Golf mais que apimentado

Volkswagen desenvolve Golf com 400 cv de potência

  1. Home
  2. Pelo Mundo
  3. Golf mais que apimentado
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Em comemoração aos 40 anos do Golf, a Volkswagen apresentou no Salão de Pequim, na China, o Golf R 400 Concept. Além do visual com ‘pimenta extra’ em comparação às versões que conhecemos – inclusive a GTI que por aqui circula desde o ano passado -, o modelo traz desempenho de tirar o chapéu.

 

Equipado com motor turbo 2.0 TFSI totalmente reprogramado – com genes, de acordo com a própria fabricante, do WRC (mundial de rali) -, o R 400 desenvolve 400 cv de potência a 7.200 rpm e torque de 45,8 kgfm entre 2.400 e 6.000 giros. A tração é integral nas quatro rodas (4Motion) e a transmissão é automatizada de seis marchas e dupla embreagem (DSG).

 

Com tal ‘saúde’, o Golf concept acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 280 km/h – nada mal para quem pesa 1.420 quilos.

 

Entre os diversos recursos econômicos, como controle tração e bloqueio do diferencial, este Golf especial traz tecnologia XDS+, que, atuando nos eixos dianteiro e traseiro, ‘pincela’ o disco de freio das rodas internas em uma curva, corrigindo a trajetória. Já o controle de estabilidade (ESC) pode ser desligado totalmente ou, caso o motorista prefira, atuar apenas quando o ‘abuso’ ao volante estiver próximo ao limite.

 

A suspensão foi completamente retrabalhada visando maior esportividade. Em comparação ao Golf normal, por exemplo, o R 400 é 20 milímetros menor. As rodas de liga leve são de 19 polegadas e ‘calçam’ pneus 235/35 R 19.

 

Em termos de design, detalhes pontuais e não apelativos agregaram esportividade extra ao Volkswagen. O para-choque dianteiro tem entrada inferior maior e traz spoiler discreto. O filete que corta a grade de um farol ao outro é amarelo limão – assim como as pinças de freio. Destaque para o ‘R 400’ tatuado próximo ao farol direito.

 

A traseira, por sua vez, abusa um pouco mais. O para-choque maior tem amplo difusor e abriga as duas saídas do escapamento, que é central e tem ponteiras cromadas.

 

O interior é customizado, como não poderia ser diferente. Os bancos esportivos têm encosto de cabeça integrado e são revestidos em couro Alcantara. O amarelo limão também está presente nas costuras dos bancos, do volante e em detalhes do painel de instrumentos. Destaque para as peças em fibra de caborno.  

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors