Nova S10 High Country

Nova S10 entrega muito mais do que visual

Picape da Chevrolet ganhou itens relevantes de segurança e conectividade. Veja como anda a topo de linha High Country

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 51/2000 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,7 km/litro
      Estrada: 10,6 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 1061 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9.1

Overview


  • + Segurança
  • + Conectividade
  • - Ergonomia
  • - Tecnologias off-road
 
  • 5.0 Estrela icone
  • 5.0 de 5 estrelas
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Lukas Kenji
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Quando um carro é atualizado para uma nova linha, as mudanças são geralmente tímidas. Não passam de poucos itens de série a mais ou uma cor diferente de carroceria. Isso não se aplica à Chevrolet S10 2021. Embora as novas opções de grades sejam chamativas, a picape tem uma porção de novidades que não podem ser vistas, mas que são relevantes porque têm a ver com segurança.

Antes de mais nada, vale lembrar que a linha 2021 do modelo está disponível em cinco versões de acabamento. Os preços começam em R$ 125.390 e podem chegar a R$ 213.290, que é o valor cobrado pela versão, aqui avaliada, High Country.

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Só ela oferece grade preta com o nome Chevrolet em relevo, enquanto o tradicional logo da gravata fica recolhido ao canto esquerdo. É um visual que aproxima a nova S10 da Colorado, picape média da GM vendida nos Estados Unidos.

Chevrolet S10 High Country 2021
Nova S10 High Country 2021 vem com rodas escurecidas exclusivas, santantônio e capota marítima
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Outras exclusividades da configuração topo de linha ficam por conta das rodas pretas com aros de 18 polegadas, além de santantônio e capota marítima. O para-choque também é novo. Ele posicionou os faróis de neblina mais acima e ampliou o ângulo de entrada da picape de 25º para 27º.

Por dentro, há apliques com o logo da versão nas portas e elementos de alumínio polido. Já o restante do ambiente interno é praticamente o mesmo da linha anterior. Mescla bem elementos robustos com itens que aproximam a picape de um carro de passeio.

Neste sentido, um problema relevante é a falta de ajuste de profundidade da direção, de modo que é difícil encontrar uma posição adequada ao volante. Por outro lado, o banco do motorista tem regulagens elétricas.

Mais conectada

De toda forma, o que mais agrega modernidade à S10 é a central multimídia equipada com o sistema MyLink de terceira geração. A grande novidade é que o dispositivo permite conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Basta ligar o Bluetooth do celular que a mágica acontece.

Nova S10 Chevrolet Linha 2021
Picape está mais conectada com a nova central MyLink com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio
Crédito: Reprodução
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Outro recurso novo é o Wi-Fi de série. O modelo é equipado com um chip comum que permite conexão à internet.

Já na parte traseira do habitáculo, destaque para o bom espaço que permite viagens com três adultos. A S10 tem 5,41 metros de comprimento, sendo 3,09 m de entre-eixos. O ponto positivo é que o túnel central é quase plano. Já a parte negativa é que não há saída de ar ou USB lá atrás. Não é pedir demais em um carro de mais de R$ 200 mil que se oferece como opção para longas viagens em família.

Ainda sobre dimensões, destaque para a caçamba. Com 1.061 litros, é o melhor volume da categoria. A novidade é que agora há um amortecedor para que a tampa traseira não caia com tudo. O item, porém, é vendido como acessório.

Sempre alerta

Mas os maiores avanços da Chevrolet S10 2021 ficam com os sistemas de segurança. Todas as versões agora oferecem seis airbags de série. Já em termos de tecnologias, a nova S10 High Country tem aviso de transição de faixa, além de alerta de colisão frontal. Este recurso emite uma luz vermelha e pode até atuar de maneira autônoma no freio, caso detecte um possível acidente.

