Goiana terá 6º carro, e a aposta é um Peugeot

Nova marca da Stellantis que será feita por lá pode ser Peugeot; SUV compartilha base com Compass e já roda na Europa

  1. Home
  2. Segredos
  3. Goiana terá 6º carro, e a aposta é um Peugeot
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Stellantis agitou o mercado automotivo brasileiro nesta semana ao confirmar a produção de seu primeiro híbrido feito em Goiana (PE) e por dizer que terá um sexto modelo fabricado por lá - além de revelar que uma nova marca de seu portfólio terá espaço na linha de montagem pernambucana.

Embora a fabricante ainda mantenha sigilo sobre qual será o modelo e a bandeira, tudo indica que o mistério gira em torno do novo Peugeot 3008. Essa é a aposta do time do WM1. E nós vamos explicar o que nos fez sondar essa possibilidade.

Peugeot E 3008 F3
Peugeot 3008 na Europa é, hoje, um SUV elétrico feito sobre a mesma plataforma do futuro Compass
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por que o Peugeot 3008?

O SUV francês, que já desfila pelas ruas da Europa, é sem dúvida o candidato mais forte. Isso porque ele utiliza a plataforma STLA Medium, a mesma arquitetura que dará vida à futura geração do Jeep Compass – modelo que, coincidentemente (ou não), também será feito em Goiana.

Essa sinergia de plataformas é uma estratégia comum da Stellantis para otimizar custos e produção.

A Peugeot não comenta nada a respeito e dribla conversas sobre o tema. Mas nós temos a evidência de que isso pode estar em um caminho certo: os direitos sobre o design do modelo - que já existe lá fora - já foram solicitados pela Stellantis junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Peugeot 3008 europeu em detalhes

Lançado na Europa no ano passado, o Peugeot 3008 de nova geração rompe com o visual tradicional e adota uma silhueta que a marca chama de "SUV fastback" ou "cupê".

Com design mais robusto e linhas fluidas, ele se destaca pelo estilo arrojado. Por lá, é oferecido com opções de motorização a combustão, híbrida e elétrica (chamada de e3008). Esta última pode render até 320 cv de potência e autonomia que supera 700 quilômetros (ciclo NEDC), dependendo da versão.

Por dentro, o novo 3008 aposta na evolução do conceito i-Cockpit, com painel digital curvo de 21 polegadas que integra quadro de instrumentos e central multimídia.

Os materiais usados para formar o acabamento são de alto nível e a tecnologia embarcada é farta, incluindo diversos sistemas de assistência à condução.

Peugeot 3008 2024 terá painel futurista em 3D
Crédito: Divulgação
toggle button

3008 x Compass: irmandade na plataforma

Mas a grande sacada dessa aposta no Peugeot 3008 em Goiana é a plataforma compartilhada. A STLA Medium é uma arquitetura modular que permite grande flexibilidade na produção de veículos de diferentes segmentos e propulsões.

Para o novo Compass, essa base significa um avanço em eletrificação e tecnologia, com um veículo mais espaçoso e apto a receber motorizações híbridas e, futuramente, elétricas.

No caso do 3008, o uso dessa plataforma é fundamental para sua chegada ao Brasil, permitindo à Stellantis otimizar a linha de produção já existente para o Compass.

Dois carros iguais? Negativo: embora ambos compartilhem a base, o posicionamento de mercado e o design de cada um devem manter as identidades bem distintas.

O Compass deve seguir a vocação de SUV mais tradicional e com pegada aventureira, enquanto o 3008 deve manter sua proposta mais urbana, tecnológica e com toque de sofisticação francesa.

Se a previsão se confirmar, a fábrica de Goiana vai se consolidar ainda mais como um polo produtivo estratégico da Stellantis, seja para o mercado da região ou para o mundo. O jeito é esperar as cenas dos próximos capítulos...

Novo Compass deve colocar o SUV médio mais emplacado da última década de vez na linha da eletrificação
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários