Avalição do Nissan March 1.6 SR: japonês só falha na hora da manutenção

Muito admirado por um público cativo, o “Nissanzinho” consegue oferecer prazer ao dirigir por um baixo investimento


  1. Home
  2. Testes
  3. Avalição do Nissan March 1.6 SR: japonês só falha na hora da manutenção
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


Lançado no Brasil em 2011, o Nissan March conquistou o consumidor nacional. O carro só não vendeu mais unidades pelo fato de a marca japonesa ter de compensar a balança comercial com o México. Ao todo foram emplacadas 30 mil unidades do Nissan durante o acumulado de 2012.


  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dentro do segmento em que atua, o nipônico de sombreiro mexicano ficou na 6ª posição, atrás de VW Fox e Cia., Fiesta, Sandero, Agile e Citroën C3.


O grande trunfo do Nissan diante dos seus concorrentes diretos está no seu baixo peso em ordem de marcha, 982 kg. Com isso, equipado com um motor 1,6L de 111 cv, o Nissan consegue registrar uma relação peso/potência de 8,7 kg/cv e acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos (etanol). A prova da boa agilidade e do bom torque a 4.000 rpm ficou demonstrada durante a nossa avaliação, com a versão SR.


Além de ser ágil, o Nissan também se comportou como um bom moço na hora da bebedeira, apresentou 8,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, ambas medições (tanque-a-tanque) usando etanol. Abastecido com gasolina, o March chegou a marcar 18 km/l no cenário rodoviário.


Se o espaço interno do March é favorável, o do porta-malas é insuficiente para você levar, por exemplo, um carrinho de bebe que pode ser encaixado facilmente no compartimento de carga de um Renault Clio. O problema não está só na capacidade cúbica de 265 litros, mas sim no desenho “vertical” dá área destinada às bagagens.


Por apresentar características indutivas ao mundo esportivo, o Nissan SR poderia apresentar uma posição de dirigir mais próxima do solo. Porém tal possibilidade é ausente em todos os modelos compactos da marca. Robusto e espaçoso, o carro só abusa da conotação esportiva na hora do motor e dos apetrechos de personalização. O mesmo acontece com a transmissão que oferece ajustes precisos, mas com cursos longos.


Conclusão: O March SR é uma boa opção para aquele consumidor que busca um modelo arisco mais em conta. Para ter ideia ele custa quase que a metade de um verdadeiro pocket rocket, como por exemplo, o Citroën DS3. Os principais equipamentos de personalização do modelo são: ponteira de escapamento cromada, rodas de liga leve de aro 15 calçadas com pneus 175/60 R15, kit aerodinâmico (conjunto de itens estéticos com saias laterais, spoilers dianteiro e traseiro e aerofólio), airbag duplo e direção com assistência elétrica. O principal ponto de crítica do March está na reposição de peças e no pós-vendas. Uma simples busca em sites de reclamação é possível encontrar clientes insatisfeitos com a ausência ou demora de atendimento. Em contrapartida, o March ganhou o título de Os Eleitos – revista Quatro Rodas – como o melhor hatches compactos de entrada. A escolha é feita pelos leitores da publicação.


Para você escolher um pocket rocket popular, o WebMotors separou os hatches mais em conta (modelos e versões) equipados com motor 1,6L e calculou a relação peso/potência de cada um. Com a tabela, você poderá escolher entre o pocket popular mais em conta ou o mais DNA pocket.


Para deixar a nossa avaliação mais completa ainda, veja quanto fica para você assegurar o Nissan March SR.


A ferramenta utilizada pelo o WebMotors para avaliar o seguro foi a do Seguro Auto WebMotors. De acordo com o cálculo, é necessário gastar 4,6% do valor do carro para garanti-lo diante dos imprevistos, algo em torno de R$ 1,5 mil. O perfil utilizado para a analise foi o de uma mulher, casada, de 40 anos, que reside em São Paulo. Das quatro cotações apresentadas pela ferramenta, a que mostrou o melhor valor foi o da seguradora Tokio Marine.


Veja também um vídeo do Nissan March produzido pelo o WebMotors:





Escolha pelo preço

 

 

Modelo

kg/cv

Preço

Fiesta Hatch

9,9

32.000

Gol

8,9

32.000

Ka Sport

9

32.550

March

8,7

33.400

Sandero

11

35.400

Fox

10

35.500

Palio Essence

9

36.600

HB20

7,8

37.000

207

9,7

41.000

Punto Essence

10

41.750

New Fiesta

9,9

44.150

Polo

11

44.200

C3

9,3

55.000

 

 

 

Escolha pelo peso/potência

 

 

Modelo

kg/cv

Preço

HB20

7,8

37.000

March

8,7

33.400

Gol

8,9

32.000

Ka Sport

9

32.550

Palio Essence

9

36.600

C3

9,3

55.000

207

9,7

41.000

Fiesta Hatch

9,9

32.000

New Fiesta

9,9

44.150

Fox

10

35.500

Punto Essence

10

41.750

Sandero

11

35.400

Polo

11

44.200



_______________________________


O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto.