Hyundai Kona Hybrid

Hyundai Kona Hybrid faz mais de 21,5 km/l

O Hyundai Kona Hybrid, é um SUV compacto que une design diferenciado, tecnologia e consumo surpreendente

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 32/4000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 19,6 km/litro
      Estrada: 17,4 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 374 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.6

Overview

O Hyundai Kona Hybrid chega ao Brasil com visual futurista, tecnologia avançada e foco em eficiência


  • + Consumo
  • + Tecnologia embarcada
  • + Segurança
  • - Design polarizador
 
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O mercado de SUVs híbridos no Brasil cresce a passos largos, e o Hyundai Kona Hybrid chega para entrar nessa briga com um pacote completo, que alia consumo eficiente, design arrojado e tecnologias de ponta. Mas será que esse conjunto funciona na prática? Vamos às impressões!

Kona Hybrid tem design que divide opiniões

O Hyundai Kona Hybrid chama atenção logo de cara pelo design arrojado. A faixa de LED que atravessa toda a dianteira dá um toque futurista à versão topo de linha Signature, enquanto as rodas diamantadas de liga leve de 18 polegadas têm desenho exclusivo da família Kona, sem igual em outros modelos da Hyundai no Brasil.

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Esse visual único e robusto pode agradar muito, mas também dividir opiniões: não é um carro discreto nem para quem prefere um estilo mais diferenciado.

O SUV tem visual futurista com destaque para a faixa luminosa no capô
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Espaço interno e porta-malas prático

Em dimensões, o Kona cresceu em relação ao modelo anterior vendido fora do Brasil. Ficou mais comprido, mais largo e tem entre-eixos maiores que os do Hyundai Creta, o principal produto da marca no mercado nacional.

A vantagem no espaço interno é perceptível, especialmente na segunda fileira. Ali, a Hyundai também investiu em bancos com densidade otimizada para garantir conforto, mesmo em trajetos mais longos.

O porta-malas tem capacidade para 407 litros, pouco menos que os 422 litros do Creta. Mas com detalhes que facilitam o dia a dia: a tampa tem três ajustes de altura, ideal para garagens com teto baixo, e o assoalho é plano e nivelado à carroceria, o que facilita o carregamento e descarregamento de bagagens.

O porta-malas do Hyundai Kona Hybrid tem capacidade para 407 litros
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Interior moderno com toque tecnológico

O ambiente interno mantém o ar futurista do exterior, principalmente pelo painel digital integrado. São duas telas de 12,3 polegadas, que formam uma "única tela gigante", combinando painel de instrumentos e central multimídia com ótima resolução e visual limpo.

Apesar do design minimalista, nem todos os comandos são sensíveis ao toque — o Kona mantém botões físicos para funções importantes, o que torna a operação mais prática e intuitiva no uso cotidiano.

Entre os itens de conforto, o ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e carregador por indução compõem um pacote bem completo.

Na versão Signature, há ainda câmera 360°, faróis full-LED com assistente automático e sistema de monitoramento de ponto cego com visualização no painel.

A central multimídia e o painel de instrumentos têm 12,3 polegadas, cada uma
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Motor, desempenho e tecnologias híbridas

O sistema híbrido do Kona combina um motor Kappa 1.6 litro a gasolina aspirado, com injeção direta, a um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio de 1,32 kWh. Vale dizer que apesar do nome Kappa estar associado a outros modelos da marca no Brasil, como os das famílias HB20 e Creta, aqui trata-se de um conjunto mecânico distinto.

Juntos, eles entregam 141 cv de potência combinada e torque de 27 kgfm.  O câmbio é automatizado, com dupla embreagem e seis marchas.

O conjunto proporciona aceleração de zero a 100 km/h em 11,2 segundos, com velocidade máxima que varia entre 155 km/h no modo Eco e 165 km/h no modo Sport.

A velocidade máxima varia de acordo com o modo de condução
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Apesar de não ser um carro para quem busca acelerações rápidas, o Kona mostra respostas suaves e eficientes para o uso urbano e viagens em estrada.

Um destaque é o sistema de regeneração de energia: o motorista pode controlar, via aletas atrás do volante, o nível de recuperação da bateria, que tem três níveis ajustáveis ou modo automático. Além disso, essas aletas também funcionam como freio regenerativo gradual ao serem pressionadas.

Para preservar a vida útil das baterias, o sistema mantém a carga entre 30% e 50%, alternando automaticamente entre os modos elétrico, híbrido ou a combustão conforme a necessidade.

Em baixas velocidades, o Kona opera principalmente no modo elétrico, enquanto em velocidade constante na estrada, também pode rodar no modo 100% elétrico — uma característica importante para a sua eficiência.

Kona Hybrid tem consumo surpreendente

Os números oficiais do Inmetro indicam consumo de até 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada - bons números se comparados aos dos rivais. Contudo, em um teste real, em um trecho misto de cidade e estrada, foi possível atingir facilmente 21,7 km/l, evidenciando que o Kona Hybrid realmente entrega um consumo muito eficiente na prática — um dos principais trunfos do modelo.

Conforto e dirigibilidade

A posição de dirigir é elevada, típica de SUVs, mas sem exageros que comprometam a dirigibilidade. A suspensão traseira independente contribui para um rodar confortável, mesmo em pisos irregulares.

A troca entre modos de condução acontece de forma suave e quase imperceptível, o que traz uma sensação de refinamento ao volante. A central multimídia e o painel são intuitivos e fáceis de usar, agregando praticidade ao dia a dia.

Segurança e tecnologia de assistência

O Kona tem um pacote completo de segurança já na versão de entrada, como frenagem automática de emergência, assistente de faixa com centralização e piloto automático adaptativo. A versão Signature adiciona sensor de ponto cego com câmera, assistente de tráfego cruzado traseiro e câmera 360º.

O Hyundai Kona Hybrid entrega bom nível de conforto na segunda fileira de bancos
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Preço, versões e garantia do Kona Hybrid

No Brasil, o Hyundai Kona Hybrid é vendido em duas versões: Ultimate (R$ 214.990) e Signature (R$ 234.990). Tem cinco opções de cores, incluindo o cinza fosco exclusivo da versão topo.

A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para o sistema híbrido.

Vale a pena comprar o Hyundai Kona Hybrid?

O Hyundai Kona Hybrid entrega uma experiência equilibrada. Combina design futurista, bom nível de conforto e um sistema híbrido eficiente - que se destaca pelo consumo na prática.

O modelo é uma alternativa moderna e tecnológica para quem busca um SUV compacto, com personalidade forte e baixo impacto no bolso, mas que também deseja conforto e praticidade.

O SUV é vendido no Brasil em duas versões e custa a partir de R$ 214.990
Crédito: Nicole Santana/WM1
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Ficha Técnica

HYUNDAI - KONA - 2024
1.6 GDI HEV DCT
R$ 169990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1598
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16v
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível secundário
  • Elétrico
  • Start-Stop
  • Sim
  • Potência (cv/rpm)
  • 141/5700
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 32/4000
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 19,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 17,4

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • DCT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Multilink
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4205
  • Largura (mm)
  • 1800
  • Altura (mm)
  • 1565
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 38
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 374
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1437

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Comando de voz
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,25
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Via espelhamento (smartphone)
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 16
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 205/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 16
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 205/60
  • Estepe
  • Space saver

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 60
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 60
  • No Bolso8.8
  • Tecnologia8.9
  • Vida a bordo8.4
  • Desempenho8.5
  • Opinião do repórter8.2
  • + Consumo
  • + Tecnologia embarcada
  • + Segurança
  • - Design polarizador
 
8.6

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