Jac T60 branco em movimento na rua com prédios comerciais espelhados ao fundo

Porte de Compass é o grande diferencial do JAC T60

SUV tem medidas fartas e bom conjunto mecânico, mas vacila em pontos que a concorrência gabarita

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 21/4500 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 9,6 km/litro
      Estrada: 11,2 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 650 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A
9

Overview


  • + Espaço
  • + Motor
  • - Central multimídia
  • - Suspensão
 
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O T60 é provavelmente o melhor carro vendido pela JAC Motors no Brasil. Ele tem motor turbo eficiente, é recheado de equipamentos e tem porte de Jeep Compass, mas com preço de Renegade. Seriam predicados suficientes para justificar o investimento superior a R$ 100 mil no SUV chinês?

Vamos começar a destrinchar o modelo pelo aspecto visual. O JAC T60 usa identidade visual diferente em relação aos demais modelos da marca. Enquanto os outros têm grade com barras horizontais, aqui vemos diversos cromados cravejados.

Na parte traseira, chamam atenção os adornos cromados, que são contornados pelas lanternas. Falando em luzes, o carro é equipado com LEDs de uso diurno e faróis de neblina.

Embora tenha ganho desenho mais harmônico, é na cabine que o JAC T60 se destaca. A marca não teve medo de pecar pelo excesso, então, a maior parte dos elementos são longos e largos. O melhor exemplo é a central multimídia de 10,25 polegadas.

Ela é sensível ao toque, mas deve um elemento importante e que está disponível em quase todos os últimos lançamentos do mercado nacional. Estamos falando dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Detalhe da central multimídia no painel doJac T60
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Legenda: Central multimídia do JAC T60 peca por não ser tão funcional e apenas espelhar o celular
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

É verdade que o carro dispõe de espelhamento do celular via wi-fi, mas tal solução está longe de ser eficiente. Isso porque todas as funções devem ser gerenciadas pelo smartphone e a central fica no papel apenas de exibir as informações em uma grande tela.

Abaixo da central ficam disponíveis diversos comandos sensíveis ao toque em um painel preto brilhante. Mas existe ainda outra tela digital, que corresponde ao painel de instrumentos. Ela proporciona uma experiência rica à viagem, porém os comandos de interação com o gadget não são muito práticos.

Outros equipamentos de destaque ficam com a chave presencial com partida por botão, câmera 360º e ar-condicionado digital.

Vale ressaltar que o JAC T60 é vendido em versão única, que custa R$ 106.990. Lembrando que o T60 só tem uma versão, que atualmente, custa R$ 104 mil. Por mais R$ 4 mil, você leva ainda teto solar, bancos revestidos em couro, além de LEDs de boas-vindas nas portas.

Espaço, o diferencial

Apesar de se destacar pela entrega de itens de série, o T60 chama mais atenção pelo porte, uma vez que oferece praticamente as medidas do Jeep Compass. O comprimento é de 4,41 m, enquanto o entre-eixos chega a 2,62 m.

Isso garante conforto para as pernas de quem viaja no banco traseiro, que dispõe ainda de 1,80 m de largura para o passageiro não ficar espremido.

Ponto positivo também para as duas entradas USB, que devem evitar brigas para o carregamento de celulares. Porém, a treta pode ser instaurada por outro assunto: ar-condicionado. Não há nenhuma saída para a fileira traseira.

Jac T60 branco estacionado de frente ao fundo um galpão com muto cinza
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Legenda: Porte do JAC T60 empresta robustez e favorece no quesito conforto
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Quem também apresenta aspectos antagônicos é o porta-malas. Ele vai bem no volume de 630 litros, mas vacila por não oferecer acionamento elétrico. A tampa não é das mais leves e pode ser uma barreira para os mais baixos.

Mãos ao volante

Agora que passamos o carro a limpo, hora de saber como é dirigir o JAC T60, que dispõe de motor 1.5 turbo de 168 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 21,4 kgf.m, com pico disponível entre 2.000 rpm e 4.500 giros.

Embora seja um tanto ruidoso, mesmo em baixas rotações, o propulsor é eficiente e oferece ainda bom nível de consumo de combustível. Recebeu nota B no índice do Inmetro. Na cidade, o consumo médio é de 12,5 km/l, enquanto na estrada, os valores são de 15,7 km/l.

Por outro lado, como o câmbio é do tipo CVT, falta rapidez, principalmente na hora de transferir vigor em retomadas. Não é de se impressionar que a aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora seja alcançada só aos 9,6 segundos.

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Legenda: Desempenho do JAC T60 esta longe de ser empolgante e suspensão merecia melhor acerto
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

Mas, em suma, não é um conjunto que vai te dar dor de cabeça. O único ponto que poderia ser melhorado é a suspensão em termos de dinâmica: ela copia bastante as imperfeições do asfalto. O acerto poderia ser mais equilibrado em prol do conforto.

Fim das contas

Já virou quase clichê dizer que os produtos da JAC melhoram a cada lançamento e com o T60 não é diferente. Além de bem equipado, o SUV consegue ser equilibrado em relação à espaço e conjunto mecânico.

Por outro lado, o porte de utilitário médio acaba por se tornar o grande argumento que justifique a compra do carro. O mercado dispõe de outros produtos mais bem resolvidos e que estão na mesma faixa de preço, embora sejam menores.

Só para ficar nos últimos lançamentos, boas opções que também entregam motor turbo, além de nível elevado de segurança e conectividade são o Volkswagen T-Cross e o novo Chevrolet Tracker.

 

Ficha Técnica

JAC - T60 - 2020
1.5 TURBO I-VVT GASOLINA CVT
R$ 111990

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.5
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 4
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Alimentação
  • Turbo
  • Potência (cv/rpm)
  • 168/5500
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 21/4500
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 195
  • Aceleração 0-100 km/h (segundos)
  • 9,6
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 9,6
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 11,2
  • Fonte consumo
  • INMETRO

Transmissão +

  • Transmissão
  • CVT
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • CVT
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Disco sólido
  • Freio de estacionamento
  • Manual
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4410
  • Largura (mm)
  • 1800
  • Altura (mm)
  • 1660
  • Entre-eixos (mm)
  • 2610
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 650
  • Peso líquido em ordem de marcha (kg)
  • 1365

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Conexão com celular
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,25
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 4
  • Alto-falantes - Tweeters
  • 2
  • Alto-falantes - Subwoofer
  • 0

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Diamantada
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Dianteira - Pneus (largura/perfil/aro)
  • 215/50
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Pneus (largura/perfil)
  • 210/50
  • Estepe
  • Convencional

Garantia +

  • Garantia total do veículo - Duração (meses)
  • 72
  • Garantia de motor e transmissão - Duração (meses)
  • 72
  • No Bolso9.1
  • Tecnologia8.8
  • Vida a bordo9.3
  • Desempenho8.8
  • Opinião do repórter8.5
  • + Espaço
  • + Motor
  • - Central multimídia
  • - Suspensão
 
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  • Lukas Kenji
  • Quando deixa um pouco de lado a carreira brilhante como piloto de Gran Turismo e Fórmula 1 (no Playstation), faz cobertura diária do setor automobilístico. Muscles cars e clássicos dos anos 1990 são as máquinas prediletas.
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