POLO 1.6

Acabamento e desempenho fazem diferença


  1. Home
  2. Testes
  3. POLO 1.6
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

















ITENS TESTADOS 


















































  GOSTOU?
faça
uma proposta de 0 Km
compare
todas as versões
 

escolha
um modelo usado
  











O motor tem
apenas 101 cavalos de potência, mas câmbio
com relações curtas proporciona
desempenho arisco ao modelo.


Tem gente que não gosta de carros “nervosos”.
Mas, para quem gosta, o novo Polo 1.6, na sua
versão mais completa (Comfortline), é
um prato cheio. Embora com apenas 101 cavalos
de potência (a 5.500 rpm), o motor desse
modelo oferece desempenho arisco. O motivo é
o câmbio com relações curtas,
que obrigam o motorista a trocar de marchas com
mais freqüência, e aproveitar melhor
os altos giros.


Na prática, o Polo 1.6 é um carrinho
de passeio, mas com dirigibilidade “nervosa”.
Além disso, o excelente padrão de
acabamento e a grande quantidade de equipamentos
de série, tornam essa versão mais
atraente, principalmente em tempos de redução
do IPI.


Fotos:
Luís Felipe Figueiredo

















































PARA ACELERAR

Câmbio curto incentiva condução “esportiva”

A transmissão do Polo 1.6 é do tipo “amea-a
ou deixe-a”. Se você gosta de pisar fundo
no acelerador, trocar de marchas nas retomadas de velocidade
e dirigir em altos regimes de rotação
do motor, essa versão do Polo pode ser a escolha
certa. Mas se você prefere os ritmos de cruzeiro
com a família, engatando uma quinta marcha e
esquecer que está conduzindo um carro com câmbio
manual, o Polo 1.6 vai até incomodar.


Ágil e arisco, gostoso de dirigir e com boa
estabilidade, o Novo Polo 1.6 é silencioso em
baixos regimes, mas andando rápido, aproveitando
ao máximo o motor, torna-se ruidoso e com aquela
sensação” de que o carro está
sempre andando numa marcha reduzida. O câmbio
com engates por cabos, a embreagem de acionamento hidráulico
e ajuste automático, e a direção
eletro-hidráulica progressiva, proporcionam prazer
ao ato de dirigir.


voltar




















VISUAL
DIFERENTE




Faróis redondos lembram modelo de luxo


De frente, o Novo Polo é inconfundível.
Os faróis duplos com vidros transparentes dão
personalidade ao modelo. Visto de trás, lembra
um pouco o Golf. Mas a linha de cintura elevada, a coluna
traseira mais larga e os pára-choques encorpados,
proporcionam ao mesmo tempo uma aparência limpa
e esportiva.


O desenho do carro, com a capota em forma de arco sem
frisos no teto, e a perfeita integração
das chapas com os vidros, forma uma carroceria harmônica,
dando impressão de tratar-se de uma peça
única. Tanto quanto os faróis duplos dianteiros,
as lanternas traseiras também seguem a mesma
linha hi-tech, destacando-se pelas lentes bicolores
e refletores em forma de círculo e retângulo.


voltar




















ACABAMENTO
DE PRIMEIRA


Precisão dos encaixes e espaços
inteligentes são destaques internos




Internamente, é o desenho limpo do painel a primeira
coisa que chama a atenção no Novo Polo.
Nota-se facilmente, também, a alta qualidade
dos bancos, firmes e reguláveis milimetricamente.


O painel é completo e de fácil leitura.
O quadro de instrumentos tem até conta-giros
com display digital que emite mensagens de alerta informando
ao motorista sobre a necessidade de troca de óleo
ou de serviço de inspeção. À
noite todo o conjunto é iluminado por uma agradável
luz azul.


O Novo Polo não é pequeno, nem tampouco
grande. Mas é um pouco maior do que um carro
médio. Ele tem apenas 3,89 metros de comprimento,
mas quatro pessoas se alojam com conforto lá
dentro. Cinco, um pouco apertadas. Há espaço
generoso para os ocupantes dos bancos da frente e também
para os de trás. Para estes, especialmente, nota-se
que há espaço suficiente em altura, para
a cabeça, em comprimento, para pernas e joelhos,
e em largura, para os braços e cotovelos.


voltar





















MOTORZINHO
ESPERTO


Potente e elástico, motor torna
dirigibilidade agradável




É gostoso dirigir o Novo Polo 1.6. Em trechos
sinuosos de serra, o destaque ficou para a estabilidade
e para os freios. As suspensões, do tipo “durinha”,
e direção, de respostas precisas e rápidas,
incitam o motorista a guiar mais rápido do que
o comum. As acelerações mais vigorosas
surgem apenas lá nas altas faixas dos 5.500 /
6.000 giros.


Bom para o trânsito na cidade, ou para as retomadas
na estrada, esse motor pode levar o Novo Polo aos 180
km de velocidade máxima, acelerando de 0 a 100
km/h em apenas 11,4 segundos.


voltar





















BEM
EQUIPADO DE SÉRIE


Vários equipamentos originais
tornam Novo Polo quase completo




O Polo 1.6 Comfortline oferece um atraente pacote de
equipamentos originais de fábrica. Sistema de
ar-condicionado Climatronic, direção eletro-hidráulica,
tacômetro ou conta-giros (adequado ao perfil nervosinho
do carro), imobilizador eletrônico (utilíssimo
quando alguém leva seu carro por engano), e mais
regulagem de altura e profundidade do volante, banco
do motorista com ajuste de altura e gaveta debaixo do
assento, limpador do pára-brisa de quatro velocidades
com temporizador, entre outros, já vem instalados.


Entre os itens de segurança, também de
série, vale destacar os cintos de segurança
dianteiros com ajuste de altura e pré-tensionadores,
sistema Isofix para fixação de cadeirinhas
de crianças, dois apoios de cabeça traseiros,
barras de proteção nas portas, brake-light,
luz sinalizadora para estacionamento e rodas 185/60
aro 14.


Entre os itens de conveniência figuram vidros
verdes e para-brisa degradê, desembaçador
elétrico traseiro, limpador e lavador traseiro,
antena no teto, porta-copos na frente e atrás,
luz central temporizada, pára-sóis articulados
com espelhos de cortesia, relógio digital, espelhos
externos com regulagem interna, e todos os vidros com
acionamento elétrico (os da frente do tipo ‘um
toque’).


Na parte estética, o Novo Polo vem com revestimento
de bancos e painéis laterais de portas em tecido,
maçanetas internas e botão de freio de
mão, como também pára-choques e
retrovisores externos na cor do veículo.


voltar




Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors