O que a central VW Play do novo SUV Nivus oferece

Desenvolvido no Brasil, sistema multimídia estreia no modelo e se destaca pelo manual cognitivo e controle de revisão

  1. Home
  2. Tecnologia
  3. O que a central VW Play do novo SUV Nivus oferece
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen fez bastante alarde com respeito ao sistema multimídia VW Play, que estreia no Nivus. A marca promete facilidades e inovações ainda não presentes em nenhum carro brasileiro. Será que o sistema é tão avançado assim?

Fomos até a fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) para comprovar. Lembramos que já falamos de outras tecnologias, bem como dos itens de segurança, espaço interno e capacidade do porta-malas do Volkswagen Nivus.

Sem internet

Ao contrário dos Chevrolet Onix e Tracker, o novo SUV Nivus não oferece ponto de conexão com a internet. Vale ressaltar que nos Chevrolet esse serviço é pago à parte e necessariamente precisa ser contratado com a Claro. Para ter acesso aos aplicativos que podem ser instalados na central, é necessário compartilhar a internet do aparelho celular.

Tudo na tela, mas poucos aplicativos

Vw Play Novva Central Multimídia Com Loja De Apps Que Estreia No Nivus 7
icon photo
Legenda: Central multimídia do novo SUV Nivus estreia com 10 aplicativos
Crédito: Divulgação

Em 2015, a Nissan lançou a central multimídia Multi-App, na qual é possível instalar qualquer aplicativo compatível com sistema Android. Por restrições da lei, os aplicativos de vídeo, como YouTube, não funcionam com o carro em movimento.

Na central VW Play as coisas são um pouco diferentes. Não é possível instalar qualquer aplicativo, apenas dos parceiros selecionados. Entre eles, estão iFood, Porto Seguro, Estapar, Deezer e Waze. Ao todo são 10 aplicativos. Assim como na Nissan, as operações são feitas diretamente na tela.

Cabos

Outro exemplo recente de central multimídia moderna é a Uconnect, da Fiat, que já está disponível na Toro 2021 e chegará também na Strada, ao fim do mês. Nestes modelos, para usar os sistemas de espelhamento Android Auto e Apple CarPlay não são necessários cabos, o que ainda é obrigatório na VW Play.

Perfis

A exemplo do Renault Duster, a central do novo SUV Nivus permite criar perfis de usuários. Imagine que você divide o carro com uma ou duas pessoas. Cada uma pode criar seu perfil e salvar suas preferências, assim, quando trocar o motorista, basta alterar o usuário e as estações e conexões estarão personalizadas. No entanto, somente o Renault permite personalizar a imagem que aparece na central.

Manual e controle de revisão

icon photo
Legenda: Central tira dúvidas por comando de voz e faz o controle das revisões programadas
Crédito: Divulgação

A grande vantagem do VW Play é o manual cognitivo e o controle de revisões programadas. Qualquer duvida que o proprietário tiver ou algum problema que o carro apresentar, a central poderá responder através do manual cognitivo, que atende a comandos de voz.

Já o controle de revisão, além de avisar quando a manutenção obrigatória se aproxima, faz o controle da garantia. Portanto, esqueça papel e carimbo.

Comentários