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Sandero Stepway passa por testes de impacto

Confira os resultados de reparabilidade deste hatch compacto off-road
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Claudemir Reparo
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O Sandero Stepway, passou pela pista de impactos do Cesvi Brasil e foi classificado em uma nova categoria criada no ranking CAR Group: hatch compacto off-road.

Comparado ao modelo Sandero comum, o resultado do teste foi o esperado, uma vez que a carroceria é a mesma nas versões comum e off-road, diferenciando apenas os parachoques dianteiro e traseiro, que possuem apliques na versão off-road.

O parachoque dianteiro da versão Stepway é, aproximadamente, 50% mais caro do que o do Sandero comum, devido aos apliques que dão o ar de um veículo off-road, enquanto a diferença do custo do parachoque traseiro é, aproximadamente, de 25%.

Reparabilidade

Confira os resultados de reparabilidade do Sandero Stepway, o primeiro hatch compacto off-road a passar pela pista de crash-tests do Cesvi Brasil.

Impacto dianteiro

Um dos pontos observados na análise da reparabilidade dianteira foi a quantidade de peças atingidas no impacto, principalmente as peças que precisaram ser substituídas, o que aumentou o custo total da reparação dianteira. A ausência de absorvedores de impacto foi um dos fatores responsáveis pelo número de peças afetadas. Outro aspecto negativo é o fato deste veículo possuir uma travessa dianteira soldada diretamente às longarinas, o que fez com que a energia do impacto se propagasse para as longarinas. Uma sugestão seria o estudo, por parte da montadora, da adoção de uma travessa com crash-box parafusada às longarinas, o que reduziria danos, tempo de reparo e, por consequência, os custos da reparação dianteira, melhorando a classificação do modelo no CAR Group.

As peças substituídas foram: parachoque dianteiro, moldura do pára-choque falso quebramato, difusor de ar do parachoque lado esquerdo, grade inferior central do parachoque, conjunto óptico lado esquerdo, capô, travessa frontal, ponta da longarina lado esquerdo, fechamento da ponta da longarina lado esquerdo, difusor de ar do parabarro lado esquerdo, radiador e defletor de ar do radiador.
Os componentes reparados foram: painel superior, paralama lado esquerdo, agregado e difusor de ar do agregado.

Impacto traseiro

O Sandero Stepway demonstrou um resultado satisfatório no estudo da reparabilidade traseira, mas poderia ter sido melhor, caso o absorvedor de impacto tivesse uma maior absorção da energia do impacto.

A ausência de uma travessa com crash-box pode ter influenciado nos danos na longarina e assoalho traseiro, aumentando o custo da reparação e, por consequência, afetando a classificação no CAR Group.

As peças substituídas foram: parachoque traseiro, absorvedor de impacto lado direito, painel traseiro, gancho reboque traseiro, skid do parachoque traseiro peito de aço. As peças reparadas foram: ponta da longarina traseira lado direito e assoalho traseiro.

Confira os valores de CAR Group das versões comum e off-road do Renault Sandero. O Sandero Stepway é o primeiro veículo analisado pelo CESVI BRASIL na categoria hatch compacto off-road. Apesar de a carroceria ser a mesma nos dois modelos, ocorreu uma diferença no resultado do CAR Group, devido aos apliques nos parachoques dianteiro e traseiro da versão off-road, o que encareceu o seu reparo.

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