O Hyundai Kona Hybrid chega ao Brasil com visual futurista, tecnologia avançada e foco em eficiência
O mercado de SUVs híbridos no Brasil cresce a passos largos, e o Hyundai Kona Hybrid chega para entrar nessa briga com um pacote completo, que alia consumo eficiente, design arrojado e tecnologias de ponta. Mas será que esse conjunto funciona na prática? Vamos às impressões!
O Hyundai Kona Hybrid chama atenção logo de cara pelo design arrojado. A faixa de LED que atravessa toda a dianteira dá um toque futurista à versão topo de linha Signature, enquanto as rodas diamantadas de liga leve de 18 polegadas têm desenho exclusivo da família Kona, sem igual em outros modelos da Hyundai no Brasil.
Esse visual único e robusto pode agradar muito, mas também dividir opiniões: não é um carro discreto nem para quem prefere um estilo mais diferenciado.
Em dimensões, o Kona cresceu em relação ao modelo anterior vendido fora do Brasil. Ficou mais comprido, mais largo e tem entre-eixos maiores que os do Hyundai Creta, o principal produto da marca no mercado nacional.
A vantagem no espaço interno é perceptível, especialmente na segunda fileira. Ali, a Hyundai também investiu em bancos com densidade otimizada para garantir conforto, mesmo em trajetos mais longos.
O porta-malas tem capacidade para 407 litros, pouco menos que os 422 litros do Creta. Mas com detalhes que facilitam o dia a dia: a tampa tem três ajustes de altura, ideal para garagens com teto baixo, e o assoalho é plano e nivelado à carroceria, o que facilita o carregamento e descarregamento de bagagens.
O ambiente interno mantém o ar futurista do exterior, principalmente pelo painel digital integrado. São duas telas de 12,3 polegadas, que formam uma "única tela gigante", combinando painel de instrumentos e central multimídia com ótima resolução e visual limpo.
Apesar do design minimalista, nem todos os comandos são sensíveis ao toque — o Kona mantém botões físicos para funções importantes, o que torna a operação mais prática e intuitiva no uso cotidiano.
Entre os itens de conforto, o ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e carregador por indução compõem um pacote bem completo.
Na versão Signature, há ainda câmera 360°, faróis full-LED com assistente automático e sistema de monitoramento de ponto cego com visualização no painel.
O sistema híbrido do Kona combina um motor Kappa 1.6 litro a gasolina aspirado, com injeção direta, a um motor elétrico alimentado por uma bateria de íons de lítio de 1,32 kWh. Vale dizer que apesar do nome Kappa estar associado a outros modelos da marca no Brasil, como os das famílias HB20 e Creta, aqui trata-se de um conjunto mecânico distinto.
Juntos, eles entregam 141 cv de potência combinada e torque de 27 kgfm. O câmbio é automatizado, com dupla embreagem e seis marchas.
O conjunto proporciona aceleração de zero a 100 km/h em 11,2 segundos, com velocidade máxima que varia entre 155 km/h no modo Eco e 165 km/h no modo Sport.
Apesar de não ser um carro para quem busca acelerações rápidas, o Kona mostra respostas suaves e eficientes para o uso urbano e viagens em estrada.
Um destaque é o sistema de regeneração de energia: o motorista pode controlar, via aletas atrás do volante, o nível de recuperação da bateria, que tem três níveis ajustáveis ou modo automático. Além disso, essas aletas também funcionam como freio regenerativo gradual ao serem pressionadas.
Para preservar a vida útil das baterias, o sistema mantém a carga entre 30% e 50%, alternando automaticamente entre os modos elétrico, híbrido ou a combustão conforme a necessidade.
Em baixas velocidades, o Kona opera principalmente no modo elétrico, enquanto em velocidade constante na estrada, também pode rodar no modo 100% elétrico — uma característica importante para a sua eficiência.
Os números oficiais do Inmetro indicam consumo de até 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada - bons números se comparados aos dos rivais. Contudo, em um teste real, em um trecho misto de cidade e estrada, foi possível atingir facilmente 21,7 km/l, evidenciando que o Kona Hybrid realmente entrega um consumo muito eficiente na prática — um dos principais trunfos do modelo.
A posição de dirigir é elevada, típica de SUVs, mas sem exageros que comprometam a dirigibilidade. A suspensão traseira independente contribui para um rodar confortável, mesmo em pisos irregulares.
A troca entre modos de condução acontece de forma suave e quase imperceptível, o que traz uma sensação de refinamento ao volante. A central multimídia e o painel são intuitivos e fáceis de usar, agregando praticidade ao dia a dia.
O Kona tem um pacote completo de segurança já na versão de entrada, como frenagem automática de emergência, assistente de faixa com centralização e piloto automático adaptativo. A versão Signature adiciona sensor de ponto cego com câmera, assistente de tráfego cruzado traseiro e câmera 360º.
No Brasil, o Hyundai Kona Hybrid é vendido em duas versões: Ultimate (R$ 214.990) e Signature (R$ 234.990). Tem cinco opções de cores, incluindo o cinza fosco exclusivo da versão topo.
A garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para o sistema híbrido.
O Hyundai Kona Hybrid entrega uma experiência equilibrada. Combina design futurista, bom nível de conforto e um sistema híbrido eficiente - que se destaca pelo consumo na prática.
O modelo é uma alternativa moderna e tecnológica para quem busca um SUV compacto, com personalidade forte e baixo impacto no bolso, mas que também deseja conforto e praticidade.
HYUNDAI - KONA - 2024 |
1.6 GDI HEV DCT |
R$ 169990 |
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