Fiat Pulse e Fastback vão ganhar motores híbridos

Propulsores 1.0 e 1.3 turbo flex da família Firefly serão eletrificados com a adoção de um sistema híbrido-leve de 48V

  1. Home
  2. Segredos
  3. Fiat Pulse e Fastback vão ganhar motores híbridos
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Nos últimos anos, a Fiat promoveu uma profunda mudança em sua linha de veículos no Brasil. Modelos veteranos como o Palio e a Strada de primeira geração e os motores Fire e E.torQ deram espaço a uma gama toda nova de produtos como o compacto Argo, o SUV Pulse e a picape Toro, além da adoção dos motores turbo e aspirados da família Firefly.

Pois de acordo com uma reportagem da Quatro Rodas, essa revolução tecnológica dos produtos da Fiat no Brasil ganhará um novo capítulo em 2024, quando a marca italiana aproveitará a primeira atualização visual do SUV Pulse e do futuro SUV-cupê Fastback para equipar os motores 1.0 e 1.3 turbo flex com um sistema híbrido-leve de 48V.

 

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

 

Fiat Pulse Audace 039
O sistema híbrido-leve fará do 1.0 turbo do Pulse um dos motores mais econômicos do Brasil
toggle button

A tecnologia híbrida-leve é uma forma mais acessível de eletrificação de um automóvel, já que o conjunto mecânico convencional é mantido, e apenas recebe o acréscimo de um pequeno motor elétrico e uma bateria compacta, que pode ser até instalada no local originalmente destinado ao estepe, no porta-malas.

Este pequeno propulsor a bateria garante um acréscimo de potência em situações de alta demanda e também uma atuação mais extensiva do sistema start-stop, que pode deixar de funcionar apenas nas paradas em semáforos para atuar também em baixas velocidades ou até na estrada, desligando o motor a combustão automaticamente por curtos períodos quando for notada a ausência de pressão no acelerador.

Atualmente, um modelo do mesmo segmento do Pulse e do Fastback equipado com um sistema híbrido-leve é o Kia Stonic. O SUV compacto da marca sul-coreana usa um motor 1.0 turbo a gasolina de 120 cv combinado com um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem. De acordo com o Inmetro, o modelo registra médias de consumo de 13,7 km/l (cidade) e de 13,8 km/l (estrada).

O Pulse 1.0 turbo atual, com seu motor flex de até 130 cv, registra, mesmo sem a tecnologia, médias de consumo com gasolina de 12 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada). Como o sistema híbrido-leve costuma, em geral, resultar na redução de até 15% no consumo de combustível, é de se esperar que esses números cheguem a 13,8 km/l (cidade) e 16,8 km/l.

Comentários