- Durante o lançamento do New Fiesta, em Punta del Este, no Uruguai, a Ford insistiu e frisou que o modelo teria de se encaixar na categoria dos hatches Premium. Por isso ele chegaria a um valor acima ou até equiparado aos modelos da categoria almejada. Conforme falamos no texto de apresentação do New Fiesta, o carro chega com os seguintes valores sugeridos: R$ 48,95 mil entrada, 51,95 mil intermediária e R$ 54,95 mil topo.
A opção de entrada traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme. Por R$ 3 mil a mais você compra a segunda opção que adiciona freios ABS, controle de estabilidade ESC, controle de tração TCS, assistente de partida em rampa HLA, airbag duplo e sistema multimídia Sync com comando de voz em português. Na versão completa, o New Fiesta oferece 7 airbags, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, espelhos retrovisores com luzes indicadoras e aquecedor, luzes dianteiras de LED e molduras cromadas no para-choque.
A novidade chega praticamente um ano após do lançamento da opção sedã. Como principais novidades, além da carroceria, o modelo traz a grade do radiador sem os detalhes cromados, retrovisores com separação para o ponto-morto e luz de segurança em Led opcional. Todos os elementos incorporados na opção hatch migrarão para a versão sedã antes do final de 2011.
O motor que o hatch usa tem 115 cv com etanol a 5.500 rpm e 110 cv com gasolina a 6.250 rpm. Seu torque máximo é de 159 Nm com etanol a 4.250 rpm e 155 Nm com gasolina a 4.250 rpm. De acordo com a Ford, o New Fiesta Hatch faz de 0 a 100 km/h em 12,1s com gasolina e 11,7s com etanol. Com cabeçote de alumínio, esse propulsor conjunto dá ao modelo um consumo na cidade de 11,0 km/l com gasolina e 7,5 km/l com etanol segundo a norma NBR 6601. Na estrada, roda 13,9 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol conforme a NBR 7024. O que dá uma média ponderada de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol, já considerando os ajustes.
Com 1.145 kg, o Fiesta hatch marca uma relação peso/potência 9,9 kg/cv. A opção com câmbio automático foi descartada pela Ford, assim como uma opção mais esportiva com uma sobrealimentação.
Impressões ao dirigir:
Rodamos com o New Fiesta em sua versão topo por cerca de 90 km. Totalmente grudado no chão, o novo modelo da Ford tem uma “pegada” parecida prazerosa com a do Ford Ka antigo. Lógico que levando em conta as diferenças proporcionais de tempo, tamanho e evolução tecnológicas. Diríamos na verdade que o New Fiesta é o resultado de uma mistura bem feita do Ka com o Focus. A direção com assistência elétrica do modelo oferece respostas rápidas, afinal, ela conta com um sistema que compensa os desníveis da pista.
Durante o percurso ficou nítido que o equipamento que compensa as inclinações ajuda um bocado na hora em que você busca uma tocada mais esportiva. De acordo com o release da Ford, a calibração foi desenvolvida cuidadosamente para oferecer mais precisão e conforto sem tirar a conexão do motorista com a pista. A visibilidade do motorista é favorecida com os retrovisores bipartidos por regiões, favorecendo a imagem que aparece no ponto-morto do motorista.
Depois de 30 km à direção, passo o volante para outro colega e sento no banco do passageiro. A sensação de estar ao lado do condutor é confortável, porém um pouco incômoda para pessoas com estatura acima de 1,80 m. Aquela caixa de rodas fica no seu pé, cansa a perna. Algo muito parecido ocorre quando se passeia no banco do passageiro do Chevrolet Agile.
Mas o espaço interno não é o ponto forte do hatch. No terceiro revezamento de pilotos, sentei no banco traseiro. Lá sofri um pouco e fiquei com o pescoço um pouco dobrado para não encostar a cabeça no teto. A sorte é que o espaço para os joelhos foi o suficiente para eu dar uma boa ajeitada.
Se disséssemos que o espaço é curto, mas que o porta-malas compensa. Tudo bem! Mas não, o volume do porta-malas é de 290 litros. Uma capacidade semelhante a dos hatches compactos presentes no mercado nacional. O Fiesta Figo antigo tem, por exemplo, 305 litros de capacidade no compartimento de carga.
Interatividade
O console do New Fiesta traz um desenho que imita os celulares de uma geração anterior da dos novos. Os botões negros em formato triangular parecem flutuar acima de uma base de plástico prateada. O visual é bem interessante e moderno. Mas a grande novidade não está só na aparência, já mostrada na opção sedã.
Internamente, o grande chamariz do New Fiesta hatch está no sistema de multimídia Sync, desenvolvido pela Ford em conjunto com a Microsoft, com comando de voz em português. Disponível a partir da versão intermediária, ele permite, por meio de uma conexão Bluetooth, ao usuário realizar quase todas as funções de um celular sem precisar tirar as mãos do volante: atender e fazer ligações, consultar a agenda, contatos, ler e enviar mensagens de texto com comando de voz – o sistema lê as mensagens para o motorista –, além de executar músicas arquivadas na memória no telefone. Outro detalhe interessante do sistema é que você pode deixar 15 mensagens padrões para serem enviadas por meio do comando de voz. Apesar de toda a novidade tecnologica, o sistema desenvolvido pela empresa do Bill Gates não conversa totalmente com os aparelhos desenvolvidos pela empresa de Steves Jobs. Durante o teste drive tentamos por inúmeras vezes conectar um iPhone ao sistema e não obtivemos sucesso. De acordo com a Ford, uma lista identificando os aparelhos que “conversem bem” com o carro será disponibilizada aos interessados.
Outra novidade tecnológica do Fiesta é o controle eletrônico de estabilidade e o assistente de partida em rampa. Ambos os sistemas só disponíveis na opção intermediária e topo.
Não dá para encarar:
1. Um carro que foi apontado para atuar no segmento Premium não ter ar-condicionado digital.
2. Ter um sistema tão complexo de telefonia, mas que não conversa com um dos telefones mais desejados do mercado.
3. Segurança: Um modelo que atua nesta categoria não deveria usar freios a tambor nas rodas traseiras.
Valor acima de qualquer suspeita:
Se comparado com os seus concorrentes, o New Fiesta está bem mais salgado que o Fiat Punto R$ 45,21 mil e o VW Polo R$ 44 mil. Com quase o mesmo dinheiro da versão topo do Fiesta você consegue comprar, por exemplo, um Focus de entrada por R$ 54,25 mil ou até um VW Golf por R$ 54,32 mil.
Compre se...
...você não liga de pagar a mais para ter um design inovador em sua garagem. Caso você goste do DNA Ford. Se você tem um celular que funciona totalmente com o sistema Sync.
DESEMPENHO E PERFORMANCE
CAPACIDADE