Jeep Compass Trailhawk Td350 2 (1)

Compass Trailhawk é um SUV para aventureiros reais

Versão de topo do SUV da Jeep é a única na sua faixa de preços a combinar motor diesel, tração 4x4 e preparação off-road

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 35,7 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 10,3 km/litro
      Estrada: 13,5 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 432 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview

A versão Trailhawk do Compass é a versão com o motor diesel que mais faz sentido na linha do SUV


  • + Desempenho
  • + Conforto
  • + Equipamentos
  • + Espaço interno
  • + Consumo
  • - Custo das revisões
  • - Preço
  • - Porta-malas
 
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Não é exagero dizer que o Jeep Compass Trailhawk é um carro que compete com ele próprio. Vendido a partir de R$ 247.290, custa quase R$ 30 mil a menos que o Ford Bronco, um concorrente a gasolina, mas com a mesma pegada off-road, e está na mesma faixa de preços dos SUVs de sete lugares.

Mas no lugar do espaço de sobra dos utilitários com terceira fileira de assentos e do efeito de novidade do concorrente da marca do oval, o Compass topo de linha oferece a combinação de um motor diesel com a tração 4x4 e a leve preparação off-road. Mas será que a compra vale a pena? Confira comigo nas próximas linhas.

Jeep Compass Trailhawk Td350 9
Versão Trailhawk do Compass combina tração 4x4 com suspensão elevada e pneus de uso misto
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Como é o Jeep Compass Trailhawk

Diferentemente do restante da linha Compass, que tem mais pegada urbana, mas com algumas referências ao universo fora-de-estrada, a configuração Trailhawk não faz questão de esconder a sua predileção pelos caminhos de terra.

No visual, os destaques são a faixa no capô e os elementos de acabamento escurecidos, combinados a rodas de liga leve de 17 polegadas. Assim como o Renegade Trailhawk, esta versão também leva o selo Trail Rated, que é uma certificação da marca de que o modelo tem recursos para enfrentar trilhas.

Na comparação com a versão Limited diesel (cujo preço sugerido é o mesmo, mas tem o visual urbano), o Trailhawk tem suspensão elevada, que garante um vão livre do solo 2 cm superior (23 cm), e pneus mistos na medida 225/60 R17.

Este conteúdo é um oferecimento de Auto Compara
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Crédito: Divulgação/Auto Compara
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O Compass tem 4,40 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,64 m. O ângulo de entrada é de 30,6 graus e o de saída, de 29,3 graus. Já na traseira, sobressai o robusto gancho para reboque na lateral esquerda.

Jeep Compass Trailhawk Td350 82
No interior, o Compass exibe pelo acabamento da cabine e pela lista de equipamentos
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Por dentro

A temática visual escurecida no exterior se repete também no lado de dentro do Compass Trailhawk. Apenas uns poucos elementos prateados e as costuras em vermelho no acabamento dos bancos, volante, painel e apoio de braços central quebram a monotonia.

O espaço interno é um dos pontos fortes do SUV da Jeep, com uma cabine que permite levar quatro adultos com conforto (espaço de sobra para ombros, cabeça e pernas).

O porta-malas tem capacidade depara 432 litros. Um espaço adequado, porém menor do que o oferecido por outros SUVs médios, como o Chevrolet Equinox (478 litros) e Ford Bronco (483 litros).

Jeep Compass Trailhawk Td350 69
O espaço no banco traseiro permite levar dois adultos com conforto, mas o porta-malas é pequeno
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O clima na cabine fica ainda melhor com a presença do teto solar panorâmico, um item de R$ 8,9 mil que faz parte da pequena lista de opcionais desta versão de topo do Compass, que inclui também o “Pack High Tech”, que adiciona uma série de itens para aumentar o conforto do usuário e a segurança de condução.

Jeep Compass Trailhawk Td350 80
A multimídia com tela de 10,1 polegadas é fácil de usar e tem pareamento sem fio
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Equipamentos

A oferta de equipamentos fica dentro daquilo que se espera de um carro na faixa dos R$ 250 mil. Ou seja: não faltam itens de conforto e comodidade para os ocupantes.

A lista inclui ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, bancos de couro com ajuste elétrico para o motorista, central multimídia com tela de 10,1 polegadas e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, painel digital configurável, seletor de modos de condução, sensor de chuva e faróis com acendimento automático.