Chevrolet S10 High Country
Alerta de frenagem de emergência está disponível nesta versão topo de linha da nova S10
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Agora, o sistema também é capaz de alertar a presença de pedestres e também pode frear a picape, caso entenda ser necessário. Os equipamentos transmitiram a sensação de que poderiam ser melhor calibrados. Isto é, eles parecem assustados, com alertas desnecessários.

Não foram raras as vezes em que um aviso foi emitido só porque o veículo da frente desacelerou em uma lombada. De toda forma, quando o assunto é segurança, melhor pecar pelo excesso.

Nova turbina

Em uma nova linha com tantas novidades, a GM também guardou uma surpresinha em relação à mecânica. A picape recebeu o implemento de uma nova turbina. Ela é derivada da Colorado, em um movimento que mostra que a S10 vai ficar cada vez mais parecida com a prima norte-americana.

Na teoria, a montadora afirma que o novo equipamento torna as acelerações mais progressivas. Na prática, não parece haver qualquer diferença. Os números também mostram que a potência e o torque do motor 2.8 turbodiesel foram mantidos.

Chevrolet S10 High Country
Versão topo de linha High Country tem detalhes exclusivos, como a grade escurecida
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Com 200 cv de potência a 3.600 rpm, a nova S10 só não é mais potente do que a ignorante Volkswagen Amarok V6 e seus 258 cv. Já o torque é de 44,9 kgf.m a 2.000 rotações.

O motor continua a trabalhar em parceria com a transmissão automática de seis velocidades. O casamento mantém a boa forma. Enquanto o motorzão curte atuar em rotações baixas, o câmbio desloca-se com precisão para a marcha adequada com rapidez.

Já os itens de capacidade off-road continuam os mesmos. Há seletor de tração com as posições 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida, assistentes de subida e declive, além de controles de estabilidade e tração.

Outros itens de série da nova S10 High Country são faróis e lanternas de neblina, sensores crepuscular e de chuva, LEDs de uso diurno, lanternas de LED, ar-condicionado automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, trio elétrico, bancos revestidos de couro e câmera de ré.

Vale a pena?

A boa oferta de equipamentos de série aliada aos novos itens de segurança e conectividade ajudam a ampliar a relação custo-benefício da S10, que já era satisfatória. Se considerarmos apenas as versões topo de linha, o modelo da Chevrolet é mais em conta do que a maioria dos concorrentes.

Apesar de dever alguns itens, como faróis de LED e ajuste de profundidade da direção, somado a sistemas básicos para uma viagem off-road, o modelo ainda entrega uma boa solução como produto e continua a ser uma das melhores opções da categoria de picapes médias.

 

Ficha Técnica

CHEVROLET - S10 - 2021
2.8 16V TURBO DIESEL HIGH COUNTRY CD 4X4 AUTOMÁTICO
R$ 239280

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 2.8
  • Cilindrada cm³
  • 2776
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Taxa de compressão
  • 16.5:1
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Não
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 200/3600
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 51/2000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 10,3
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,7
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 10,6
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automática
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • AT6
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Integral parcial
  • Nomenclatura da tração (comercial)
  • 4X4

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 5408
  • Largura (mm)
  • 1874
  • Altura (mm)
  • 1839
  • Entre-eixos (mm)
  • 3096
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 223
  • Diâmetro de giro (mm)
  • 12,7
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 30,7
  • Ângulo de saída (graus)
  • 16,1
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 76
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 1061
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 2101

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • Sistema de áudio - Nomenclatura (comercial)
  • MyLink
  • USB
  • Sim
  • AUX-in
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 7
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Concierge - Segurança
  • Sim
  • Concierge - Emergência
  • Sim
  • Concierge - Navegação
  • Sim

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 18
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 265/60
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 18
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 265/60
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso8.9
  • Tecnologia9.5
  • Vida a bordo9.1
  • Desempenho9.0
  • Opinião do repórter9.0
  • + Segurança
  • + Conectividade
  • - Ergonomia
  • - Tecnologias off-road
 
9.1

  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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