Reestilizado, Audi A4 2013 mantém a fama de bom moço

Modelo destinado ao Brasil está equipado com transmissão CVT e motor 2,0L de 180 cv


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Rodrigo Samy
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(Cubatão – SP) O WebMotors foi convidado para rodar com o Audi A4 2013 por cerca de 100 km em direção ao litoral. O carro chega ao Brasil na versão Ambiente por um valor sugerido de R$ 149,70 mil. Para ter ideia do impacto que o Imposto sobre Produto Industrializado incide sobre o sedã, basta você olhar o valor que a Audi comercializava o A4 na versão 2012, R$ 134 mil. Tudo bem que os quase R$ 15 mil não estão totalmente associados ao IPI. Afinal, o A4 2013 chega reestilizado e com alguns mimos que não estavam embutidos na versão anterior.

As principais mudanças estéticas estão aplicadas na parte dianteira do carro. A ideia da Audi foi aproximar o A4 de seus irmãos maiores. Entre os itens remodelados estão capô, grade do radiador, para-choques e conjunto óptico. As luzes de xênon continuam de série, assim como as luzes diurnas de LEDs, obrigatórias na Europa. A diferença é que, agora, elas acompanham a assinatura do farol, como ocorre com o A1.

Na traseira, as lanternas também são novas e usam LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. O reforço de que o A4 mudou muito pouco está comprovado nas suas medidas. O comprimento se manteve em 4,70 m, enquanto o entre-eixos e a largura aumentaram em apenas um centímetro (2,81 m e 1,83 m, respectivamente). A terceira geração do A4 chegou em 2008 no Brasil.

Na Europa, o A4 2013 foi apresentado em 2011 em 10 versões, quatro delas a gasolina e seis a diesel. Os modelos a gasolina são: 1,8L TFSI de 120 cv, 1,8L TFSI de 170 cv, 2,0L TFSI de 211 cv e 3,0L V6 TFSI de 333 cv. Os turbodiesel são: 2,0L TDI de 120 cv, 2,0L TDI de 136 cv, 2,0L TDI de 142 cv, 2,0L TDI de 177 cv, 3,0L TDI V6 de 204 cv e 3,0L TDI de 245 cv.

Por aqui, o A4 chega primeiramente com o propulsor 2,0L TFSI de 180 cv. De acordo com as medições da marca alemã, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 8,2s e atinge a velocidade máxima de 226 km/h. Para o segundo semestre, a Audi brasileira pretende comercializar em unidades restritas o S4 de 333 cv. A opção 2,0L de 211 cv, equipada com tração Quattro e transmissão S-Tronic, deve apontar nas lojas a partir do segundo semestre de 2012. Tudo indica que o valor sugerido para a versão intermediária do A4 será de R$ 250 mil.

A intenção da Audi com o A4 mais brando, de entrada, é apresentar ao consumidor um modelo econômico e que ofereça uma boa relação custo-benefício. Não conseguimos medir o consumo do A4 durante o test-drive, pois o veículo avaliado estava compartilhado com outros jornalistas. Porém, o marcador instantâneo mostrava que o A4 poderiam fazer 15 km/l na estrada e 9 km/l na cidade. O número divulgado pela Audi é de 10,6 km/l na cidade e de 17,5 na estrada.

Impressões ao dirigir

Com 180 cv de potência máxima e 1.465 kg, o A4 não leva pura emoção às veias do motorista. A grande “pegada” do carro é oferecer conforto e dirigibilidade. O câmbio CVT Multitronic não responde tão rápido no trânsito como um conjunto automático de dupla embreagem, mesmo com o escalonamento de oito marchas “virtuais” do câmbio continuamente variável. Porém ele dá conta do recado quando se exige uma retomada no perímetro rodoviário.

A suspensão, casada com os pneus 225/50 R17, responde firmemente às irregularidades do piso, passando segurança ao motorista. A mesma qualidade pode ser notada pelo volante, redesenhado para a nova versão, que oferece respostas rápidas. De acordo com a Audi, o A4 2013 usa um sistema de assistência hidráulica que não consome energia quando o carro estiver rodando em linha reta. O detalhe técnico representa uma economia de 0,3 litros de gasolina por 100 quilômetros.

Equipamentos do A4 Ambiente

A versão avaliada é equipada com bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar, airbag lateral dianteiro e de cabeça, faróis bi-xenônio, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio Symphony, Audi Music Interface e Bluetooth. O único opcional do A4 é o sistema MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo.

A concorrência e a compra

Os principais concorrentes do A4 são os compatriotas BMW Série 3 e Mercedes-Benz família C. De acordo com o ranking da Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) o campeão de emplacamentos entre os três é o Classe C, com 440 unidades acumuladas durante o período de um ano. O BMW Série 3 fica atrás da fila com 333 emplacamentos e o A4 com 220 carros vendidos. O Mercedes Classe C se sobressai no número de vendas diante de seus conterrâneos pelo fato de ele apresentar um maior número de versões. O modelo da marca da estrela ainda utiliza como principal artilharia de guerra o modelo C180 Turbo (R$ 117 mil). Totalmente “pelado” para a categoria, o modelo dá chance de um trabalhador colocar um C na garagem com 15 anos de trabalho, recebendo um salário mínimo por mês.

O grande problema do segmento de atuação do A4 é que além de enfrentar a concorrência germânica, ele também tem de enfrentar os ataques orientais. Com o mesmo valor aplicado no A4, o consumidor pode facilmente comprar um Hyundai Sonata (R$ 97,25 mil) ou até um Azera (R$ 110 mil). Outro concorrente muito próximo do A4 é o Volkswagen Passat. De plataforma semelhante, o modelo da VW sai por R$ 122,45 mil. Tudo depende da preferência do consumidor.

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Motor

Quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 16 válvulas, 1.984 cm³

Potência

180 cv (gasolina) a 4.000 rpm

Torque

320 Nm a 1.500 rpm

Câmbio

CVT

Tração

Dianteira

Direção

Por pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica

Rodas

Dianteiras e traseiras em aro 17” de liga-leve

Pneus

Dianteiros e traseiros 225/50 R17

Comprimento

4,70 m

Altura

1,49 m

Largura

1,83 m

Entre-eixos

2,81 m

Porta-malas

480 l

Peso (em ordem de marcha)

1.465 kg

Tanque

65 l

Suspensão

Multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira

Freios

Discos

Preço

R$ 149.700

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