- Desde que surgiu, nos idos de 1999, a Fiat Palio Adventure sempre quis ser um utilitário esportivo, mas nunca convenceu. Isso não a impediu de ser um sucesso de vendas e de criar um segmento à parte no mercado. Agora, em sua versão mais recente, a Palio Adventure quase conseguiu chegar lá. Alta como um utilitário, ela até tentar ter alguma desenvoltura em caminhos difíceis com o sistema Locker, mas o bom, mesmo, seria uma tração integral permanente.
Se a perua tivesse o sistema, ela certamente poderia ser chamada de crossover, o segmento de mercado que mais cresce no mundo, já que é assumidamente um híbrido entre utilitários, seu porte e sua tração nas quatro rodas com a dirigibilidade de carros de passeio. E não dá para dizer que ele seria caríssimo porque o EcoSport 4WD, que traz o sistema, custará, com o motor 2-litros flex, apenas R$ 61,9 mil.
Considerando que este EcoSport também vem muito mais equipado e que traz um motor muito superior ao 1,8-litro que equipa a perua da Fiat, a diferença de valor, de pouco mais de R$ 6.000, talvez crie um apelo interessante para os consumidores que querem um modelo um pouco mais capaz de enfrentar atoleiros, ainda que também tenha suas carências.
O caso é que o consumidor, como a Fiat percebeu desde muito cedo, não está procurando um modelo capaz de enfrentar pisos difíceis, mas sim um que tenha posição de dirigir mais alta e um bocado de aparência. Neste sentido, a nova versão da perua pode ser considerada uma das mais bem-sucedidas, deixando o modelo que substitui no esquecimento com alguma facilidade.
Ao volante
Ainda que seja a mais bonita das Adventure até hoje, e a mais alta, a Locker é basicamente o mesmo modelo lançado há mais de dez anos. Com isso, ela acaba sendo penalizada pelo espaço interno menor do que o exterior promete. A posição de dirigir também poderia ser melhor, com uma regulagem de altura e distância do volante e um banco que pudesse ficar mais baixo, para aqueles que não gostam tanto de uma posição alta de dirigir.
O porta-malas, de 460 l, é razoável, mas fica abaixo do do Siena. De todo modo, ele é bem superior ao do EcoSport, o que o torna atraente para quem tem muita bagagem para carregar.
O motor, o velho 1,8-litro fornecido pela GM, não é exatamente econômico nem bem disposto. Pelo contrário. Ele demora a crescer de giro, algo que vai contra a natureza dos modelos da marca italiana. Por isso é que, muito em breve, o modelo deverá receber o novo motor 1,85-litro do Linea, que a Fiat chama de 1.9. Vale ficar atento quanto a isso para não comprar um modelo cujo motor mudará em pouco tempo.
No mais, a Palio Adventure é uma velha conhecida. E todo mundo sabe que qualquer um aceita melhor um conhecido em casa do que alguém que acabou de chegar. O mesmo vale para a garagem.
FICHA TÉCNICA – Fiat Palio Adventure Locker
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.796 cm³ |
POTÊNCIA | 112 cv gasolina e 114 cv álcool a 5.500 rpm |
TORQUE | 17,8 kgm gasolina e 18,5 kgm álcool a 4.100 rpm |
CÂMBIO | Manual de cinco velocidades |
TRAÇÃO | Dianteira |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira; hidráulica |
RODAS | Aro 15” de liga-leve |
PNEUS | 205/70 R15 |
COMPRIMENTO | 4,31 m |
ALTURA | 1,64 m |
LARGURA | 1,72 m |
ENTREEIXO | 2,47 m |
PORTA-MALAS | 460 l |
PESO em ordem de marcha | 1.198 kg |
TANQUE | 51 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente tipo McPherson; traseira interdependente, com barra de torção |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira |
CORES | Azul Búzios, Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Azul Vitality, Bege Savannah, Cinza Cromo, Cinza Scandium, Cinza Tellurium, Prata Bari, Preto Vesúvio, Verde Lagoon, Verde Savage |
PREÇO | R$ 55,64 mil |