F1 2009: Button vence em ritmo de rock and roll no Bahrain

Nelsinho Piquet foi o décimo com a Renault e Felipe Massa completou a prova na 14ª colocação com sua Ferrari
  1. Home
  2. Salões
  3. F1 2009: Button vence em ritmo de rock and roll no Bahrain
Autoracing
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Uma vitória ao ritmo de rock n’roll. Isso foi o que Jenson Button obteve neste domingo ao levar seu Brawn a sua terceira vitória no ano e com direito a receber a bandeirada de um dos maiores nomes do rock em todo o mundo, Eric Clapton. Button completou as 57 voltas da prova em 1h31min48s182 ficando a 7s187 do segundo colocado, Sebastian Vettel Red Bull. O terceiro colocado foi Jarno Trulli Toyota.

A quarta posição ficou com Lewis Hamilton McLaren, seguido de Rubens Barrichello Brawn e de Kimi Raikkonen, que conseguiu somar os primeiros pontos do ano para a Ferrari. Completaram os que somam pontos hoje, Timo Glock Toyota e Fernando Alonso Renault. Nelsinho Piquet foi o décimo com a Renault e Felipe Massa completou a prova na 14ª colocação com sua Ferrari.

Na largada, enquanto as Toyotas ocupavam os dois primeiros lugares com Glock à frente de Trulli, Button ganhava a posição de Vettel na partida e a de Hamilton na pista, posicionando-se em terceiro e fazendo seu ritmo. Enquanto isso, Massa era forçado a fazer uma visita ao box da Ferrari para trocar a asa dianteira, após receber um toque de Raikkonen numa disputa de posição entre eles e Barrichello. O destaque negativo de toda a corrida foi a BMW, que nunca esteve em condições de brigar pelos primeiros lugares e com seus pilotos Robert Kubica e Nick Heidfeld recebendo a bandeirada na 18ª e 19ª colocações.

O primeiro a fazer sua parada de box na 11ª volta foi Timo Glock, o então líder da corrida. Contudo, a parada antecipada acabou sepultando qualquer aspiração de vitória que ele tivesse. Trulli liderou por uma volta, seguido de Button, Vettel e Raikkonen. Na volta 17 começou algo que há tempos não víamos numa corrida, uma briga brasileira. Barrichello fez sua parada e voltou atrás de Nelsinho e os dois brigavam pela nona posição. Por três voltas, o contestado brasileiro da Renault segurou seu adversário da Brawn para deleite de seu chefe de equipe, Flavio Briatore. Porém, Barrichello fez valer a força de seu motor Mercedes e superou Piquet. Com as paradas de Trulli e Vettel, Button assumiu a liderança para não mais perdê-la.

Após as primeiras paradas, formou-se um trem com Trulli, Vettel, Hamilton e Barrichello, que vinha descontando a diferença e perto de chegar em seus rivais, mas na 26ª passagem ele foi chamado ao box, o que resultou em inusitados três pit stops. Duas voltas depois, Massa que estava tendo um domingo complicado, fez sua segunda parada.

Na volta 37 os ponteiros fizeram suas novas paradas de box e a ordem na frente só foi alterada em relação a segunda colocação, com Vettel ocupando o lugar que era de Trulli na pista. Massa e Barrichello fizeram suas terceiras paradas nas voltas 46 e 47. O piloto da Ferrari ainda conseguiu ganhar no braço e no toque o 14º lugar sobre Giancarlo Fisichella Force India.

Só tivemos um abandono durante toda a corrida. Kazuki Nakajima enconstou seu Wiliams no box na 49ª volta. A prova para Button foi tão tranquila que ele apensa precisou levar seu carro até a bandeirada de chegada, conquistando a sua quarta vitória na carreira na F1.

O próximo Grande Prêmio acontece dentro de 15 dias, em Barcelona, quando teremos a etapa espanhola da categoria.

Classificação da prova:

Pos Piloto Equipe Tempo/Dif
1 Button Brawn 1h31min48s182
2 Vettel Red Bull a 7s187
3 Trulli Toyota a 9s170
4 Hamilton McLaren a 22s096
5 Barrichello Brawn a 37s779
6 Raikkonen Ferrari a 42s057
7 Glock Toyota a 42s880
8 Alonso Renault a 52s775
9 Rosberg Williams a 58s198
10 Piquet Renault a 1min05s149
11 Webber Red Bull a 1min07s641
12 Kovalainen McLaren a 1min17s824
13 Bourdais Toro Rosso a 1min18s805
14 Massa Ferrari a 1 volta
15 Fisichella Force India a 1 volta
16 Sutil Force India a 1 volta
17 Buemi Toro Rosso a 1 volta
18 Kubica BMW a 1 volta
19 Heidfeld BMW a 1 volta
20 Nakajima Williams a 8 voltas



Volta mais rápida: Trulli, na 10ª volta: 1min34s556
Button acredita que a Red Bull superou a Brawn

Jenson Button acredita que a Red Bull ultrapassou sua equipe Brawn em termos de performance, apesar da vitória do inglês no Bahrain.

"Esta foi bastante doce, porque de certa maneira não esperávamos, já que o sábado foi muito ruim na classificação", afirmou Button. "Todos nos alcançaram, e creio que a Red Bull de fato nos ultrapassou, então é uma grande vitória, todos os créditos ao pessoal - foram semanas duras para todos nós longe de casa".

"As partes do carro estão ficando muito velhas agora, portanto podemos voltar à Europa, renová-las e acrescentar o kit aerodinâmico ao carro. Espero que possamos dar outro passo à frente".

O chefe da equipe, Ross Brawn, declarou que a organização de Brackley vai introduzir atualizações a partir do começo da temporada européia que devem permitir que se mantenha otimista. "Temos uma série de atualizações para Barcelona e além. Estamos otimistas. Não tivemos atualizações nas quatro primeiras etapas, porque não havia nada lá".

"Chegar à primeira corrida era o máximo que podíamos conseguir, e não havia nada guardado. O processo está começando novamente a partir do ponto em que fomos capazes de comprar a companhia e demos sequência ao andamento do nosso programa. Barcelona vai nos mostrar o benefício disso".

Brawn também está convencido de que sua equipe tem todos os recursos necessários para lutar pelo título a longo prazo, mas admitiu que ainda não está pensando nisso. "Creio que sim, mas não estou pensando nisso", disse ele quanto questionado se achava que sua equipe tem todos os ingredientes para vencer o campeonato.

"Estamos entrando na pista para vencer corridas. Temos uma ótima dupla de pilotos e passamos por uma reestruturação dolorosa da companhia, que ficou para trás agora, e todos podem ver o que pode ser alcançado. Estou otimista. Temos grandes pilotos, o resto cabe a nós".

Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Porsche Targa completa renovação do 911

FortuneSport Rt.S e Rt.R, as estrelas de uma nova marca

Maybach Exelero está à venda por € 5 milhões

D&H Falen, demônio escocês de 800 cv

Nissan Tiida SL

Lobini H1

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors