Volvo traz XC60 e sedã S90 híbridos para o Brasil

Modelos carregam motor gasolina combinado a um propulsor elétrico que entregam 412 cv de potência

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Volvo traz XC60 e sedã S90 híbridos para o Brasil
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volvo apresentou oficialmente os modelos XC60 e S90 equipados com motorização híbrida nesta sexta-feira (28). O SUV já era vendido no Brasil em opções a gasolina e a diesel, enquanto o sedã é novidade e será vendido no País somente na configuração que combina motor a gasolina com um propulsor elétrico.

A marca sueca identifica os modelos híbridos com a sigla T8. No momento, eles são equipados com motor a gasolina de 324 cv de potência combinado a um propulsor elétrico de 88 cv. A entrega total é de 412 cv de potência. Já o torque é de 65,2 kgf.m, gerenciado por uma transmissão automática de 8 velocidades, que pode ser manuseada por meio de aletas atrás do volante.

O XC60 T8 já está em regime de pré-venda sob o preço de R$ 299.950. As primeiras entregas serão realizadas em outubro. Já o S90, sedã do porte de BMW Série 5, Audi A6 e Mercedes-Benz Classe E, já pode ser encontrado nas concessionárias em versão única, de R$ 365.950. A expectativa da Volvo é vender 150 unidades do sedã por ano. Já o utilitário esportivo tem projeção de 400 a 500 unidades.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em ambos os modelos é possível rodar no modo elétrico. A Volvo garante uma autonomia em torno de 40 quilômetros nesse cenário.

XC60 T8 Inscription
SUV tem motorização híbrida
toggle button

Foi com este modo de condução selecionado que o WM1 realizou test drive do XC60 T8. Conforto e silêncio pleno deram o tom do percurso que passou por importantes avenidas de São Paulo (SP), como Paulista, Pacaembu e Faria Lima. Rodamos por esse trajeto quase sem gastar uma gota de combustível. O motor elétrico só pede ajuda do parceiro a combustão em algumas ladeiras que pedem maior rotação.

Uma faixa no painel de instrumentos indica quando apenas o propulsor elétrico está rodando. Um gráfico mais detalhado na central multimídia também mostra o sistema de regeneração de energia por meio de frenagens. Isso dá à experiência de guiar um toque de vídeo game. É muito comum ficar observando o cluster e notar o trabalho do motor.

Vale lembrar que o modelo é um híbrido do tipo plug in, ou seja, permite carregamento da bateria elétrica pela tomada. Segundo a montadora, bastam duas horas para o carregamento completo, considerando um posto de energia de 16 amperes.

 Equipamentos

Além da tecnologia híbrida o XC60 T8 também traz recursos avançados em termos de segurança, algo tradicional da Volvo. São itens de série frenagem autônoma com visão noturna, Pilot Assist, que é um controle de cruzeiro adaptativo que atua na aceleração, frenagem e direção em velocidades de até 130 km/h, assistente de ponto cego, alerta de transição de faixa, além de alerta de colisão frontal.

O carro vem ainda com ar-condicionado de duas zonas, cluster digital de 12,3", central multimídia de 9" que mais parece um tablet, bancos dianteiros com aquecimento e ajustes elétricos, partida sem chave, sensores de estacionamento frontais e traseiros, câmera de ré, partida sem a chave, sistema start-stop, sensor crepuscular e de chuva, faróis de LED, cinco modos de condução, teto solar e rodas de alumínio de aro 21".

S60
S
toggle button
S90
Modelo é vendido somente em versão híbrida
Crédito: Divulgação
toggle button

Já o sedã S90 acrescenta sistema de som Bowers e Wilkins de 1.400 W, faróis full LED, assentos dianteiros com aquecimento e ventilação, suspensão pneumática traseira, rodas de aro 20", câmera 360 graus, head-up display, que projeta dados da viagem no para-brisas,