Fiat terá SUV compacto em 2020, antes do Fastback

Modelo será baseado no Argo enquanto jipe derivado da Toro estreará novos motores turbo em 2021

  1. Home
  2. Segredos
  3. Fiat terá SUV compacto em 2020, antes do Fastback
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Fastback, conceito de SUV desenvolvido a partir da Toro, causa bastante rebuliço e expectativa. Porém, a Fiat planeja lançar, antes, um utilitário esportivo compacto. Baseado no Argo, o novo jipinho chegaria entre agosto e outubro de 2020, enquanto o modelo maior só em 2021.

O novo SUV pequeno brigará justamente na base do segmento. Segundo fontes, a ideia da marca é disputar espaço com Ford EcoSport - que teve preços reduzidos recentemente -, Renault Duster (que será reestilizado em breve) e Honda WR-V. Já o modelo derivado do Fastback terá a missão de beliscar desde as versões topo de linha dos compactos (o novato VW T-Cross, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Honda HR-V etc) e os médios, como o Jeep Compass e o futuro Ford Territory.

OFERTAS WEBMOTORS

icon photo
Legenda: Desenho traseiro do Fastback não agradou em clínicas
Crédito: Fernando Miragaya

O drama da Fiat diz respeito aos novos motores turbo. O mundo ideal para o fabricante era lançar o jipinho já turbinado. Conforme WM1 apurou, a montadora dificilmente conseguirá apresentar os propulsores antes de 2021 - com sorte, chegariam no apagar das luzes de 2020.

Neste cenário, é provável que o SUV do Fastback fará as honras de estrear os motores no primeiro semestre de 2021.

No caso, o jipão usará o 1.3 turbo, com potência estimada entre 170 cv e 175 cv. Essa unidade também equipará as versões topo de linha do futuro SUV compacto. Com o tempo, sepultará o cansado 1.8 16V E.torQ nas linhas Argo, Cronos, Toro, e também no Jeep Renegade.

OFERTAS WEBMOTORS

icon photo
Legenda: Frente mostra como será o face-lift da Toro
Crédito: Fernando Miragaya

Já o 1.0 três cilindros, que além de turbina e injeção direta passará a ter 12 válvulas, deverá gerar por volta de 120 cv. Este, contudo, não aposentará a variante aspirada Firefly que equipa Mobi e versões de entrada do Uno.

Recentemente, a Fiat inaugurou formalmente seu novo Design Center Latam no Polo Automotivo de Betim (MG). Lá, mostrou o Fastback em clay das fotos, mas até para despistar, já que a traseira é diferente do conceito apresentado no Salão de São Paulo.

O desenho de trás, a propósito, é um dos motivos para o atraso do SUV do Fastback. Nas clínicas de mercado feitas pela Fiat, as proporções do modelo não agradaram. A frente do protótipo que está no centro de desenvolvimento mineiro, contudo, servirá para a reestilização da Toro em 2020, conforme noticiou o site Autos Segredos.

VÍDEO RELACIONADO

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors