Nissan Versa Sense 7559

Nissan Versa Sense: quando o basicão agrada

Versão de entrada do três volumes tem pacote de itens interessante e conjunto mecânico muito bem acertado

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 15,5 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 460 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
8.2

Overview

Versão de entrada do três volumes tem transmissão manual e pacote de itens de segurança e conforto enxuto, porém adequado.


  • + Bom custo-benefício
  • + Bom conjunto mecânico
  • - Falta de conectividade
 
  • 0.0 Estrela icone
  • 0.0 de 5 estrelas
  1. Home
  2. Testes
  3. Nissan Versa Sense: quando o basicão agrada
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Há tempos o repórter que vos escreve não testava um veículo dessa estirpe. Me refiro ao Versa Sense, versão de entrada do três volumes da Nissan. Já adianto que o pacote de itens de segurança de conforto é enxuto, porém justo. Além disso, o sedã "sem firulas" tem um élan capaz de seduzir qualquer fanático por automóveis: câmbio manual. O fabricante pede R$ 76.800 pelo veículo. Mas será que ele vale isso mesmo?

Visual do Nissan Versa Sense

A versão de entrada do Versa é favorecida pela identidade visual, que, de fato, surpreende e lhe dá aspecto de carro mais caro. Ele tem cromado interessante na grade dianteira. Suas linhas transmitem robustez e uma audácia que, por exemplo, falta ao modelo antigo, hoje comercializado como Versa V-Drive.

Os faróis do Nissan Versa Sense são halogêneos, sem assinatura em LED. Também não há faróis auxiliares como na configuração topo de linha, vale frisar. Os retrovisores externos, pintados na mesma cor da carroceria, por sua vez, não têm repetidores de seta.

O Versa Sense tem rodas de aço com calotas de 15', calçadas por pneus 195/65. Tudo bem que calotas são um tanto quanto frugais, simples e tiram um pouco o brilho da identidade visual requintada do carro. Mas o jogo de pneus, bom ressaltar, casa direitinho com o sedã. 

Dimensões

Outro ponto além do design que dá ao Nissan Versa Sense aspecto de veículo mais caro são suas dimensões. O três volumes mede 4,5 m de comprimento, 1,47 m de altura e 1,74 m de largura. O entre-eixos é de 2,62 m. Como dá para notar, os números se aproximam aos de um sedã de porte médio, como o Honda Civic.

Por falar em dimensões, o mais do que digno porta-malas tem capacidade de 466 litros. Tudo bem que não é o suprassumo do segmento - o líder nesse quesito é o Fiat Cronos com 535 litros -, mas é super adequado, e fica próximo ao sedã líder de vendas, o Chevrolet Onix Plus, com capacidade para 469 l. Vale frisar, contudo, que ele tem acabamento muito simples e não tem luz de iluminação. Além disso, é dotado do glorioso pescoço de ganso, que pode danificar bagagens. 

Interior do Nissan Versa Sense

No interior do três volumes encontramos acabamento condizente com a proposta de veículo de entrada que ele tem. Mas o plástico é de boa qualidade. O revestimento das portas têm texturas diferentes e, na dianteira, até uma agradável área em tecido.

Outra coisa bacana são as maçanetas cromadas, difíceis de encontrar em carro de entrada. As portas do Nissan Versa Sense, aliás, têm travamento automático. O modelo também tem vidros elétricos, mas vale dizer que a função um-toque se faz presente só para abrir o vidro do motorista.

De resto, é necessário o uso do botão. Ou seja, fique de olho nas crianças para não rolar nenhum problema.

Já os bancos são forrados por material sintético, em dois tons. O banco do motorista, bom destacar, tem regulagem de altura.

O volante não tem revestimento em couro, mas dispõe de comandos de áudio. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade. Conta-giros e velocímetro, contudo, são analógicos. Há também um display central de 3,5' que mostra informações bem básicas do automóvel.

Outra coisa que também é bem rudimentar é o multimídia. O Versa Sense tem um simples rádio AM/FM com conexão via Bluetooth. O sistema de som tem apenas quatro alto-falantes. Condutor e passageiro também dispõem de entrada USB, tomada 12V e entrada auxiliar.

