Citroën DS5: design e tecnologia

Testado na França, crossover chega para ser o carro-chefe da gama mais requintada da marca


  1. Home
  2. Testes
  3. Citroën DS5: design e tecnologia
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

– Há dois anos, a Citröen decidiu fazer uma mudança estratégica de marketing. Para isso, ressuscitou o conceito DS, uma releitura do modelo mais clássico da marca. Depois de lançar o DS3, em 2009, e DS4, no ano seguinte, a linha de luxo se prepara agora para receber o terceiro representante, o DS5. Apresentado em setembro no Salão de Frankfurt, o modelo começa a ser comercializado no primeiro trimestre do ano que vem na Europa. Assim como os outros integrantes da família, o DS5 se distingue pelo design moderno e pelo interior personalizável.

Pode-se dizer que, assim como nos casos entre C3/DS3 e C4/DS4, o Citröen DS5 também tomou emprestada a arquitetura do médio grande C5, mas com uma carroceria distinta. Na verdade, trata-se de um hatch grande de cinco portas, com o comprimento de 4,52 metros e capacidade de 465 litros no porta-malas.

Pela primeira vez um carro da Citroën recebe a tecnologia Hybrid4 da PSA, desenvolvida pelo Grupo PSA e já utilizada em outros carros, como o Peugot 3008. O sistema associa um motor a diesel, no caso o 2.0 HDi, a um motor elétrico, localizado na parte traseira. Enquanto as rodas dianteiras são movimentadas pelo propulsor a diesel, as rodas traseiras são acionadas pelo elétrico, o que permite tração nas quatro rodas. Todo o conjunto é gerenciado eletronicamente, o que proporciona redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2 e ainda um ganho de potência. No total, são 200 cv. O carro ainda conta ainda com direção elétrica, função boost em aceleração e sistema start/stop. Além do Hybrid4, os consumidores ainda podem optar pelos já conhecidos motores 1.6 e-HDi de 112 cv, 2.0 HDi de 163c v, ou ainda o 1.6 THP a gasolina, com 156 e 200 cv.

Se no exterior o DS5 se mostra ousado, com grandes entradas de ar na dianteira, grade cromada e faróis de LED, no interior se destaca o requinte do acabamento, com muito couro, alumínio e madeira. O nível de equipamentos embarcados acompanha o alto nível: telas de LCD, ar-condicionado digital, head-up display colorido, bancos elétricos e freio de mão automático são alguns dos acessórios que tornam o DS5 o modelo mais bem equipado da linha de luxo da Citröen.

O preço do DS5 parte de 29.300 euros e chega até 43.750 euros, equivalentes a R$ 71.130 e R$ 106.220. Ainda não é certo que o modelo venha para o Brasil. Mas a Citröen já anunciou, para 2012, a chegada dos outros dois integrantes da família DS em território brasileiro. Além disso, a marca também está desenvolvendo um sedã e um SUV para aumentar a linha de luxo.

Impressões ao dirigir: estiloso e competente
Por Carlo Valente do Infomotori / Itália Exclusivo para Auto Press
Nice/França –
À primeira vista, pode-se dizer que o Citroën DS5 é fascinante. O design inovador, com linhas fluidas, mostra sua personalidade arrojada e, ao mesmo tempo, transmite uma sensação de dinamismo e espaço interno. O para-choque cromado com a dupla saída de escape integrada e as estilosas lanternas traseiras servem para dar originalidade à cauda do DS5.

Com 4,52 metros de comprimento, 25 centímetros menos que o sedã C5, o DS5 permite maior agilidade e capacidade de resposta. Mesmo com o tamanho reduzido, a sensação de andar no carro é de um excelente espaço interno. No interior elegante, o que chama atenção é o teto de vidro, com três feixes de luz. Logo se percebe o espírito luxuoso de Gran Touring cupê, com uma cabine envolvente, volante com parte inferior reta e console central avantajado.

O Citroën DS5 também se destaca pela flexibilidade e excepcional aderência nas curvas. É surpreendente a agilidade do carro, se tomarmos em conta o tamanho e o espaço interno. Além da direção precisa e direta, o DS5 oferece um leque de boas opções para motores, sem falar da grande novidade do sistema Hybrid4, a mais recente e inovadora tecnologia adotada pela linha DS. Com quatro modos de condução – esportes, 4X4, ZEV e Auto – o Hybrid4 pode ser ajustado ao gosto do motorista, seja ele mais econômico, aventureiro ou urbano. E sempre oferecendo uma boa reserva de energia ao pé direito do motorista.

As opiniões expressas nesta matéria são de responsabilidade de seu autor e não refletem, necessariamente, a opinião do site WebMotors.
_________________

Gosta de carros familiares?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para este segmento:

Dodge Journey

Citroën C4 Picasso

Hyundai Tucson

Kia Sportage

Honda CR-V

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors