VW Fox Pepper demorou 12 anos para virar versão

Modelo foi apresentado duas vezes como conceito antes de ser lançado como configuração definitiva

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. VW Fox Pepper demorou 12 anos para virar versão
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já mostramos aqui no WM1história do Volkswagen Fox, que saiu de linha no começo do mês após 18 anos de produção no Brasil, único país onde o compacto foi fabricado. Entre as muitas versões e séries especiais que o Fox teve durante a sua trajetória, uma delas demorou mais de uma década para ser produzida em série: a configuração Pepper.

Design Sem Nome (3)
Primeiro Fox Pepper era um conceito com visual esportivo
Crédito: Divulgação
toggle button

Antes de ser lançado em 2015, como uma variante de visual mais esportivo, o Fox Pepper foi apresentado na forma de conceito na edição de 2014 do Salão do Automóvel de São Paulo. Mas o que pouca gente lembra é que o Pepper já havia sido mostrado 12 anos antes, no lançamento nacional do Fox, em 2003.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O primeiro Fox Pepper era uma versão conceitual do compacto, que no primeiro ano de vida era produzido apenas na carroceria de duas portas. O protótipo tinha pintura na cor branco perolizado, rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, motor 1.6 de 8 válvulas a gasolina de 103 cv e câmbio manual de cinco marchas.

O visual externo ainda tinha saias laterais, faróis de neblina, spoilers nos para-choques e aerofólio sobre a tampa do porta-malas.

Interior do Fox Pepper de 2003 tinha bancos revestidos de couro bicolor
Crédito: Divulgação
toggle button

O interior trazia bancos e volante revestidos em couro bicolor, manopla da alavanca de câmbio mais esportiva, instrumentos analógicos no topo do painel, pedaleiras em alumínio e rádio com CD player. Vidros e travas elétricos e direção hidráulica completavam o pacote.

Na época, a Volkswagen chegou a dizer que tinha planos de vender o Fox Pepper, porém, sem especificar se o ofereceria como um pacote de acessórios para o modelo com motor 1.6 ou se criaria, de fato, uma versão.

Versão de produção só estreou em 2015

O Fox Pepper saiu das pranchetas do departamento de Design da Volkswagen somente em 2015. O hatch já ostentava o segundo facelift, inspirado no Golf de sétima geração. O carro trazia grade frontal com friso vermelho, teto e retrovisores pintados de preto e para-choque dianteiro com elementos do CrossFox. Da variante aventureira, o Pepper também herdou as molduras das caixas de roda e os apliques plásticos na base das portas.

Volkswagen Fox Pepper foi lançado somente em 2015
Crédito: Divulgação
toggle button

As rodas de liga leve de 15 polegadas tinham acabamento escurecido, mas a Volks também oferecia um jogo de aro 16” como opcional.

Já o interior também trazia detalhes em vermelho no painel e nas costuras do volante revestido de couro e no tecido especial dos bancos.

O modelo era baseado na versão Highline, equipada com o motor MSI 1.6 16V flex de até 120 cv, que podia ser combinado ao câmbio manual de seis marchas ou à caixa automatizada I-Motion de cinco velocidades.

Versão de produção chegou às concessionárias em 2015, a partir de R$ 53.500
Crédito: Divulgação
toggle button

O Fox Pepper foi produzido até 2017, quando ganhou novos equipamentos de segurança de série e passou a sair de fábrica com controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de neblina com função de iluminação em curvas e câmera de ré. Antes, esses itens eram oferecidos em um pacote opcional que custava cerca de R$ 1.500.

Desde a linha 2018 até o fim de sua produção, o Fox passou a ser comercializado somente nas versões Connect e Xtreme, com motor 1.6 8V flex de 104 cv. A versão Pepper foi descontinuada para não competir na faixa de preços da recém-lançada atual geração do Polo.

Comentários