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Golf R Wagon é ideal para um 'piloto de família'

Versão esportiva é equipada com motor turbo de quatro cilindros de 280 cv


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Foram pesquisados 100 jovens pilotos e suas respectivas famílias com as seguintes perguntas: “É possível um fã de ‘hot hatch’ se sentir feliz em uma 'station wagon'?”

“Por que um apresentador de 'game show' escreve sobre carros? Eu dou carros como prêmios todas as noites na televisão, mas por que escrever sobre eles durante o dia? Afinal de contas, eu já trabalho em tempo integral. E é um trabalho de que eu gosto.

Eu, Grant Denyer (personalidade da TV australiana, repórter e piloto), estou escrevendo isto porque o motoring.com.au me pediu. Além disso, e acima de tudo, sou um tremendo maluco por carros, por corridas, analisar carros. Tudo isso para mim é o emprego dos sonhos — eu só entrei na TV, em primeiro lugar, para encontrar patrocinadores e dar inicio à minha carreira de piloto.

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Espero que vocês queiram mais e que meus comentários realmente expressem seus próprios 'sentimentos'.  Entendam, não sou nenhum 'nerd' em estatísticas ou excepcionalmente intelectual que sabe exatamente como os carros funcionam.  Não, eu sou alguém que dirige carros em fazendas desde os sete anos e tratores desde os 12. E agora eu corro com uma McLaren (#eita). Por isso eu imagino que tenho algo a oferecer.

O pessoal do Motoring disse que eu poderia escolher qualquer carro que eu desejasse para desenvolver meu primeiro artigo. Sim, eu escolhi o impressionante Volkswagen Golf R Wagon com transmissão autompatica. Mas com uma diferença...

Como um jovem piloto e chefe de família, o que me atrai demais é que o novo Golf R Wagon tem as duas coisas. Ele tem a aparência de um carro 'normal', mas é um ‘capeta’ sob a carroceria – atualmente é o contrário, ‘cordeiros em pele de lobo’.

Por que me tornei um verdadeiro fã do Golf R? Vamos começar pela primeira coisa que eu toquei: o volante. Eu amei. O apoio é plano como o carro de corridas da categoria GT3. Agradável na posição tradicional ‘quinze para as três’, fino o suficiente para realmente envolver os dedos para um perfeito controle, e uma ousada sensação com ‘borboletas’ a somente um dedo de distância. Mas isto é só o começo...  

Continuando com minhas primeiras impressões, me agrada muito o visual exterior do carro. Ele tem a quantidade ideal de 'fúria' e de propósito. Não é muito vistoso, mas também não é declaradamente 'babaca'. O Golf R Wagon deixa claro que está lá para te oferecer um pouco de diversão.

Porém, no interior, fora aquele maravilhoso volante, deixou um pouco a desejar — sobretudo dado o seu preço de etiqueta perto de $ 60.000, aproximadamente R$ 167,5 mil. Os assentos esportivos abraçam o motorista, logo abaixo das escápulas, para segurar o corpo nas curvas e em todas suas inclinações. No entanto, no geral, mesmo com seus destaques em 'carbono', a cabine poderia surpreender um pouco mais – apenas de os materiais, ajustes e acabamentos serem ótimos.

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Eu vou perdoar essa cabine dadas as estrelas do show que são o motor e a caixa de câmbio. O Golf R usa a versão de 280 cv do mais recente turbo a gasolina de quatro cilindros da Volkswagen. E na estrada, todos aqueles cavalos se tornam presentes, precisos e muito úteis.

O entusiasmo do turbo de quatro cilindros do Golf R é mais do que um pouco viciante. No primeiro teste radical você usa mais e mais rotações até o ponto em que irá se perguntar:

a) ele irá parar?

b) ele irá perder o fôlego?

c) ele irá explodir?

O R oferece uma função 'Driving Profile Selection' (Opções de Condução) e nos modos mais esportivos (incluindo RACE para pista!), ou mesmo no modo automático, o câmbio de dupla embreagem DSG é extremamente inteligente e tira o máximo do motor, sempre explorando as rotações mais elevadas.  Ao contrário de muitos sistemas de paddle shift em carros de passageiros, ele ama antecipar uma redução de marcha na medida em que se aproxima do farol vermelho. Isso proporciona aquele 'blipping' total da alta rotação do efeito de redução – ao estilo Formula 1. O que é muito legal.

É claro que eu estava esperando um pouco mais de explosões e estalos do escapamento (na pegada dos modelos da Mercedes-Benz desenvolvidos pela AMG), mas as mudanças são suaves e contínuas, e a entrega de potência é magnífica.

