Fevereiro confirma crescimento

  1. Home
  2. Pit-Stop
  3. Fevereiro confirma crescimento
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- As metas de crescimento de vendas no mercado interno foram amplamente superadas no ano passado: a previsão era 7%, mas o mercado cresceu 12%. Neste ano, a previsão de 7,7% feita pela Anfavea, foi atropelada pelo resultado do primeiro mês do ano.

Janeiro cresceu 15% em relação ao mesmo mês do ano passado e fevereiro promete: até ontem 12 as vendas diárias eram de 7,5 mil unidades, isso significa que o mercado está crescendo 13% em relação a fevereiro de 2006.

Nos doze primeiros dias do mês período que teve apenas oito dias úteis, foram vendidas 60 mil unidades de carros e comerciais leves.

Apesar de toda essa evidência, parece que os dirigentes da indústria não estão apostando num crescimento maior do que 6% ou 7% em 2006.

O presidente de uma grande montadora me disse que o crescimento vai se limitar a 7%, no máximo, este ano. Argumentou que em 2006 os juros caíram de 19% para 15% e neste ano a queda não será tão brusca.

Mas, mesmo que as condições financeiras sejam extremamente favoráveis, ele vê impedimento do crescimento, porque embora a indústria tenha uma capacidade instalada maior do que a produção, os fornecedores não terão agilidade para aumentar a produção de peças e sistemas num curto prazo.

“Carro de R$ 20 mil é possível”

O presidente da General Motors do Brasil, Ray Young, disse que acha possível construir no Brasil um carro que chegue ao consumidor final por R$ 20 mil, a única forma de levar o carro a uma parcela maior da população hoje menos de 1% de brasileiros compra carro zero.

O dirigente coloca como principal barreira o imposto sobre veículos, que muitos dizem ser o mais alto do mundo. Mas o carro 1.0 que representa mais de 60% das vendas paga 26%. Vários países recolhem uma alíquota maior do que essa.

Ray Young acha possível fazer um carro realmente popular e – mais do que isso – acha necessário. Mas para isso diz que é preciso que os próprios dirigentes da indústria mudem o pensamento, parem de reclamar e se lancem ao desafio.

O presidente da GM disse de que quem fizer um carro por R$ 20 mil será o líder de vendas.

Leia outras colunas de Joel Leite aqui
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa
_______________________________
Joel Leite joelleite@autoinforme.com.br é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors