Abramet lança campanha Vá e Volte com Segurança

Entre as dicas da campanha estão sugestões de condução, comportamento do motorista e de preparação da saída ao destino
  1. Home
  2. Tecnologia
  3. Abramet lança campanha Vá e Volte com Segurança
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Abramet Associação Brasileira de Medicina de Tráfego lançou a campanha “Vá e Volte com Segurança” para o Carnaval 2008. O foco da peça publicitária é mostrar ao motorista que “chegar ao destino e voltar, em segurança, faz parte do objetivo principal”. Os meios para atingir o motorista durante o feriadão são: banners, outdoors, panfletos nos pedágios e produção de uma cartilha. Entre os tópicos apontados estão dicas que vão desde a maneira de dirigir à como levar crianças com total segurança.

O WebMotors preparou para você uma leitura da cartilha para facilitar a preparação da sua viagem. Veja algumas maneiras essenciais para tornar a sua viagem cada vez melhor. Vale lembrar que os itens também servem para qualquer tipo de viagem.

Preparação da viagem

Antes de “pular” no carro e dar a partida veja se está tudo em ordem com a Carteira Nacional de Habilitação CNH e com os documentos do carro. Você tem de estar seguro com estas informações para transparecer segurança aos passageiros.

Ao chamar a família ou amigos para entrar no automóvel, verifique qual é a melhor disposição de espaço para cada um. Por exemplo, o banco do motorista deve ficar .livre para correr no trilho, assim é mais fácil achar a posição ideal de condução. Por isso, se possível, coloque uma pessoa de menor estatura no lado esquerdo, deixando a segunda opção para alguém maior.

Uma coisa importante é verificar se não há objetos soltos no interior do veículo. Aquela sacola voando ou algum objeto pesado pode prejudicar a condução em determinadas situações. A mesma regra se aplica para a acomodação da bagagem, procure não deixar nada solto. A lei da inércia reage, às vezes, muito pior do que imagina.

Crianças

As crianças com até 10 anos de idade devem ser acomodadas no banco traseiro e de preferência na posição central. Até completar um ano de idade ou estar pesando 9 kg as crianças devem usar assento infantil, instalado com leve inclinação no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo.

No caso de bebês acima de 9 kg, eles devem ser transportados em assento conversível projetado para acomodar crianças maiores, instalado no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo. Uma cadeira de criança nunca deve ser colocada no banco dianteiro do veículo, principalmente se o carro tiver airbag para passageiro.Não se esqueça das travas que bloqueiam a abertura das portas traseiras.

Corpo descansado

Para pegar a estrada é ideal que o motorista tenha dormido pelo menos oito horas no dia anterior, ir para direção do veículo com sono é o mesmo que deitar numa rede e ser embalado para aprofundar o sono.

Outro dado importante levantado pela Abramet é que os demais ocupantes cochilando enquanto você dirige é contagioso, assim como o bocejo. Outra dica é nunca se alimentar de comidas ricas em gorduras como frituras, condimentos ou molhos.

Uma refeição pesada gera plenitude abdominal, sonolência, que certamente repercutirão no desempenho do motorista. Isto acontece porque as energias que poderiam mantê-lo atento estarão prioritariamente direcionadas para a digestão daqueles alimentos.

No caso do álcool, ele só deve estar dentro do tanque do combustível. No corpo ele reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos. Outro fator ruim é a redução da visão periférica, extinguindo praticamente os retrovisores da mente do alcoolizado.

A Abramet não recomenda mais que três horas contínuas na direção de um veículo no período diurno. No noturno, não mais que duas horas sem intervalo.

A entidade também alerta para a gama muito grande de medicamentos que interferem no ato de dirigir. São eles os benzodiazepínicos ansiolíticos, antihistamínicos antialérgicos, antidepressivos, hipnóticos indutores do sono, antipsicóticos e barbitúricos anticonvulsivantes. Essas medicações devem ser evitadas pelos motoristas assim como as vendidas de supermercados à farmácias e sem controle nenhum. Trata-se dos antigripais, antieméticos e alguns analgésicos.

Fumar e dirigir

As campanhas contra o fumo são inúmeras, porém, poucos alertam sobre o ato de fumar dirigindo. Isso resulta na diminuição da atenção do motorista quando ele procura por fósforos, isqueiros e quando acende ou apaga o cigarro.Vale lembrar que um segundo para 100 km/h significa cerca de 10 m.

Quando se fuma em um automóvel com as janelas fechadas há acúmulo de monóxido de carbono no ar do interior do veículo, o que pode causar diminuição da atenção e prejuízo na distinção de cores.

Falar ao telefone e dirigir

Os motoristas precisam focar sua atenção exclusivamente nas ruas e nas estradas. Precisam abster-se de comer, beber, fumar, sintonizar rádio, trocar CD, maquiar-se, usar laptops, tomar notas ou ler enquanto dirigem. Precisam evitar conversas complicadas e emocionadas e principalmente não fazer uso do telefone celular enquanto dirigem, ainda que através de fones ou "viva voz".

Agenda do Carro

Outra tarefa fundamental para garantir que a viagem não acabe antes do planejado é executar a manutenção preventiva do seu carro. Ela é a melhor forma de você escapar da manutenção corretiva, que além de prejudicar a segurança, coloca a vida do motociclista em risco.
Todo motociclista deve ter como regra a manutenção preventiva. O WebMotors e o Jornal Oficina Brasil têm um serviço totalmente gratuito de manutenção preventiva batizado de Agenda do Carro. Ele é um serviço que disponibiliza aos internautas de todo o país alertas periódicos de manutenção, financiamento, seguro e impostos do veículo.Para se cadastrar no programa Agenda do Carro, são necessários alguns minutos.

Leia mais sobre segurança no trânsito: Direção defensiva Dicas de segurança para motoristas e motociclistas Viagem de carnaval: vá e volte com segurança

Mirna – Por ela você não esperava

Pesquisa CNT - Estradas mostra como andam nossas vias

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors