Com motor do Golf, VW Polo Sedan oferece agilidade

Equipado com motor 2-litros flex, o carro da Volkswagen custa caro mesmo diante de modelos maiores da marca alemã


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Rodrigo Samy
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- Para lançar seu motor 2-litros flex, a Volkswagen resolveu criar a nomenclatura “GT”, que só era estampada em modelos com tendência esportiva. Forçou a mão. No caso do Polo Sedan, a empresa não precisou das duas letrinhas mágicas para utilizar o mesmo motor 2-litros do Golf GT o GTI acabou, com acabamento Comfortline. Ficou mais honesto e mais justo com o carro, que não tem de atender a expectativas irreais.

Por fora, a versão traz um tom de despojamento, com suas máscaras negras nos faróis, rodas de liga-leve de aro 15” e aerofólio discreto na tampa do porta-malas. Internamente, o Polo mantém o tecido liso cinza dos bancos e o acabamento totalmente funcional. Um detalhe desnecessário é o porta-copo embutido ao lado do sistema de som. Próximo há a mesma peça, porém ela serve apenas para tapar o buraco.

Os comandos do Polo são usuais e funcionais. Tudo à mão sem frescuras: chaves de setas, limpadores, botões dos vidros e do ar-condicionado digital e abertura do porta-malas.

A visibilidade também é um ponto favorável deste sedã que vendeu 24.285 unidades em 2008. O motor é o mesmo que equipa os hatches Golf e o Polo GT. Trata-se de um quatro cilindros em linha de 2,0 litros com 116 cv de potência máxima quando abastecido com gasolina e 120 cv quando usa álcool.

Segundo dados do fabricante, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 9,7s, quando está bebendo cana, e atinge a máxima de 198 km/h. Com 1.171 kg, este modelo tem uma relação peso/potência de 9,7 kg/cv, número pouca coisa mais alto que o de seu irmão mais novo, o Voyage 1.6 9,5 kg/cv.

O Polo Sedan é um veículo que agrada à família, pois seu porta-malas tem 432 l. Nada de excepcional, principalmente se comparado com os populares Fiat Siena 500 l e Renault Logan 510 l.

Ao volante

As mesmas características positivas que consagraram o modelo hatch estão no modelo Sedan. O Polo oferece segurança e uma rodagem firme e segura. No transito ele é um prato cheio! Suas dimensões, aliadas ao volante com assistência hidráulica, permitem ao carro dirigibilidade nos corredores estreitos e agilidade. A suspensão do Polo, formada por McPherson na dianteira e independente com braços articulados na traseira, mantém o DNA Volkswagen. Ao mesmo tempo em que é transmitida firmeza, ela se mantém suave.

A estabilidade do Polo é boa, tanto que os novos Voyage e Gol utilizam alguns componentes do automóvel. No quesito segurança, o Polo escorrega quando apresenta freios a tambor no eixo traseiro.

O câmbio de cinco velocidades tem um engate preciso. Aliás, este é um dos itens mais elogiados pelas mulheres que já tiveram o modelo na garagem. Para os marmanjos, o sistema de som dá um banho. Além do leitor de MP3 e das entradas de USB, há uma distribuição perfeita das caixas acústicas.

Em rodovias, o automóvel tem um desempenho suave, sofrendo um pouco em retomadas, principalmente com o porta-malas carregado. O conjunto Polo Sedan está bem equilibrado. O que pega mesmo é o seu valor elevado.


A dura escolha

Entre os apaixonados por automóveis é difícil questionar a qualidade do Polo. O percalço do carro é seu valor perante os concorrentes. Como ele é tecnicamente considerado um sedã pequeno devido a seu entreeixos, sua posição é um tanto quanto complicada.

Com o valor do sedã da Volkswagen R$ 53,78 mil você pode comprar, com sobra, um Fiat Siena 1.8 R$ 44,84 mil ou um Renault Logan 1.6 R$ 40,19 mil na categoria de entrada. Já na categoria dos médios, na qual o Logan, tecnicamente, também se insere, o Chevrolet Astra sai mais em conta, por R$ 47 mil.

Com mais R$ 2,32 mil você pode largar o Polo e seguir para um modelo maior dentro da mesma montadora. O Volkswagen Bora tem um valor sugerido de R$ 56,10 mil.

Entre os usados

A situação fica pior ainda entre modelos seminovos. Ao chegar à garagem com nosso carro de teste, fui questionado: qual você acha melhor, esse ou um Volkswagen Jetta 2007? Pestanejei, pensei e respondi: depende da necessidade da utilização.

Minha resposta ao meu amigo foi a seguinte: “O Jetta 2007 está na primeira leva do modelo vendido no Brasil. Importado do México, o carro tem um motor de 170 cv de 2,5 litros e câmbio Tiptronic, fabulosos. O valor médio do carro usado é de R$ 70 mil sendo R$ 87 mil um zero. A diferença de valor para o Polo Sedan 2.0 é quase a mesma de tem um Fiat Mille 2003”, esclareci.

Sem levar em conta o valor, eu disse: “O Jetta tem design e mecânica superiores aos do Polo, assim como potência e agilidade. O sedã importado perde na hora da manutenção, por ter um valor mais elevado de peças. Outro detalhe relevante neste item é que está sendo comparado um modelo zero com um usado. Na hora do abastecimento o Jetta também é derrotado por não ter a tecnologia flexível em combustível”. O Polo fez com o WebMotors, em circuito misto, 12 km/l com gasolina.

Entre os itens de série da versão Comfortline estão: sistema de som com Bluetooth, MP3 e entradas USB quatro alto-falantes e quatro tweeters, alarme com abertura das portas, ar-condicionado digital, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, direção eletro-hidráulica, faróis de neblina,
rodas de liga-leve aro 15", sensor eletrônico de estacionamento e vidros com acionamento elétrico.

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FICHA TÉCNICA – Volkswagen Polo Sedan 2.0

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em tinha, transversal, quatro válvulas por cilindro, refrigeração a água, flexível em combustível, 1.984 cm³ cm³
POTÊNCIA116 cv gasolina e 120 cv álcool a 5.250 rpm
TORQUE170 Nm ou 17,3 kgm a 2.250 rpm
CÂMBIOManual de cinco velocidades
TRAÇÃOdianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 15”,de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 195/55 R15
COMPRIMENTO 4,20 mm
ALTURA 1,50 m
LARGURA 1,65 m
ENTREEIXOS 2,46 m
PORTA-MALAS 532 l
PESO em ordem de marcha 1.171 kg
TANQUE45 l
SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente, com braços articulados
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira
CORES Sólidas - Branco Cristal, Cinza Urano, Preto Ninja e Vermelho Flash. Metálicas R$ 905 - Azul Místico, Cinza Stone, Cinza Vulcan e Prata Light. Perolizadas R$ 1.305 – Preto Mistic e Bege Gold
PREÇOR$ 53,78 mil Comfortline


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