O mercado brasileiro de picapes segue bastante aquecido e deve continuar assim em 2023. Basta ver que o automóvel/comercial leve mais vendido do Brasil é a Fiat Strada. Isso sem contar os modelos que chegaram recentemente, como a off-road Jeep Gladiator e a grandalhona RAM Classic.
Mas as novidades não devem parar por aí. Os fabricantes preparam várias novidades para o país, que incluem desde o retorno de nomes consagrados do passado até produtos completamente novos de marcas estreantes nesse segmento por aqui. Confira a seguir.
Uma das picapes que chegam em 2023 é a Chevrolet Montana de terceira geração, que estreia herdando só o nome da antecessora, descontinuada em 2021.
Já se sabe que a novidade terá dimensões maiores (é definida pela marca como uma picape médio-compacta) que antes e será feita sobre a mesma base do Tracker, compartilhando, inclusive, a mesma linha de motores do SUV.
A promessa, segundo a Chevrolet, é de um modelo que se destacará pelo bom espaço interno e pelo baixo consumo de combustível.
Com o sucesso das grandalhonas da RAM no Brasil, a Chevrolet promete para o segundo semestre de 2023 o lançamento da Silverado, picape de grande porte que marcou presença pela última vez no país há mais de duas décadas.
Atualmente em sua quarta geração, a picape vai chegar importada dos Estados Unidos para ocupar uma posição acima da brasileira S10, que segue na mesma geração em 2023 com a promessa apenas de uma nova versão.
Inclusive, nós aqui da Webmotors já tivemos a oportunidade de testar nos EUA a Chevrolet Silverado que chega por aqui no próximo ano.
Depois da Maverick, a próxima novidade da Ford para o Brasil é o lançamento da F-150, peso-pesado que vai marcar o retorno das picapes Série-F ao mercado brasileiro. Essa linha foi descontinuada aqui em 2011, com o fim da produção da F-250.
Integrante da família que é líder de vendas no mercado americano há quatro décadas, a F-150 terá como concorrente justamente a Chevrolet Silverado e as picapes da RAM.
Assim como a Silverado, a Ford ainda não confirmou quais serão as configurações e motorizações escolhidas para o Brasil.
Já lançada em alguns mercados latinos, a picape média Peugeot Landtrek está prevista para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2023, importada do Uruguai.
De acordo com o site Autos Segredos, o modelo derivado de um projeto da marca chinesa Changan deverá ser vendido no Brasil também pela Fiat.
Já sob o capô, no lugar do diesel de 150 cv que equipa a picape chinesa, o modelo será comercializado aqui com um 2.0 turbodiesel de 180 cv, de origem Peugeot.
A chinesa Great Wall Motors comprou a fábrica da Mercedes-Benz de Iracemápolis (SP) e, antes de iniciar a produção de automóveis por aqui, chega como importadora. Trará o H6, SUV da Haval, marca do grupo especializada em utilitários esportivos.
Mas os planos dos chineses para o Brasil em 2023 incluem também o lançamento de uma picape da Poer, marca da Great Wall voltada para comerciais leves e que deve estrear com um modelo de porte médio.
A marca inclusive já registrou no Brasil os desenho industriais de uma picape com visual lameiro, que você confere aqui.