A Ford confirmou que o sedã Fusion deixou oficialmente de ser vendido no Brasil. O modelo era importado do México, onde sua produção também será finalizada até o final deste ano.
O Ford Fusion vai dar lugar à fabricação do Bronco Sport, novo SUV da marca. E também provavelmente a uma picape para rivalizar com a Fiat Toro (que por lá deverá se chamar Courier e usar a mesma base) - o modelo já está em testes.
Já era certo que o Ford Fusion sairia de linha desde 2018, quando a marca anunciou que deixaria de vender sedãs e hatches nos Estados Unidos. No Mercosul, Focus e Fiesta deixaram de ser produzidos.
Por aqui, o Fusion já dava indícios de que não duraria há alguns anos, já que suas vendas estavam baixas desde então. O sedã fez muitos fãs no começo desta década, mas o dólar mais alto fez seu preço subir demais e deixar o sucesso de lado.
Questionada, a Ford do Brasil confirmou a aposentadoria do modelo. "A Ford confirma que irá suspender a importação do Fusion no Brasil, tendo em vista o cenário atual, com redução drástica no volume do segmento, que no primeiro trimestre de 2020 representou 0,03% da indústria, e alta do dólar", explicou o fabricante, em nota.
O Fusion vendido até pouco tempo atrás utilizava motor 2.0 turbo de quatro cilindros com injeção direta (Ecoboost), capaz de render 248 cv e 38 kgf.m de torque. O câmbio era automático, de seis marchas, e a tração, integral. Segundo a empresa, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s e consegue atingir 195 km/h de velocidade máxima.
Ao longo de sua trajetória, o sedã médio-grande teve duas gerações. e Chegou a ter versão híbrida no Brasil.