F1: Ecclestone assina acordo e encerra ameaça de "motim"

  1. Home
  2. Salões
  3. F1: Ecclestone assina acordo e encerra ameaça de "motim"
Rodolpho Siqueira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Segundo o site especializado Autosport.com, o dirigente máximo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, finalmente assinou um contrato que encerra a ameaça de uma debandada dos fabricantes de automóveis envolvidos no Campeonato Mundial. BMW, Honda, Mercedes-Benz, Renault e Toyota são membros da Grand Prix Manufacturers´ Association GPMA, algo como Associação dos Fabricantes de Veículos da Fórmula 1, entidade que coordenava a formação de uma categoria paralela à F-1 caso a receita gerada pelo evento não fosse "melhor distribuída entre as equipes".

No GP da Espanha, disputado no dia 14, logo após a Renault tomar a iniciativa as outras empresas assinaram um memorando no qual assumem o compromisso de continuar na categoria até o final de 2012. No acordo, as equipes receberão 50% dos rendimentos gerados pelo evento – encerrando a disputa comercial entre a GPMA e a direção da F-1. Mas Ecclestone não assinou o documento imediatamente, gerando certa incerteza quando à aceitação de seu conteúdo. “Nós já assinamos e agora é só uma questão de enviarmos o documento para nossos advogados”, comentou Ecclestone ao site inglês. “Estávamos trabalhando neste acordo nos últimos seis anos. Mas finalmente temos um documento que será a base para o novo Pacto de Concórdia documento que regerá a F-1 até 2012”, disse o dirigente.

O episódio vê a Fórmula 1 sair fortalecida após anos de incerteza quanto ao seu futuro. Apesar disso, não haverá uma paz sem turbulências – algo que provavelmente jamais existirá no mundo politicamente inquieto da categoria. Agora, os dirigentes das equipes irão discutir os aspectos técnicos para os próximos anos, fazendo e desfazendo alianças entre si conforme seus interesses. Muitos deles se opõem à proposta da FIA de congelar o desenvolvimento de motores por alguns anos, visando reduzir custos. Mas ninguém está mais pensando em deixar a categoria.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors