2009, uma incógnita!

É assim que dirigentes da indústria estão vendo o cenário do setor
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. 2009, uma incógnita!
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Uma grande incógnita. É assim que dirigentes da indústria automobilística estão vendo o cenário do setor em 2009.

As montadoras passaram o ano passado reclamando da valorização do real frente ao dólar, o que atrapalhava as exportações, porque o dólar fraco reduzia o faturamento dos fabricantes brasileiros.

O dólar saltou de R$ 1,70 para R$ 2,4 no final do ano, uma boa notícia para quem vende para o exterior, já que o pagamento é feito na moeda estadunidense. O problema é que a crise econômica atingiu em cheio os países que compram carro do Brasil e por isso eles devem diminuir o volume de compra neste ano.

Com pressão dos dois lados – da demanda e da retração - fica difícil fazer uma previsão.

Em relação ao mercado interno não é diferente, existem duas situações antagônicas: uma empurrando para o consumo, outra para a cautela.

Por um lado o incentivo do governo à manutenção do crédito tá todo mundo oferecendo carro sem entrada e financiamento a longo prazo e a eliminação do IPI para carros até 1000cc, além da redução pela metade do imposto para carros de 1001cc a 2000cc. Essas medidas deram uma revitalizada no mercado em dezembro, mas mesmo assim as vendas ficaram muito aquém das expectativas iniciais, quando se planejava fechar 2008 com mais de três milhões de unidades.

E por outro lado existe a crise de confiança, essa sim uma crise real! Aliás, a única crise que existe é essa: o consumidor ouve todos os dias na mídia que a crise está arrasando bases então sólidas da economia mundial, que acaba ficando com medo de gastar suas suadas economias.

Por tudo isso, é difícil fazer uma previsão. Neste início de 2009 o mercado vai viver uma grande expectativa.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.


Leia outras colunas de Joel Leite aqui

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors