Minivan C4 Picasso chega ao Brasil importado da Espanha

Carro entra como a segunda opção da marca no segmento de minivans


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- O WebMotors foi o primeiro portal a anunciar a chegada do C4 Picasso, depois de flagrá-lo nas ruas de São Paulo. Ontem, a Citroën divulgou o valor de R$ 80,70 mil e o pacote de opcionais disponíveis para o automóvel familiar. O único equipamento diferenciado que o modelo oferece é o ar-condicionado quadrizona e o teto de vidro panorâmico.

O WebMotors rodou com o automóvel por um percurso de 200 km, composto por rodovias e ruas. O carro lembra o Grand C4 Picasso em quase todos os sentidos, com exceção do tamanho. O Grand tem 4,59 mm de comprimento, 1,83 m de largura e 1,66 m de altura. Já o C4 tem 4,47 m de comprimento, 2,10 m de largura, 1,68 m de altura.

Quando rodamos com o irmão mais velho, dissermos que o carro se comportou como uma “nave”. Com o “caçulinha” a história não foi diferente. O motor que equipa o C4 mesmo do Grand é um 4-cilindros em linha de 2 litros com 143 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 20,4 kgm a 4.000 rpm.

A diferença é que o C4 é um pouco mais leve, cerca de 50 kg, logo, sua relação peso-potência de 10,5 kg/cv é melhor que a do irmão mais velho. Mas, como ocorre com o Grand Picasso, a grande sacada do C4 está no conforto e na mobilidade. Porta-trecos em tudo quanto é lugar, pára-brisa estendido até a altura da testa, sistema de controle de odor, comandos do rádio e painel no miolo do volante e ar-condicionado bizona são os diferenciais.

Na estrada o carro se comporta como um carro de família, sem grandes trancos para atingir a velocidade de cruzeiro. Na cidade o dono do C4 tem de pensar mais para mudar de faixa, pois seu tamanho e o câmbio exigem manobras mais cautelosas.

Como o C4 Picasso é importado da Espanha, o motor não conta com a tecnologia flexível em combustível. Isso é quase impossível de ocorrer, a não ser que a produção da minivan passe a ser na planta da Argentina, onde é fabricado o C4 Pallas, já disponível com motor flexível. A Citroën não confirmou uma futura comercialização deste modelo na versão “flex”.

O conforto ganha pontos neste carro com os bancos traseiros, que podem ser inclinados, ocupando um pequeno espaço do porta-malas, que comporta até 490l. Caso o usuário pretenda colocar mais bagagem, um sistema de trilhos faz com que cada assento deslize para a frente. Totalmente diferente do sistema utilizado pelo Volkswagen Fox.

Tudo é muito simples e fácil de manusear. Com todos os bancos rebatidos, dá para carregar até 1.775l. Porém, não se empolgue! O modelo é de luxo e não serve para você levar sacos de cimento ou argamassa, pois a sua capacidade máxima é de 529 kg.

A estabilidade do automóvel é favorecida pelos sistemas eletrônicos de segurança existe até a opção de desligar o controle de tração, mas não a utilizamos, pelos pneus 215/55 R16 e pelos amortecedores hidráulicos. O C4 Picasso é mais estável e menos barulhento que o seu irmão maior.

A Citroën não divulgou quanto o C4 bebe, porém neste trecho que fizemos o computador de bordo marcou ter gasto quase meio tanque. Com capacidade total de 60 l de gasolina, o automóvel fez, por nossas estimativas, 6,7 km/l. Segundo a Citroën européia, este modelo equipado com motor 2-litros faz 7,7 km/l.

A idéia da Citroën Brasil é comercializar os três monovolumes, Xsara Picasso, C4 Picasso e Grand C4 Picasso, mantendo a liderança do Xsara.

FICHA TÉCNICA – C4 Picasso

MOTORQuatro tempos, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1997 cm³
POTÊNCIA 143 cv a 6.000 rpm
TORQUE 20,3 a 4.000 rpm
CÂMBIOAutomático Sequencial
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃOHidraulica de assistência variável
RODAS Dianteiras e traseiras em aro 16” de liga-leve
PNEUS Dianteiros e traseiros 215/55 R16
COMPRIMENTO 4,47 m
ALTURA 1,68 m
LARGURA 2,10 m 1,83 m sem espelhos
ENTREEIXOS 2,73 m
PORTA-MALAS490 l
PESO vazio 1511 kg
TANQUE60 l
SUSPENSÃO Dianteira com rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
CORESGris Aluminiun prata, Noir Onyx preto, Nocciola castanho, Gris Fer cinza e Rouge vermelho
PREÇOSDe R$ 82,70 mil


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