Um pouco perfeito demais? Talvez por isso alguns 'verdadeiros' aficionados poderão argumentar que o conjunto da obra é pouco romântico. Tecnicamente excelente, mas sem ostentação. O que você realmente poderia dizer a um amigo, por exemplo, é que o Golf R Wagon "é divertido de se dirigir, irracional e eu adoro isto!"

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Em termos puramente de desempenho, a marca de propulsão do R 'wagon' é impressionante: em 5.2 segundos chega a 100km/h. Isto é mais do que desafiador para a maioria dos 'hot hatches', por exemplo. No início há uma aderência de Tarzan do sistema de tração integral, e depois ele parece nem sequer respirar rapidamente entre as marchas.

O chassi exclusivo é também para este tipo de desempenho. Nas minhas estreitas e acidentadas estradas favoritas, a suspensão adaptativa do Golf R garante que é uma arma. A aderência é espantosa. Ele domina as curvas mais estreitas como se estivesse rasgando o asfalto e lançando-se como um foguete.

Mesmo por meio de algumas compressões por riachos e terreno lamacento, onde a estrada afunda ou declina brutalmente, o R 'wagon' absorve o impacto como um carro de rally. Eu dirigi carros de rally com suspensão que custa mais do que o carro inteiro, no entanto, esta coisa é tão agradável. Tão suave.

Houve momentos em que pensei que estava muito comprometido e empreguei muita velocidade em uma curva, mas o R me livrou de todos os problemas.

Para motoristas bem preparados, o modo de controle de estabilidade ESP Sport  permite um perfeito grau de arranque. Esta manobra recebe uma certa ajuda devido à inércia adicional da carroceria maior da perua, permitindo um pouco de balanço na traseira. E, então, quando está em neutro a meio caminho do acelerador para uma curva, esperando retornar a ela, acontece um bom grau de contraesterço.

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Se desejar mais aderência dianteira, simplesmente exija mais do acelerador e o atualizado sistema 4MOTION AWD reforça o limite. Os freios são simplesmente surpreendentes.

Não é um carro complicado, ou uma perua com muito ronco. É um carro que cuida de você. Após alguns poucos quilômetros até mesmo o passeio surpreende. Eu esperava que fosse bem mais brusco do que é. Amortecedores adaptativos padrão ajudam a garantir que este é um 'wagon' normal da família em que eu tive a felicidade de levar os meus filhos. Se é tão duro, que faz saltar até o DVD da minha filha, o carro é simplesmente inútil. O R, no entanto, passa no teste.

Ele também tem todos os dispositivos e mecanismos de segurança necessários. Na verdade, ele me salvou de um acidente. Eu não tinha percebido a rápida aproximação de um carro ao sair da minha garagem, mas graças ao sistema de alerta traseiro de tráfego. Encurtando o assunto, os freios de emergência foram acionados e uma grande pancada foi evitada.

Se eu for fazer um desabafo é de que o Golf R faz de tudo com muito pouco exibicionismo. Seu fabuloso desempenho é tão natural que eu realmente não me importaria com algum estardalhaço. Apenas um pouco...

Quem sabe eu tenha promovido demais o carro para minha esposa. Quem sabe eu me entusiasmei na espera para dirigi-lo e pela emoção que ele entrega. Talvez seja por isso que ela não teve a mesma reação de garoto que eu tive. Se ele fosse um vira-lata mais óbvio, ela provavelmente teria gostado mais.

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Felizmente, aquela falta de exibicionismo também torna excepcionalmente fácil em transformar o leão em um cordeiro. No modo família, eu pude dirigir por aí elegantemente e bem à vontade. E com excelente economia, devo acrescentar.

A primeira pisada no acelerador permite muita moderação e suavidade — dirigir segurando um café em uma das mãos e sem quebrar os pescoços dos passageiros nos iPhones. Neste estilo de direção, ele não choraminga nem rasga os pneus – ou a sua carteira.

Apenas lembre-se de que o primeiro quadrante suave do acelerador também precisa ser distribuído quando você precisa sair de repente, sem chamar a atenção. Pode ser um pouco assustador, até que a caixa de câmbio e potência comecem agir conjuntamente... Bem, de qualquer maneira, isso é o que os brancos dos olhos dos motoristas que se aproximam me disseram.

Eu poderia falar da praticidade que a carroceria do Golf R 'wagon' oferece. Mas você provavelmente já sabe disso. Há um monte de espaço – até racks no teto. Apenas certifique-se de que seu cão esteja preso se você decidir virar uma fera atrás do volante!

Ninguém nunca aplaude um carro bem equilibrado. Não é o segredo de um vendedor bem-sucedido, não é uma 'sexy line' e não é algo que vai deixar seus amigos com água na boca. Mas o Golf R 'wagon' é exatamente isso...

Para esta família de um jovem piloto, este Volkswagen é quase tudo que eu poderia desejar. E, provavelmente, tudo de que eu poderia precisar.

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