Citroën C4 Pallas manual mantém qualidades do automático

Apesar de as desavenças com a transmissão mecânica, o sedã ficou mais arisco e agradável de dirigir no modo manual


  1. Home
  2. Testes
  3. Citroën C4 Pallas manual mantém qualidades do automático
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O WebMotors já colocou o Citroën C4 Pallas contra a parede em um mega comparativoentre sedãs.

Agora, o C4 Pallas chega com câmbio manual a partir de R$ 57,99 mil. Valor próximo ao do novato Kia Cerato R$ 57,90 mil que é menor em tamanho e bem mais em conta que o outro recém-lançado, Honda City, na sua versão intermediária R$ 61,65 mil.

A primeira sensação que se tem ao rodar com C4 Pallas manual é a de que ele ficou mais arisco, mais esperto. A versão com câmbio automático não é ruim, mas tem um comportamento mais lento, totalmente diferente da alavanca com cinco velocidades.

A agilidade do automóvel também é maior. Com o modelo automático, a troca de uma faixa de rolagem para a outra tem de ser feita com mais cautela. Já com o sistema manual, esse cuidado todo não é tão necessário, pois a resposta é mais rápida, principalmente, quando o carro está na velocidade zero. Os milésimos de segundo perdidos com o câmbio automático são importantes em um trânsito rápido.

A versão avaliada pelo WebMotors é a Exclusive. O valor sugerido para essa opção de acabamento é de R$ 67,25 mil. Na lista de equipamentos estão: apoio de braço central, ar-condicionado digital de duas zonas, banco do motorista com três estágios de regulagem manual longitudinal, inclinação do encosto e altura, banco do passageiro com dois estágios de regulagem manual longitudinal e inclinação, perfumador de ambiente, porta-luvas refrigerado, rádio MP3 com comando no volante e seis alto-falantes e volante multifuncional, com regulagem de altura e profundidade.

O grande barato do C4 Pallas é oferece conforto e espaço atrelado a um câmbio manual. Parece um pouco incoerente, mas é muito interessante. Durante a avaliação perguntamos a um jovem de 20 anos sobre o que ele pensava sobre o carro. Ele chegou a andar conosco e acertou em cheio ao dizer que: “O câmbio automático dá uma cara de tiozão ao carro. Esse manual eu até quero! Não parece o carro do meu pai”. Sabemos que o público mais novo reage sem papas na língua. Mas pensando radicalmente, o alvo do C4 manual está no público masculino mais jovem.

Na primeira vez que o WebMotors avaliou o carro francês, ele fez 4,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com gasolina. Quando a versão flexível chegou conseguimos fazer uma média de 8 km/l de álcool na estrada. Com a opção manual, e também flexível, o C4 fez 6 km/l de álcool na cidade e 9 km/l na rodovia.

A verdade é que o Citroën C4 Pallas vem fazendo sucesso por seu estilo, por seu desempenho, e pelo espaço interno. O porta-malas de 513l e o conforto oferecido aos passageiros do banco traseiro são impressionantes.

O peso em ordem de marcha do C4 Pallas com câmbio manual é de 1.366 kg. Já o peso do sedã com câmbio automático, na mesma situação, é de 1.409 kg. Com isso, o mecânico oferece uma relação peso/potência de 9 kg/cv. No caso do automático esse mesmo número sobe para 9,4 kg/cv, quase meio quilo de diferença. O motor da Citroën trabalha melhor com o combustível derivado da cana-de-açúcar. Com o álcool o sedã registra 151 cv, contra 143 cv quando usa gasolina. A mesma coisa acontece com o torque, 12 Nm de diferença.

Fechando negócio

Para analisar como o Citroën C4 Pallas se comporta na hora da manutenção. Veja a matéria que o WebMotors fez sobre a atuação do carro na oficina. De acordo com a opinião dos reparadores, o francês tem uma mecânica sem mistérios.

Veja também o comparativo que o WebMotors fez entre o Pallas gasolina e o Honda Civic.

A versão automática do Citroën C4 Pallas Exclusive tem um valor sugerido para São Paulo de R$ 71,75 mil. A diferença de preço do câmbio manual para o automático é de R$ 4,5 mil.

FICHA TÉCNICA – Citroën C4 Pallas Exclusive

MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal,quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, 1.997 cm³
POTÊNCIA143 cv gasolina e 151 cv álcool a 6.000 rpm
TORQUE 200 Nm gasolina e 212 álcool a 4.100 rpm
CÂMBIO Manual de cinco velocidades
TRANSMISSÃO Dianteira
DIREÇÃO Com assistência elétrica, por pinhão e cremalheira
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16”, de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/55 R16
COMPRIMENTO 4,77 m
ALTURA 1,51 m
LARGURA 1,77 m
ENTREEIXOS 2,71 m
PORTA-MALAS 513 l
PESO em ordem de marcha 1.366 kg
TANQUE60 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente com braços estendidos
FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
PREÇO De R$ 57,99 mil GLX a R$ 67,25 mil


Gosta de sedãs?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Ford Fusion

Ford Focus Sedan

Chevrolet Vectra

Honda Civic

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane Sedan

Renault Mégane SedanVolkswagen Bora

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Comentários