Controles do sistema de tração ficam no console central, junto da alavanca de câmbio
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O mesmo se repete na relação de itens de segurança: sete airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de subida e descida de rampa e monitor de pontos cegos.

Sentiu falta de mais recursos tecnológicos? Então é preciso investir mais R$ 9,9 mil no tal do "Pack High Tech", que tem equipamentos quase obrigatórios na faixa de preços do SUV da Jeep.

O pacote adiciona ao Compass Trailhawk a tampa do porta-malas motorizada e com abertura por sensor, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, alerta de mudança de faixas, ajuste elétrico no banco do passageiro, controle de cruzeiro adaptativo e sistema de som premium Beats.

O SUV da Jeep oferece conforto e exibe bom desempenho com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv
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Como anda?

Bem equipado, com bom acabamento e espaço interno adequado, o Jeep Compass Trailhawk agrada também na rodagem, com uma suspensão bem macia, mas que ao mesmo tempo transmite segurança em velocidades mais altas.

A cabine é bastante silenciosa e se ouve o motor roncar alto apenas quando se pisa fundo no acelerador. Mas os pneus de uso misto - mais ruidosos no asfalto - são outro fator que contribui para que essa versão de visual off-road seja mais recomendável para quem realmente vai botar o Compass para enfrentar estradas de terra.

Por falar em terra e lama, o sistema de tração 4x4 tem reduzida e gerenciamento automático. Mas é possível também usar o seletor ao lado da alavanca de câmbio para escolher manualmente as configurações ideais de acordo com o piso (neve, areia, lama e pedras).

Com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e o câmbio automático de nove marchas, o Compass Trailhawk acelera de zero a 100 km/h em 10,7 segundos e vai a 194 km/h. São marcas inferiores às das versões equipadas com o 1.3 turbo flex de 185 cv e a transmissão de seis velocidades (zero a 100 km/h em 9,4 segundos e velocidade máxima em 206 km/h).

Mesmo assim, o motor diesel agrada mais no uso diário, com mais torque disponível em baixas rotações e um câmbio automático que conversa melhor com o propulsor e faz trocas mais ágeis. De quebra, o 2.0 turbodiesel entrega números ligeiramente melhores de consumo: 10,3 km/l (cidade) e 12,8 km/l (estrada).

A versão Trailhawk é feita para agradar aos que vão fazer uso frequente do Compass na terra
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Conclusão

O Jeep Compass é uma escolha quase padrão quando se fala de SUV médio no mercado brasileiro. Somente entre janeiro e agosto, o modelo somou mais de 40 mil emplacamentos e perde apenas para o compacto Volkswagen T-Cross na preferência do público. Mas vale a pena investir especificamente nesse Jeep Compass Trailhawk?

Apesar de ser a combinação diesel mais cara do modelo, ouso dizer que é a que mais faz sentido dentro da linha, já que é a mais off-road da linha e perfeita para atender a um público bem específico: aquele que faz questão de um SUV com motor diesel e a capacidade de enfrentar estradas de terra piores que as trilhas leves com cascalho.

Não pensa em botar o carro na lama? Então fuja do Trailhawk e até das versões a diesel. As versões flex do Compass, com tração dianteira, já atendem muito bem aos clientes urbanos e que só querem algo com um visual aventureiro. E são bem mais baratas.

Ancora: Conclusão Score

Ficha Técnica

JEEP - COMPASS - 2023
2.0 TD350 TURBO DIESEL TRAILHAWK AT9
R$ 260490

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.0
  • Cilindrada cm³
  • 1989
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 170
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 35,7
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 194
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 10,3
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 13,5
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 9
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT9
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral permanente
  • Com reduzida (4x4)
  • Sim

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4404
  • Largura (mm)
  • 1819
  • Altura (mm)
  • 1653
  • Entre-eixos (mm)
  • 2636
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 228
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 11300
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 16,2º
  • Ângulo de saída (graus)
  • 31º
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 60
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 432

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • Uconnect 5
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 225/55
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 225/55
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.6
  • Tecnologia9.6
  • Vida a bordo8.9
  • Desempenho9.2
  • Opinião do repórter8.7
  • + Desempenho
  • + Conforto
  • + Equipamentos
  • + Espaço interno
  • + Consumo
  • - Custo das revisões
  • - Preço
  • - Porta-malas
 
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