Versão mais invocada do cupê Série 4 sem as mãos da divisão esportiva "M", M 440i pede R$ 575.950 para oferecer muito estilo, luxo e esportividade.
Dia histórico na carreira de quem escreve sobre (e ama) automóvel. Dia de acelerar a versão mais invocada do Série 4 - o cupê do Série 3 - sem as mãos da divisão "M", que se chama M 440i. Em outras palavras, é o carro máximo que a fabricante consegue entregar em termos de luxo, tecnologia e esportividade sem intervenção da divisão esportiva. O preço da brincadeira? Anote aí: R$ 575.950.
Vamos entrar um pouco no mérito de se criar "pseudo-superesportivos". Preciso dizer que acho essa ideia incrível. De uns anos para cá, as principais marcas alemãs decidiram criar essa nova "categoria" de esportivos de entrada para os clientes que não tinham grana para chegar ao degrau mais alto, que nesse caso seria o M4. Mas, afinal, como é este belíssimo M 440i Coupé?
O M 440i surgiu para quem também não se contentava com uma versão "comum" do Série 4 Cupê. Foi assim que também nasceram os Audi com sobrenome "S", acima dos carros "civis" e abaixo dos RS; e os AMG mais amansados, classificados na nomenclatura Mercedes pelo número 43 - se considerarmos que os mais nervosos e "brabos" são aqueles que usam o "63".
Cara, que carro! Olha esse cupê, olha esse desenho, repare nessas curvas e nesse charme! Ousaria dizer que tem até um quê de muscle car, porque tem duas portas, motor potente, espaço para dois e tração traseira, mas sei que muita gente poderia me ofender... E considerar isso heresia.
Mas o lance é o seguinte: o teste de hoje não é só de um carro esportivo alemão tradicional. Muito mais do que isso: o que você vai conhecer é, na verdade, um dos modelos mais refinados, modernos e belos que a marca oferece aqui no Brasil.
O desenho é um espetáculo e atrai olhares pelas ruas por onde quer que você passe. Não tem como não olhar... Não só pelo charme do design, mas também devido ao tom de azul maravilhoso que se chama "Portimao" - exatamente o mesmo que também é usado pelo Série 3 de nova geração.
Na frente, o que ainda intriga muitos fãs é o tamanho da grade ao estilo "duplo rim", que agora ficou até verticalizada de tão grande. Teve gente que não gostou, mas eu garanto que pessoalmente ela é muito mais harmoniosa do que nas fotos. Por outro lado, também sei que muitos fãs amaram o novo estilo, que também está presente nos poderosos M3 e M4.
Na traseira, o charme desse cupê é ainda mais sedutor. Musculoso e com rodas que parecem ter sido feitas a mão, pintadas de uma cor chamada Cerium Gray, o M 440i é ainda mais bonito quando visto de costas, não acha?
Notou que o carro é ligeiramente rebaixado? A suspensão é 1,5 cm mais baixa quando comparada ao Série 4 convencional e ainda vem com calibração de molas, amortecedores e buchas de suspensão mais firmes, além do diferencial M Sport, que pode ser controlado eletronicamente. Só que vem sem aquele modo "Drift", que ainda é algo exclusivo dos carros totalmente desenvolvidos pela divisão M.
Ligo o carro e não escuto o ronco. Isso acontece porque o modelo dá partida no modo Confort, que pensa exatamente no conforto dos ocupantes e não na agressividade. Aperte o botão "Sport" e a história muda: para começar, ele já desliga automaticamente o sistema start-stop. O ronco fica mais grave e tudo na cabine se prepara para uma tocada mais insana.
Essa é uma das características desse tipo de carro: consegue ser manso quando preciso, mas vira um "capetinha" se você atiçar. Por baixo do capô há um motor de seis cilindros em linha, 3.0, turbo.
Na cabine, aliás, há muitos elementos do Série 3 e Série 4 tradicionais, com um nível de acabamento de surpreender donos de carros mais caros. O formato do console, por exemplo, é praticamente o mesmo. Mas há itens exclusivos, como as costuras personalizadas e insígnias da divisão "M", mesmo que este carro não seja um legítimo esportivo feito pela preparadora, como já falamos.
Os bancos também são mais esportivos que os que conhecemos (mas ainda não são totalmente em formato de concha, como acontece no M4). Têm apoios laterais bem mais altos e prolongadores para as pernas, além de oferecerem ajuste elétrico dos dois lados e memorizador para o motorista.
