Novo Audi S3 fica ainda mais potente

Modelo tem agora motor de 225 cavalos


  1. Home
  2. Testes
  3. Novo Audi S3 fica ainda mais potente
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Audi S3 ficou ainda mais rápido. Versão mais esportiva do A3, o novo S3, que está chegando às concessionários no início deste mês, recebeu motor de 225 cavalos, capaz de levar o modelo a 243 km/h de velocidade máxima a versão anterior, de 210 cv, alcança 238 km/h. Com o novo propulsor, o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h baixou de 6,8 para 6,6. Com esses números, a Audi reforça a proposta de garantir a seu compacto premium desempenho superior ao de veículos de outras marcas com motorização maior.

Além do acréscimo de 15 cavalos na potência máxima, o torque também subiu, passando de 270 para 280 Nm, disponíveis entre 2 200 e 5 500 rpm. Por isso, apesar de sua vocação esportiva, o modelo pode perfeitamente ser utilizado no dia-a-dia, mesmo em baixas velocidades, graças à oferta de muita força em baixas rotações.

O segredo de tanto desempenho está no mesmo motor 1.8 de quatro cilindros e 20 válvulas, utilizado na versão mais brava do esportivo TT, que vem com turbocompressor que pode trabalhar com pressão de até 2,1 bar, além de dois intercoolers resfriadores de ar. Resfriada, a mistura ar / combustível entra em maior quantidade na câmara de combustão, o que proporciona rendimento superior. Combinado com o câmbio manual de seis marchas e a tração integral Quattro – que distribui nas quatro rodas a força gerada pelo motor –, o conjunto garante desempenho excepcional e estabilidade acima da média em qualquer situação. O consumo médio, segundo a Audi, é de 10,7 km/l.

Afora a tração nas quatro rodas, outro fator que justifica a alta estabilidade direcional é a carroceria levemente rebaixada, por causa da suspensão mais esportiva. Essa providência, porém, segundo a fábrica, não comprometeu a suavidade: o S3 continua oferecendo conforto acima da média quando comparado a outros modelos com suspensão esportiva. Na frente, o sistema McPherson recebeu novos braços triangulares e alterações na geometria, que tornaram a direção ainda mais precisa. Na suspensão traseira, independente, as molas e amortecedores, instalados em ângulo, são montados separadamente, para aumentar o espaço interno.

Os quatro discos de freio são ventilados e assistidos por sistema antitravamento ABS. O projeto inclui também o Electronic Brake-force Distribution EBD, um distribuidor eletrônico de força de frenagem que assegura confiabilidade sob qualquer condição. O Programa Eletrônico de Estabilidade ESP é equipamento de série.

Os pára-choques e as grandes entradas de ar foram desenhados especialmente para o S3. Os faróis de gás xênon fazem parte do projeto original, assim como as rodas Avus aro 17 – com pneus de perfil baixo 225/45 R 17 –, que contribuem para a aparência esportiva do modelo. Na traseira, destacam-se o spoiler no teto e o escapamento de saída dupla.

Para reforçar a segurança, há quatro bolsas infláveis duas frontais e duas laterais, montadas no encosto dos bancos da frente. O acabamento mescla esportividade e sobriedade, bem caracterizadas pelas aplicações de madeira laqueada e elementos de fibra de carbono no painel e nas laterais. Há integração perfeita com os bancos esportivos Recaro e o quadro de instrumentos, que inclui o sistema Driver Information System DIS, computador de bordo e check control.


Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors