiat Uno Dualogic
GASOLINA
ETANOL
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
12,9km/l
15,1 km/l
13,8 km/l
8,9 km/l
10,5 km/l
9,6 km/l
Ka/ Ka+
GASOLINA
ETANOL
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
13 km/l
15,1 km/l
13,8 km/l
8,9 km/l
10,4 km/l
9,5 km/l
A exemplo do Renault Clio, o Fiat Palio Fire é outro modelo imortal que se destaca pelo bom nível de consumo de combustível. O hatch é equipado com motor 1.0 de 73/75 cv. É tabelado a partir de R$ 26.990 sem ar-condicionado. Mas os testes foram feitos com o veículo com refrigeração, que tem preço inicial de R$ 29.773.
Outro Fiat de destaque foi o Uno. A moderna caixa de câmbio automático Dualogic, que chama atenção por ser manuseada apenas por botões rendeu ao compacto um lugar entre os carros mais econômicos do País. Alinhado ao motor 1.4 de 85/88 cv, o modelo parte de R$ 39.899.
Já o Ford Ka é o mais novo integrante da lista dos mais econômicos. O veículo aposta no motor tricilíndrico de 80/85 cv que entrega o mesmo nível de consumo para as variantes hatch e sedã. O veículo é equipado de série com ar-condicionado e parte de R$ 37.490.
ETANOL
O Renault Clio sem ar-condicionado é o carro mais econômico da listagem do Inmetro quando considerado o consumo combinado de combustível:
Consumo de combustível com etanol (km/l)
CIDADE
ESTRADA
COMBINADO
1 - Renault Clio (sem ar-condicionado)
9,5
10,7
10
2 - Volkswagen Up!
9,2
10,2
9,6
3 - Fiat Uno Dualogic
8,9
10,5
9,6
4 - Ford Ka/ Ka +
8,9
10,4
9,5
5 - Fiat Palio Fire
8,8
10,3
9,4
5 - Nissan New March
8,7
10,4
9,4