Pelo valor que a BMW cobra, esse carro não tinha como deixar de ser completo. Vem de série com assistentes de estacionamento; faróis a laser; painel de instrumentos digital de 12,3"; multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas que tem comando de voz e um head-up display que é um dos melhores que já vi em 13 anos em que atuo nessa área.
Ainda na parte de tecnologia e conveniência, o M 440i vem com sistema de som da grife Harman Kardon com 16 alto-falantes de 464 W de potência, espelhamento de celular via Apple CarPlay e Android Auto e a chave inteligente conhecida como "Digital Key", que pode substituir a física e permite ao motorista trancar, destrancar e ligar o carro por meio de um app no celular.
Também há vários recursos de auxílio ao motorista, como o Driving Assistant Professional, que permite a direção semi-autônoma em congestionamentos, trânsito lento ou mesmo viagens mais longas; e os sistemas de estacionamento automático, que recebe o auxílio da câmera de ré e de sensores dianteiros e traseiros.
Por fim, nessa versão, o M 440i vem com um gravador que faz vídeos em 360° por meio de quatro câmeras, para entretenimento ou por segurança em caso de acidentes, e também com um carregador de celular sem fio que fica escondido no começo do console.
A hora mais esperada chegou. Aperto o cinto, mantenho o carro no modo Sport, ajusto a posição do volante e dos bancos, acerto retrovisores e caio na estrada. E o carro responde aos meus comandos como se eu estivesse "vestido" nele. Ágil, esperto e encantador, o M 440i Coupé não se mostra arisco graças ao fato de ser coberto pela segurança dos controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Aliás, se você tiver a oportunidade de um dia poder levar esse carro para uma pista, o botão da diversão é o primeiro no painel de comandos do console, o que desativa os controles eletrônicos citados acima - aperte-o uma vez e desligue o de tração; segure-o por alguns segundos e desative o de estabilidade.
Com tração no eixo de trás e muito torque em baixa rotação, escapadas de traseira se tornam absolutamente naturais, assim como "burnouts". Nessa hora, quem comanda é o braço do motorista.
Você pode achar pouco 387 cv pelo tanto que a BMW cobra, mas acredite, esse número em si não é importante. Anote os que realmente valem a pena: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
Com esses números, segundo a BMW, esse carro consegue fazer até 12 km/l na estrada, com gasolina, e 6,2 km/l na cidade. Em nossas mãos, fizemos de 4,5 a 5 km/l na cidade e chegamos a 10 km/l na estrada. Pelo menos cabem 59 litros no tanque, o que pode significar uma autonomia de até 708 quilômetros. E esse número é incrível quando lembramos que falamos de um esportivo.
O câmbio é outro que merece elogios. Essa caixa automática de oito marchas da empresa alemã ZF é excelente. É tão versátil, que pode equipar um SUV familiar mais pacato, com foco na economia de combustível, ou também proporcionar muita diversão em um carro esportivo, tamanha tecnologia empregada. Um show à parte!
Dê uma geral no desenho do carro pelas imagens e note que, apesar de ser um cupê, ele é um modelo de porte médio para grande. São 4,78 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,39 m de altura e bons 2,85 m de entre-eixos. Mas neste caso quem foi privilegiado foi o porta-malas, que consegue carregar até 440 litros e é bem fundo, apesar de não ser tão alto.
Com isso, atrás, dois adultos vão com bom espaço, principalmente se quem estiver na frente medir menos de 1,75 m, mas também graças à silhueta bem esportiva do desenho, que garante uma posição mais "deitada" do que sentada aos passageiros.
Três já vão com aperto porque o túnel central do assoalho é bem alto. Mas foi divertido dar carona com o M 440i: puxar os bancos à frente como em carros antigos de duas portas foi bem nostálgico - a diferença é que no BMW os assentos vão sozinhos e eletricamente para frente, para facilitar o acesso.
Todo esse espetáculo de carro pede R$ 575.950 para estar em sua garagem. Não é pouco. Muito pelo contrário. Mas essa é a nova realidade que vivemos e sabemos que seus concorrentes diretos, em preço e proposta, também oferecem propostas semelhantes por valores parecidos.
Agora, se luxo, exclusividade, sofisticação e aquela pegada ao volante indescritível que só a BMW consegue oferecer estiverem em sua lista de prioridades na hora de comprar um carro novo, assine o cheque e seja feliz.
BMW - M 440I - 2021 |
3.0 I6 TWINTURBO GASOLINA COUPÉ STEPTRONIC |
R$ 575950 |
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