Esportivo, Bentley Continental GTC mantém elegância britânica

Exclusivo, o conversível inglês mostra nas ruas brasileiras sua poderosa herança alemã


  1. Home
  2. Testes
  3. Esportivo, Bentley Continental GTC mantém elegância britânica
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Para alguns é essencial que um carro seja esportivo. Outros não abrem mão do conforto de um sedã de luxo, enquanto uma pequena parcela exige a opção guiar sem um teto para atrapalhar. É muito difícil agradar a todos, mas o Bentley Continental GTC parece transformar essa árdua tarefa em algo fácil

Gentilmente cedido pela loja Majestik 11-3825-5000, essa unidade do modelo pertence à primeira geração do modelo, recém-reestilizado. Porém o fato de já ter sido atualizado não impediu que o conversível de 560 cv fosse vendido antes da publicação dessa matéria por um valor acima dos R$ 800 mil.

Discreto – até você acelerar
Sua volatilidade no estoque é fácil de compreender nos primeiros semáforos enfrentados na avaliação realizada em São Paulo. Mesmo com uma capota e interior forrados por uma chamativa forração vermelha, o Continental GTC é discreto para um carro de seu porte. Afinal, estamos falando de um conversível de quatro lugares com 4,80 m de comprimento empurrado por um delicado motor com 12 cilindros em “W” com dois turbos e 560 cv de potência.

Quando o farol abrir, o motorista terá duas opções. Degustar da suavidade da transmissão de seis marchas e do excelente acabamento do interior ou apreciar a tração nas quatro rodas durante a aceleração do GTC – neste caso, estamos falando de 0 a 100 km/h em 4,8 s, com velocidade máxima de 312 km/h.

Prestes a entrar em uma avenida limitada a 70 km/h, escolhi a segunda alternativa. Sinal verde, o Continental GTC ainda dá tempo de você se arrepender, pois o atraso do turbo existe até os 2.300 rpm. Mas basta as duas turbinas se encherem para você colar no macio banco de couro adornado com o símbolo da marca. O prazer é rápido, e logo nos estabilizamos no limite legal de velocidade.

Nesse ponto o que surpreende é o conforto proporcionado pela suspensão independente nas quatro rodas com amortecimento a ar. O Bentley não chega a “flutuar” em nosso esburacado asfalto, ao contrário de seu rival Rolls-Royce. Mas a capacidade de absorver os impactos é de fazer inveja a muito esportivo alemão....

Sedentarismo milionário
Acelerar, frear e fazer curvas rápido o suficiente para irritar ou alegrar os passageiros em menos de um minuto é virtude de qualquer esportivo que custe o equivalente a mais de quatro Chevrolet Camaro. Para se diferenciar o Bentley Continental GTC investe também nos mimos típicos de um sedã britânico. Bancos com inúmeras regulagens elétricas? Confere. Sistema de som Premium? Também tem. Porta-malas, capota e portas com fechamento automático? Sim, sim, sim....

Até na forma de abrir o capô o GTC se diferencia. Nada de ficar sujando a mão sob o capô entreaberto procurando a trava. No Bentley o “B” do logotipo se ergue, bastando puxá-lo suavemente para levantar a enorme peça de alumínio. A letra também indica o botão para destravar o câmbio e o pedal a ser pressionado para parar as 2,4 toneladas do modelo.

O conforto se estende até à pequenas ações, como fechar os difusores de ar no painel – tarefa cumprida em um segundo pressionando um macio botão de alumínio ao lado de cada saída de ar. O tempo pode ser mensurado pelo clássico relógio Breitling posicionado no meio do console central.

Atemporal
Mas não pense que o GTC depende de recursos eletrônicos ou de força bruta para impressionar seu motorista e outros transeuntes. Assim como os outros membros da família Continental, este Bentley se destaca mesmo parado e trancado. Desenhado pelo brasileiro Raúl Pires, o modelo consegue ter ares de esportivo sem deixar de lado a elegância de suas suaves curvas. Nada em sua carroceria parece estar perdida – não é à toa, sua reestilização se concentrou mais na parte mecânica do que no visual.

Rápido, confortável, elegante e, para muitos, lindo. Mesmo sem sobrepujar nenhum recorde de velocidade ou de venda, o Bentley Continental GTC prova que não é preciso ultrapassar os limites para chegar ao panteão dos carros que não envelhecem nunca.

Confira também nosso vídeo com o Bentley Continental GTC:

allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always">

O WebMotors agradece à loja Majestik, que gentilmente cedeu o carro para nossa avaliação. Para conferir outros modelos à venda na loja, entre no site ou ligue no número 11 3825-5000

_________________

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors