Ex-dirigente da FISA que eliminou Sena morre aos 87 anos

Ele ficou marcado pela desclassificação de Ayrton Senna, após choque com o francês Alain Prost no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka
  1. Home
  2. Salões
  3. Ex-dirigente da FISA que eliminou Sena morre aos 87 anos
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O francês Jean Marie Balestre, ex-presidente da FISA Fcaptionação Internacional de Automobilismo Esportivo, braço esportivo da FIA entre 1979 e 1991 e presidente da FIA entre 1986 e 1993 faleceu nesta sexta-feira aos 87 anos de idade. A causa-mortis não foi divulgada.

Balestre teve destacada atuação nos anos da II Guerra Mundial, quando trabalhou como agente secreto da resistência francesa. Terminado o conflito que destruiu o “velho continente”, ele voltou sua atuação para o automobilismo, onde foi o primeiro presidente da comissão de kart da FIA e em 1973 assumiu a presidência da Fcaptionação Francesa de Automobilismo FFSA. Em 1978 ele foi eleito presidente da FISA e destacou-se nos primeiros anos por brigar com o então presidente da FOCA Formula One Constructos Association, Bernie Ecclestone, no que dizia respeito a distribuição do dinheiro entre as equipes.

Para os brasileiros ele ficou marcado pela desclassificação de Ayrton Senna, depois do choque deste contra o francês Alain Prost no Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Depois deste episódio, Balestre recebeu criticas do então campeão mundial que exigiu um pedido formal de desculpas para que Senna pudesse disputar a temporada de 1990. No ano seguinte, quando aconteceu uma nova batida entre Senna e Prost no mesmo traçado nipônico, Jean não tomou nenhuma atitude. Em 91, o mandatário francês perdeu o seu cargo na então FISA para Max Mosley, atual presidente da entidade que rege os destinos do esporte a motor no mundo.

“É uma tremenda perda para o mundo da velocidade.Ele sempre foi a voz forte das instituições que dirigiu”, declarou o presidente da Fcaptionação Francesa de Automobilismo, Nicolas Deschaux.

O ex-piloto Jacques Laffite também lamentou o falecimento do francês, que entre outras bandeiras frente à FISA, defendia a segurança dos pilotos e baniu os motores turbo da F1 no final da temporada de 1988.

“Nós, pilotos, gostávamos muito dele. Balestre fez muito por nós. Devemos muito a ele”, comentou.

Gosta de Esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Lamborghini

Porsche

Ferrari

Leia mais sobre super carrões:

Bugatti Veyron Fbg par Hermès

Koenigsegg CCXR Edition: um flex de 1.018 cv

Lotus Europa

Mitsubishi divulga primeiras fotos oficiais do Prototype-S

Versão esportiva do Maserati GranTurismo será exibida em Genebra

Mini John Cooper Works vai ao Salão de Genebra

Porsche 911 GTStreet

Alfa Romeo 8C Spider

Morgan LIFECar

Versão de produção em série do Artega GT aparecerá em Genebra

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors