VW Tera, em duas versões, vai bem no dia a dia

Colunista Fernando Calmon avaliou o SUV compacto nas versões mais barata e mais cara. Confira as impressões ao dirigir

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Fernando Calmon
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O primeiro SUV compacto da VW pode até lembrar um pouco um hatch de teto alto, mas isso não impediu que o Tera escalasse com relativa rapidez em vendas no segmento mais importante do mercado.

Na primeira quinzena deste mês, por exemplo, aparece como nono automóvel mais vendido (2.797 unidades, apenas 71 à frente do Tracker), segundo dados da Bright Consulting. Até o fechamento do mês costuma haver alterações na classificação, contudo é para se observar.

O Volkswagen Tera já ultrapassou o Nivus em vendas e agora ameaça T-Cross
O Volkswagen Tera já ultrapassou o Nivus em vendas e agora ameaça T-Cross
Crédito: Divulgação
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Avaliei a versão mais em conta (motor de aspiração natural e câmbio manual) e a mais cara (turbo com câmbio automático). Cada uma atende a um público, apesar do câmbio manual estar em franco declínio de vendas no Brasil e até mais na Europa.

O Tera de entrada, único com motor de aspiração natural e câmbio manual de cinco marchas, ao preço de R$ 105.890. Motor flex de 1.0 litro entrega 84 cv/10,3 kgfm (E) ou 77 cv/9,4 kgfm (G). O câmbio manual de cinco marchas exibe a tradicional precisão de engate. O conjunto mostra desempenho razoável: sua massa em ordem de marcha de 1.078 quilos permite acelerar de zero a 100 km/h em 13,8 s (com etanol).

Para o colunista, a tela multimídia de 10,1 polegadas está entre as melhores por seu brilho e nitidez
Crédito: Divulgação
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O SUV mais barato da VW destaca-se por ser o primeiro com frenagem autônoma de emergência de série com este conjunto motriz. No trânsito urbano ressente-se de acelerações mais convincentes, mas desde que se use o câmbio manual de cinco

marchas de forma correta, fica longe de decepcionar. O comportamento em estradas, principalmente em ultrapassagens, merece mais atenção pela relação massa-potência limitada.

A tela multimídia de 10,1 polegadas está entre as melhores por seu brilho e nitidez. Na versão mais cara (High 1.0 TSI) o preço salta para R$ 141.890 com motor turbo de 116 cv (E)/109 cv (G) e 16,8 kg·m com os dois combustíveis, e câmbio automático de seis marchas. A massa é maior, 1.169 quilos, contudo acelera em 11,7 segundos de zero a 100 km/h com etanol.

Em todas as versões o Volkswagen Tera resolve bem as demandas do dia a dia
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Destaques: freios a disco nas quatro rodas, bom acabamento, espaço traseiro adequado para pessoas de até 1,70 metro de altura e apoio regulável para o braço direito do motorista. O carregador de celular por indução inclui refrigeração com fluxo regulável. Exibe comportamento seguro em curvas e destaque para a estabilidade direcional.

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