Espaço e itens de segurança e conforto

O espaço interno é bom. Além disso, passageiros ainda têm um porta-revistas para deixar um livro ou alguma outra besteirinha. A parte traseira também dispõem de duas entradas USB para carregamento, que, graças à disposição, pode ainda atender à motorista e ao carona na dianteira.

O Nissan Versa Sense tem cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes. No entanto, esses encostos são integrados ao banco. Outro problema é que o banco traseiro não é rebatível. O fabricante colocou uma nada bela chapa a fim de impedir o rebatimento.

Em termos de segurança e conforto, o pacote do Nissan Versa Sense é, de fato, bem interessante. Ele tem airbags duplos frontais, airbags laterais e de cortina. Também conta com alerta de cinto de segurança destravado para os ocupantes da frente e de trás, controle de tração e estabilidade, fixadores Isofix e ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem.

Entram também no pacote sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa. O modelo dispõe ainda de um outro mimo raro em um carro dessa estirpe: chave presencial e partida por meio de botão.

Dinâmica do Nissan Versa Sense

A dinâmica do Versa prima pelo conforto. O equilibrado conjunto é empurrado por um 1.6 aspirado de 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgf.m a 3.750 rpm quando abastecido com etanol.

Uma vantagem do Versa ante outros modelos é o peso. O sedã pesa pouco mais de 1 tonelada, e isso acaba lhe garantindo uma boa relação peso-potência e, por conseguinte, bom desempenho.

Casa com o motor 1.6 bela transmissão manual de cinco marchas, muito bem escalonada. Isso sem contar que o câmbio é macio e tem engates muito precisos. Os elogios não vêm por causa da saudade que o repórter estava de um carro manual, mas sim porque é, de fato, bom.

Motor 1.6 aspirado casa com transmissão manual de cinco marchas
Crédito: Ricardo Rollo/ WM1

O volante com base aplanada tem boa pega e a suspensão prima, evidente, pelo conforto. Embora o acerto deixe o Versa um pouco molenga, não é nada que comprometa.

Por fim, os valores de consumo homologados junto ao Inmetro não são ruins. Não mesmo. São 8,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada com álcool. Com gasolina, são 9,6 km/l em ciclo urbano e 13,8 km/l em ciclo rodoviário.

Pós-venda

A Nissan tem esquema de revisão do Versa Sense a cada 10.000 km. Dê uma olhada nos valores sugeridos das manutenções do sedã compacto:

10.000 km: 3x R$ 93,57

20.000 km: 3x R$ 203,26

30.000 km: 3x R$ 140,85

40.000 km: 3x R$ 203,26

50.000 km: 3x R$ 140,85

60.000 km: 3x 201,99

No seguro, pela simulação no AutoCompara, a menor cotação para o Nissan Versa Sense ficou em R$ 2.309,73, com franquia de R$ 4.411,00. O perfil é masculino, 35 anos e morador da Zona Sul da cidade de São Paulo.

Veja abaixo o vídeo do teste com o Nissan Versa Sense:

Ficha Técnica

NISSAN - VERSA - 2021
1.6 16V FLEX SENSE MANUAL
R$ 80690

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.6
  • Cilindrada cm³
  • 1598
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 10,7:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Número de válvulas (comercial)
  • 16V
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Aspirado
  • Potência (cv/rpm)
  • 114
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 15,5

Transmissão +

  • Transmissão
  • Manual
  • Número de marchas
  • 5
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4492
  • Largura (mm)
  • 1695
  • Altura (mm)
  • 1506
  • Entre-eixos (mm)
  • 2600
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 41
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 460
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1056

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Convencional
  • USB
  • Sim
  • CD/MP3 player
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Aço
  • Tipo de roda - Calotas
  • Integrais
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 15
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 185/65
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 15
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 185/65
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 36
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 36
  • No Bolso8.5
  • Tecnologia6.8
  • Vida a bordo8.0
  • Desempenho8.6
  • Opinião do repórter8.7
  • + Bom custo-benefício
  • + Bom conjunto mecânico
  • - Falta de conectividade
 
8.2

Compartilhar
Comentários