Enquanto o BYD Dolphin Mini, o carro elétrico mais vendido no Brasil, atinge 135 km/h, a marca premium da BYD, a Yangwang, levou a eletrificação a outro nível: o Yangwang U9 Track Edition atingiu incríveis 472,41 km/h na pista de Papenburg, na Alemanha. Com isso, tornou-se oficialmente o carro elétrico mais rápido do mundo.
O recorde foi conquistado pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que já havia participado de testes de velocidade com veículos elétricos em 2024.
<p data-start="792" data-end="1008">“Pensava que tinha chegado ao meu limite no ano passado. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, com novas tecnologias que tornaram isso possível”, afirmou Basseng após o feito.
O U9 Track Edition não é veloz por acaso. É baseado na plataforma e4 e na arquitetura de controle de carroceria DiSus-X, mas com a primeira plataforma de 1200 Volts de tensão ultra-alta produzida em escala mundial - que tem sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
O veículo tem quatro motores de 755 cv de potência cada, totalizando mais de 3.000 cv. Para botar isso em perspectiva, seriam necessários cerca de 40 BYD Dolphin Mini juntos para igualar a força desse supercarro elétrico.
A potência absurda, combinada com uma relação peso-potência inferior a um quilo para cavalo de potência, garante desempenho extremo sem comprometer o controle.
Para transformar toda essa força em direção, o sistema de vetorização de torque independente monitora a pista mais de 100 vezes por segundo, ajustando a potência em cada roda e mantendo controle absoluto mesmo em velocidades extremas.
Outro destaque do U9 Track Edition é o sistema DiSus-X, que ajusta a suspensão de cada roda de forma independente. Isso reduz movimentos de mergulho e rolagem em curvas e acelerações, aumentando a aderência e a confiança do piloto. Combinado à plataforma e4, garante segurança e estabilidade mesmo nas condições mais extremas de condução.
O modelo mantém o design aerodinâmico do U9. Tem, por exemplo, o difusor dianteiro feito em fibra de carbono - mostrando que cada detalhe do carro foi pensado para a alta performance.
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Para lidar com a força extrema, o Track Edition usa pneus semi-slick desenvolvidos em parceria com a Giti Tire, com compostos e banda de rodagem específicos.
A tecnologia reduz deslizamentos, melhora a previsibilidade do carro e garante estabilidade em acelerações e frenagens intensas, permitindo que o U9 explore toda a sua potência com segurança.
O recorde do Yangwang U9 Track Edition mostra que os veículos eletrificados podem ir muito além do que conhecemos no cotidiano.
Enquanto o Dolphin Mini é suficiente para a cidade, o U9 redefine o conceito de supercarro sustentável, combinando desempenho extremo, controle preciso e engenharia de ponta.
Com tecnologias como plataforma e4, DiSus-X e os quatro motores de alto desempenho, o Yangwang U9 Track Edition coloca a BYD na vanguarda dos carros elétricos mais rápidos do mundo, e mostra que é possível unir inovação, segurança e velocidade de pista.
Em resumo, se você pensa que 135 km/h de velocidade máxima é aceitável para um veículo elétrico, pense novamente: no mundo dos supercarros com zero emissão de carbono, o U9 Track Edition mostra que os limites são muito maiores.



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