Caoa Chery registra patente do Exeed TXL no Brasil

SUV de luxo derivado do Tiggo 8, também com 7 lugares, teve informações publicadas no INPI, mas só deve chegar em 2022

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André Deliberato
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A Caoa Chery caminha a passos largos para lançar sua divisão de luxo no Brasil. Depois de confirmar as intenções de trazer modelos de sua marca premium no ano passado, a empresa registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) as primeiras patentes do SUV Exeed TXL, uma espécie de Tiggo 8 ainda mais sofisticado - e também com sete lugares.

Patente do Exeed TXL
Exeed TXL foi registrado como patente no INPI e deverá ser lançado no Brasil em 2022
Crédito: Reprodução/INPI
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O TXL, no entanto, deverá ser o segundo modelo Exeed a desembarcar por aqui. O primeiro promete ser o LX, outro utilitário, que é uma versão mais luxuosa do Tiggo 7. Aqui, vale registrar que todos os veículos da Exeed utilizam a plataforma dos Tiggo que já são feitos por aqui, o que facilita bastante em termos de nacionalização.

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Como é o Exeed TXL

Apesar de ser uma espécie de irmão luxuoso do conhecido Tiggo 8 que conhecemos, o Exeed TXL é, visualmente, totalmente diferente  do carro da Caoa Chery.

Na frente, tem grade com identidade própria, faróis bem afilados e um DRL em LED posicionado no para-choques que pode fazer tanto a função de luz de seta como também a do farol de neblina. No centro da grade, na parte superior, fica o logo da fabricante, escrito por extenso.

Exeed TXL
Exeed TXL é feito sobre a mesma plataforma do Caoa Chery Tiggo 8 e também pode levar sete pessoas
Crédito: Divulgação
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A silhueta e a traseira, porém, são mais parecidas com o que já conhecemos do Tiggo 8. Lá atrás, todavia, o SUV não tem um emblema central como no modelo da Caoa Chery, mas sim a palavra Exeed escrita por extenso, assim como na dianteira, em posição central na tampa do porta-malas. Seguindo a identidade visual, também há luzes e refletores na vertical nos para-choques traseiros.

No interior, muito luxo e mimos para os ocupantes. O quadro de instrumentos se integra com a central multimídia, como muitos carros da Mercedes-Benz já fazem, e formam uma tela tátil de incríveis 24,6 polegadas. No console central, um poucos mais abaixo, há outro display digital, também colorido, que resume as funções de ajuste dos bancos dianteiros e do sistema de ar-condicionado.

Exeed TXL
Modelo lembra bastante o "primo" quando visto de traseira, mas tem personalidade própria
Crédito: Reprodução
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Motor e câmbio

Espera-se que o Exeed TXL utilize o mesmo conjunto mecânico que seu irmão, um motor 1.6 turbo com injeção direta (da família Acteco TGDi), capaz de render 187 cv e 28 kgf.m de torque (entre 2.000 e 4.000 rpm) - o câmbio também deverá ser o mesmo automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Também estima-se que o TXL venha equipado com equipamentos semi-autônomos de condução e até mais mimos que o Tiggo 8, como o sistema de frenagem autônoma de emergência e de câmeras 360° de alta resolução.

Painel do Exeed TXL
Por dentro, o quadro de instrumentos se integra com a central multimídia, como em muitos carros da Mercedes
Crédito: Divulgação
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Vale lembrar que o Tiggo vendido no Brasil na versão TXS (cuidado para não confundir!) vem de série com teto panorâmico com acionamento elétrico; controlador automático de velocidade; carregador de celular sem fio; ar-condicionado automático com duas zonas de resfriamento; faróis com ajuste de altura; chave Keyless (que abre e o tranca automaticamente); botão de partida e rodas aro 18".

O Exeed TXL também deverá manter a função de acionamento remoto do motor para ajustar o ar-condicionado; o porta-objetos central com refrigeração; as três entradas USB e sensor de chuva e crepuscular, além de uma série de outros mimos.

Caoa Chery Tiggo 8 2020
Caoa Chery Tiggo 8, lançado no Brasil em agosto de 2020, é primo legítimo do Exeed TXL, cotado para 2022
Crédito: Divulgação
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Em nota, a Caoa Chery confirmou a possibilidade do modelo ser vendido no Brasil "Faz parte da estratégia da Caoa Chery registrar uma ampla quantidade de veículos no Brasil. Trata-se de uma ação frequente no setor automotivo para preservar a propriedade intelectual da marca e seus produtos. Isso independe da possibilidade de lançar ou não o carro no país. Esse projeto tem expectativa de comercialização no país, mas ainda não há uma data fechada", diz nota da empresa..

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