Se Koenigsegg, Bugatti e outros superesportivos apresentados no Salão de Genebra são cartas fora do baralho para o mercado brasileiro, a Jeep apresentou duas novidades no salão suíço que podem ser bem interessantes para nosso mercado: a versão híbrida plug-in dos modelos Renegade e Compass.
Os modelos serão comercializados na Europa, onde a procura por veículos com este tipo de propulsão tem crescido significativamente nos últimos anos, mas não há informações concretas se chegarão ao Brasil, mesmo que em um futuro distante.
No caso do Rengade, o Jeep mescla o motro 1.3 Turbo de quatro cilindros e injeção direta de combustível a um segundo propulsor 100% elétrico. Juntos podem gerar entre 190 cv e 240 cv, de acordo com dados da montadora. E o interessante é que enquanto o motor a gasolina traciona as rodas dianteiras, o elétrico joga torque par ao eixo traseiro, criando um sistema de tração integral. A Jeep fala em um 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos.
No caso do Compass híbrido, a união dos dois propulsores gera os 240 cv de potência máxima. Dados sobre torque ou mesmo desempenho do modelo, que é o utilitário esportivo mais vendido do Brasil nas versões com propulsores apenas a combustão, não foram reveladas.
A Jeep informou ainda que tanto Renegade quanto Compass podem rodar até 50 km apenas com o motor elétrico, emitindo zero emissão de gases nocivos à natura. Isso, claro, se não ultrapassar a velocidade 130 km/h.