A disputa pelo honroso quinto lugar

Honda, Toyota e Peugeot se revezam na liderança de venda de carros entre as novas fabricantes. Mas a participação das "newcomers" ainda é pequena.
  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. A disputa pelo honroso quinto lugar
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Cristalizadas no alto do ranking, as três maiores montadoras brasileiras disputam carro a carro a liderança de mercado. Volks, Fiat e GM já se revezaram no primeiro posto este ano, e a GM está sempre encostada nas duas. Todas têm entre 23% e 25% de participação.

Bem atrás das líderes, a Ford, com seus 12% de mercado, está numa situação confortável em relação às demais concorrentes, que disputam a honrosa quinta colocação com uma participação de 3% e 4%. E é aí que está a grande disputa. As três melhores colocadas do “segundo pelotão” se revezam na liderança. A Toyota ficou na quinta posição no ano passado; neste ano a Peugeot ficou na frente em janeiro e fevereiro; em março foi a vez da Honda.

Em janeiro a Peugeot fechou o mês com 4.529 unidades, deixando para trás a Toyota, com 4.212, e a Honda, com 3.393. Em fevereiro deu novamente Peugeot, que vendeu 4.859 unidades, o melhor desempenho até então. Embora tenha aumentado o volume de vendas em março, a Peugeot foi superada pela Honda, que fechou o mês com 5.784 unidades, deixando a Peugeot em sexto e a Toyota em sétimo lugar.

Com 14.540 unidades vendidas no primeiro trimestre, a Peugeot mantém a liderança entre as montadoras novas. Nada garante, no entanto, que a disputa pela quinta posição no mercado brasileiro vai se limitar a essas três marcas. A Renault, que ocupou a posição em seus primeiros anos de Brasil, pode embolar a disputa no decorrer do ano e lutar para retomar o título de líder das novas. Em março, quando o recém-lançado Mégane sedã teve apenas alguns dias de venda, a marca já teve um crescimento expressivo, chegando a 4.391 unidades.

___________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors