Chega o Palio novo, sai o atual e o velho fica.

Versão atual vende menos do que o velho Fire, que vai permanecer no mercado
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Chega o Palio novo, sai o atual e o velho fica.
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo modelo do Palio, que foi apresentado às concessionárias em Mykonos, na Grécia, durante reunião dos concessionários da marca, e estará à venda no Brasil a partir de novembro, com lançamento para o dia 4 de novembro.

Atualmente a Fiat vende duas gerações do carro: a velha, representada pelo Palio Fire; e a atual, representada pelas versões Attractive e Essence.

É usual no Brasil a montadora lançar uma versão nova e manter a antiga em linha, normalmente um projeto já pago, de forma que a empresa pode reduzir o preço, reposicionar o produto numa situação vantajosa junto à concorrência e ter uma boa margem de lucro.

O mesmo vai acontecer com o Palio. Dentro da Fiat existem mais dois exemplos: o Siena, que tem a versão Fire velha e a Atracttive nova, e o Mille, que continua sendo vendido nas duas versões, sendo que a primeira foi lançada em 1984.

A concorrência também usa do expediente. A Volks manteve o Gol geração quatro em linha mesmo depois da chegada da Geração 5.

Outro caso de convivência de duas gerações é o Fiesta. O novo acabou de ser lançado, disfarçado de “New Fiesta”, enquanto o velho deverá ter ainda vida longa.

E, por fim, a GM mantém o Corsa velho em linha, ainda vendendo bem, convivendo com a nova geração há anos. Para disfarçar, a GM rebatizou o carro de Classic, e quer fazer crer ao consumidor que é outro carro. O pior é que, quando quer mostrar o bom desempenho do Corsa no mercado, soma as vendas dos dois.

Mas a Fiat “inaugura” um novo “formato”: com o lançamento do Palio novo, o atual sai de linha e o velho permanece. Afinal, as duas versões do atual vendem menos de duas mil unidades por mês, enquanto a versão Fire, mais velha, vende sozinha cerca de sete mil unidades mensais. É claro que a Fiat não iria abrir mão de um produto como esse.

________________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da Agência AutoInforme, especializada no setor automobilístico, que fornece informações para vários veículos de comunicação. Produz e apresenta o Boletim AutoInforme, das rádios Bandeirantes, Band News e Sul América Trânsito. É formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Semiótica e Meio Ambiente.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui

____________________
Siga o Joel Leite no Twitter

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors