FIA quer Fórmula 1 ecologicamente correta

  1. Home
  2. Salões
  3. FIA quer Fórmula 1 ecologicamente correta
Rodolpho Siqueira
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O presidente da FIA, Max Mosley, acredita que o proposto congelamento do regulamento de motores da Fórmula 1 – que deixaria os propulsores no mesmo estágio de desenvolvimento por anos – permitirá aos fabricantes investir em tecnologias ecologicamente corretas no esporte.

Em uma coluna a ser publicada na próxima edição da revista inglesa F1 Racing, Mosley abordou os sistemas que podem reaproveitar a energia gerada pelas fortes frenagens dos carros. “Desenvolver equipamentos leves e eficientes é um talento nato da F-1”, disse ele. “E não demoraria muito para que estes dispositivos pudessem ser oferecidos em carros de produção comuns de alto desempenho”.

Segundo Mosley, esta tecnologia resultaria em carros capazes de reacelerações mais eficientes, mas com pouco consumo de combustível. “Cada vez que um piloto frear ou tirar o pé do acelerador, a energia seria recuperada e armazenada. No fim estes equipamentos seriam usados em carros normais, com enormes benefícios para a economia e a ecologia”, disse o presidente da Fcaptionação Internacional do Automóvel.

“Tudo isso seria muito mais útil do que as rotineiras tentativas de arrancar mais alguns giros de motores que já atingem 19.000 rpm. E é por isso que estamos convidando os maiores fabricantes de carros do mundo a propor uma nova fórmula para os motores a partir de 2.011, quando vamos sugerir a limitação da potência não pela capacidade do motor como temos feito nos últimos 100 anos, mas pelo tipo de combustível”.

“Em outras palavras”, continua Mosley, “isso significa, por exemplo, fazer os projetistas maximizar a potência para uma quantidade de combustível estipulada por regulamento. Em resumo, queremos que as fábricas coloquem a F-1 como parte de seus esforços de pesquisa de economia de combustível”.

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors