Citroën Basalt Dark Edition

O Citroën Basalt Dark Edition é uma boa aposta?

A nova versão Dark Edition do Citroën Basalt combina design esportivo, conforto e preço competitivo para o segmento

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 20,4/1750 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,4 km/litro
      Estrada: 9,6 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 490 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8

Overview

Citroën Basalt Dark Edition 2026 combina design esportivo, conforto e preço acessível, mas poderia melhorar em segurança e consumo de combustível


  • + Visual diferenciado
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • - Segurança
  • - Itens de assistente a condução
  • - Consumo
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. O Citroën Basalt Dark Edition é uma boa aposta?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Citroën Basalt representa a evolução da marca no segmento de SUVs compactos. Com estilo coupé, a versão topo de linha Dark Edition 2026 mantém a proposta de ser um modelo urbano e acessível - custa R$ 114.990, um valor competitivo que o posiciona entre os SUVs mais baratos do Brasil, mesmo sendo uma configuração mais completa.

O Citroën Basalt Dark Edition é versão topo de linha do SUV compacto
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Citroën Basalt mais completo?

O modelo se destaca pelo visual esportivo, com detalhes escurecidos na dianteira, aerofólio traseiro em vermelho, rodas de liga leve pretas de 16 polegadas e emblemas Dark Edition nas laterais.

A carroceria está disponível em três cores, com destaque para a Cinza Sting Gray com teto preto.

O Basalt Dark Edition tem como diferenciais os componentes escurecidos e o aerofólio traseiro com detalhe vermelho
Crédito: Divulgação
toggle button

Espaço interno e praticidade

Com 4,34 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 2,64 metro de entre-eixos, o Basalt exibe proporções equilibradas e robustas. O porta-malas de 490 litros se destaca no segmento: é adequado para famílias ou para quem precisa de espaço.

Interior também recebe modificações

O interior tem acabamento premium escurecido, bancos com costuras vermelhas, pedaleiras esportivas e central multimídia de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O painel digital de sete polegadas e o ar-condicionado automático digital completam o pacote de conforto.

O interior tem acabamento escurecido e pedaleiras esportivas
Crédito: Divulgação
toggle button

Motorista e passageiro da primeira fileira têm à disposição entrada USB-A e tomada auxiliar de 12 Volts. Para o carregamento de smartphone com entrada USB-C é necessário recorrer as duas entradas disponíveis apenas na segunda fileira de bancos, já que o carro não tem carregamento por indução.

Motorização e desempenho

O SUV é movido pelo já conhecido motor 1.0 turbo 200 de até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. Já a transmissão é CVT, com simulação de sete marchas e três modos de condução.

Segundo o Inmetro, o consumo é de 12,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, e de 8,4 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. No entanto, durante testes práticos, a média registrada ficou em 9 km/l, mesmo abastecido com gasolina - abaixo da oficial.

O motor 1.0 turbo de 130 cv de potência responde bem tanto na cidade quanto na estrada
Crédito: Divulgação
toggle button

O conjunto entrega boa dirigibilidade urbana, com suspensão confortável, direção leve e respostas ágeis em retomadas. Apesar de ser mais adequado ao uso diário na cidade, o SUV também se comporta bem em estradas e ultrapassagens.

Segurança: pontos de atenção

Apesar de ser a versão topo de linha, o Basalt Dark Edition apresenta algumas limitações em segurança. Tem quatro airbags, câmera de ré e sensores de estacionamento apenas traseiros. Para competir com rivais da categoria, precisaria ter seis airbags, sensores frontais, câmera 360 e mais assistentes à condução.

Vale investir no Citroën Basalt mais caro?

O Basalt Dark Edition combina design esportivo, conforto interno e espaço generoso com um preço atraente para o segmento. É um SUV urbano e acessível.

Embora possa melhorar em itens de segurança e eficiência de combustível, a versão topo de linha é adequada para quem busca estilo, praticidade e dirigibilidade leve no dia a dia, com um toque sofisticado proporcionado pelo acabamento Dark Edition.

O Citroën Basalt Dark Edition é uma boa opção para quem quer um SUV coupé com design diferenciado
Crédito: Divulgação
toggle button

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

CITROËN - BASALT - 2026
1.0 TURBO 200 FLEX DARK EDITION CVT
R$ 126990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Taxa de compressão
  • 10,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 130/5750
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 20,4/1750
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 125/5750
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20,4/1750
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 199
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,4
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,1
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,7
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4343
  • Largura (mm)
  • 1741
  • Altura (mm)
  • 1585
  • Entre-eixos (mm)
  • 2645
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 208
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 20,5
  • Ângulo de saída (graus)
  • 28
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 47
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 490
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1191
  • Carga útil (kg)
  • 400

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,25
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Tipo de espelhamento
  • Sem cabo
  • Carregador 12V
  • USB-C
  • Controle de áudio
  • No volante

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso7.8
  • Tecnologia7.4
  • Vida a bordo8.2
  • Desempenho7.8
  • Opinião do repórter8.7
  • + Visual diferenciado
  • + Espaço interno
  • + Porta-malas
  • - Segurança
  • - Itens de assistente a condução
  • - Consumo
 
8

Compartilhar
Comentários
Wid badge