Se existe uma picape que chegou para chamar a atenção no Brasil, é a Foton Tunland V9. Lançada em junho de 2025, a versão topo de linha combina robustez, alto padrão de acabamento e tecnologias inéditas, incluindo motor híbrido turbodiesel 48 Volts - a primeira do tipo no país.
Confira as melhores ofertas de picapes na Webmotors!
Criada para disputar espaço com gigantes como a Toyota Hilux, a Tunland V9 aposta em presença visual, conforto e soluções inteligentes que podem surpreender o público acostumado com a veterana japonesa - como o enorme espaço interno!
Como é a Foton Tunland
A Tunland V9 impressiona, isso é inegável. Tanto que chama a atenção por onde anda. E aqui vão vão dois motivos:
Ainda não é uma grande conhecida do público, então o visual diferente não é facilmente reconhecível. A picape tem grade frontal imponente, linhas aerodinâmicas bem definidas, detalhes cromados e faróis full-LED que reforçam o caráter premium da picape.
As rodas de liga leve de 18 polegadas complementam o visual sofisticado e robusto. A traseira também segue o padrão premium, com lanternas de LED e detalhes cromados.
O segundo motivo fica por conta do tamanho generoso, que a destaca em meio à multidão. A Tunland supera a Toyota Hilux: tem 5,61 metros de comprimento, 2,09 metros de largura e 1,95 metro de altura.
Essas medidas proporcionam não só mais espaço interno, mas também uma presença bem marcante pode onde a picape passa. Já a capacidade de imersão é de 70 cm, reforçando o desempenho off-road.
Caçamba e capacidade de carga
Não é só o tamanho que impressiona, já que a picape tem 1.000 quilos de carga útil, e a caçamba tem capacidade para 1.379 litros. Isso significa que a Tunland V9 não é apenas um carro de trabalho: é versátil o suficiente para viagens longas, com uma cabine espaçosa e confortável.
Veja também: Novata ignora Shark e já é novo pesadelo da Titano
Interior sofisticado e tecnologia de ponta
Dentro da cabine, a Tunland V9 exibe acabamento premium e muito conforto: tem bancos de couro com ajustes elétricos, ar-condicionado automático dual zone, acesso sem chave, teto solar panorâmico e painel digital de 12,3 polegadas.
A Tunland V9 também bancos frontais com ajustes eletrônicos, três memórias e ventilação, central multimídia de 14,6 polegadas - a maior do segmento - compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, e carregamento por indução para smartphones. Quando comparada à Hilux, que tem interior funcional, a nova picape chinesa impressiona pelo nível de tecnologia e ergonomia.
Motorização e performance híbrida
A Tunland V9 tem motor 2.0 turbodiesel MHEV, que entrega 175 cv de potência e 45,3 kgfm de torque. Já a transmissão é automática de oito marchas, com opção de tração 4x4.
A picape entrega bom desempenho tanto na cidade quanto na estrada. A velocidade máxima é 160 km/h e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 13 segundos. Para completar, o modelo tem seis modos de condução: eco, standard, esporte, lama, neve e areia.
O sistema híbrido diesel/elétrico 48 Volts aumenta a eficiência, apoiando funções como compressor do ar-condicionado e recuperação de energia, além de garantir isenção de rodízio em São Paulo.
Apesar de ser menor potente que a Hilux (204 cv), a Tunland se diferencia pela eficiência energética e tecnologias inteligentes.
Foton Tunland quer unir tudo em um único pacote
Apesar de ser uma picape full-size, a Tunland V9 é surpreendentemente adaptativa. Dirigir essa picape não é complicado, graças aos diversos itens de comodidade e segurança que facilitam a condução mesmo em trechos urbanos.
Vale destacar que a proposta da Tunland não é o uso diário em cidades grandes, onde o tamanho pode ser um desafio. O terreno ideal são estradas, zonas rurais e trechos off-road, onde a picape é extremamente eficiente.
A suspensão macia absorve bem as irregularidades da pista, proporcionando conforto tanto para motorista quanto para passageiros. A Tunland V9 consegue unir a capacidade off-road de uma 4x4, boa capacidade de carga útil e o conforto de uma caminhonete premium.
Enquanto muitas picapes populares mantêm um DNA mais raiz, focado apenas na robustez, a Tunland vai na contramão: combina capacidade de carga, desempenho 4x4 e tecnologia de última geração, sem abrir mão do luxo e da sofisticação.
Itens como bancos ventilados, sensores de fadiga e assistentes de condução reforçam o conceito de picape moderna, unindo praticidade, conforto e tecnologia.
Deixe seu carro como novo com a Webmotors Serviços!
Segurança completa
O pacote de segurança da Tunland V9 é moderno: seis airbags, controle de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego, sensores de fadiga e câmera 360 graus.
Um dos pontos fortes frente à Hilux é o nível de assistência à condução, que coloca a Tunland entre as líderes do segmento em segurança ativa e passiva.
Preço e mercado
A Foton Tunland chegou ao Brasil em junho. Na época, a versão topo de linha custava R$ 299.990. No entanto, agora, quatro meses depois, já é comercializada por R$ 309.900. A garantia é de 10 anos.
Como comparação, a Hilux cabine dupla varia entre R$ 278.790 e R$ 353.290, o que coloca a Tunland como uma opção competitiva em preço, tecnologia e acabamento, mesmo sendo um modelo novo no país.
A Foton Tunland consegue enfrentar as líderes de mercado?
A Foton Tunland V9 chegou para ser mais que uma novidade: quer disputar espaço com gigantes do segmento. Com tecnologia híbrida, conforto premium, segurança avançada e presença imponente, a picape mostra que veio para jogar no mesmo nível da Hilux e dos demais modelos que já são consagrados no país.
Resta saber se o público brasileiro, acostumado com a veterana japonesa, vai se render ao pacote completo e inovador da Tunland V9.
Comentários