Renault Kangoo E-Tech

Renault Kangoo E-Tech: confortável e econômico

Ficamos uma semana com o furgão 100% elétrico da Renault e tivemos uma experiência interessante. Confira as impressões!


  1. Home
  2. Testes
  3. Renault Kangoo E-Tech: confortável e econômico
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico começou a ser vendido no Brasil no início deste ano. Com proposta puramente comercial, para transporte de cargas, o Kangoo elétrico é vendido predominantemente para empresas, nas quais compõe frotas de serviço.

Renault Kangoo E-Tech 23
O furgão 100% elétrico da Renault surpreende pelo conforto
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
toggle button

Qual é a potência do Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O furgão 100% movido a bateria da marca francesa é equipado com bateria de íons de lítio de 45 kWh, que entregam  potência de 120 cv e torque máximo de 25 kgf.m. A Renault divulga uma autonomia de 210 quilômetros, pela aferição PBEV do Inmetro.

Mas, durante as impressões com o carro, pudemos ver que dependendo da tocada e do tipo de via percorrida, o alcance pode ultrapassar essa distância tranquilamente. A autonomia pelo Inmetro (protocolo SAE J1634) é de 329 quilômetros no ciclo urbano e de 300 quilômetros no ciclo combinado.

Bateria de íons de lítio de 45 kWh alimentam o motor de 120 cv de potência e 25 kgf.m de torque
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
toggle button

Qual o tempo de recarga do Kangoo elétrico?

O Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico pode ser recarregado, de 15% para 80%, em 31 minutos nas recargas rápidas DC de 80kW, em uma hora nos wallboxes AC de 22kWh e em 16h50 nos carregadores portáteis de 2,3 kWh. O carro tem portas de carregamento AC CCD Type 2 e DC CCD Combo 2. Com esse conjunto, o modelo atinge a velocidade máxima de 130 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 12 segundos - números mais que suficientes para sua proposta.

O modelo é bem equipado. Vem de série com direção elétrica, câmbio com uma marcha à frente e uma à ré, chave canivete com destravamento das portas, sensores de chuva e de luz, banco do motorista com ajuste de altura, iluminação de cabine, ar-condicionado automático digital, suporte para smartphone com duas tomadas (USB e 12 Volts), câmera e sensores de estacionamento, vidros elétricos e monitoramento de pressão dos pneus.

A capacidade de carga do modelo é de 800 quilos ou 4,3m³. O amplo espaço para cargas é iluminado e tem oito ganchos de fixação. Para facilitar o processo de carga e descarga, o Renault Kangoo E-Tech 100% tem porta lateral deslizante.

O furgão elétrico da marca francesa tem ainda controle eletrônico de estabilidade (ESP), que evita derrapagens em curvas de forma automática, e assistente de partida em rampa (HSA). O Kangoo E-Tech 100% elétrico ainda vem com diversos itens de segurança de fábrica, como quatro airbags, faróis de neblina e DRL em LED, e três modos de freio regenerativo.

O Kangoo 100% elétrico é grande: são 4,91 m de comprimento, 2,15 m de largura e 1,89 m de altura, com 3,1 m de entre-eixos
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
toggle button

Como anda o Kangoo E-Tech?

Apesar do seu tamanho e peso (1.726 quilos), o furgão é muito confortável de guiar, e com muita tecnologia e facilidades para o motorista. Tem, por exemplo, suporte para o celular e central multimídia com tela de oito polegadas com espelhamento de smartphone sem fio.

Na cidade de São Paulo, é comum passarmos por ruas esburacadas, ou de paralelepípedos e com irregularidades. A experiência com o Kangoo elétrico nesses trechos foi satisfatória. O carro simplesmente não faz barulhos. Ponto positivo para isolamento acústico da cabine. Normalmente, quando se dirige um veículo comercial leve, um carro de trabalho, ruídos e estalos são comuns, mas isso não acontece com o furgão elétrico da Renault.

A cabine do Renault Kangoo E-Tech 100% elétrico tem ótimo isolamento acústico
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
toggle button

Dependendo do trajeto que você for percorrer, existe um modo de regeneração mais apropriado, além dos modos de condução Eco e Normal. O modo B1 é regenerativo limitado, ideal para para dirigir em rodovias e vias rápidas. Já com o B2, o motorista tem uma sensação equivalente ao freio motor de um carro à combustão. Por fim, o modo B3, o nível máximo de regeneração, é pensado para aproveitar melhor os engarrafamentos e trechos de serra. Tudo pensando na otimização do rendimento da bateria.

Na cidade, o carro se comporta muito bem, com acelerações boas e frenagens seguras. Como o carro é grande, são 4,91 m de comprimento, 2,15 m de largura e 1,89 m de altura, com 3,1 m de entre-eixos, manobrar em garagens de prédios ou estacionar em vagas exige um pouco mais de atenção.

Na estrada, uma experiência surpreendentemente positiva. A direção elétrica com assistência variável proporciona bastante controle ao motorista.

Fiz um roteiro de ida e volta pela Rodovia dos Bandeirantes e Rodovia Anhanguera, até o interior de São Paulo, usando o modo B1. O carro rodou suave. Nem parecia que eu estava dirigindo um furgão. Como o trajeto rodoviário escolhido tinha algumas descidas, a bateria regenerava a carga e compensava o gasto extra das subidas, ultrapassagens e retomadas. Foi possível manter uma velocidade de cruzeiro entre 90 e 100 km/h, sem gastar muita bateria.

Na cidade, o carro se comporta muito bem, com acelerações boas e frenagens seguras
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
toggle button

Qual é o consumo do Renault Kangoo E-Tech?

Durante uma semana, rodando na cidade e na estrada, foram percorridos pouco mais de 200 quilômetros com o furgão elétrico da marca francesa. No momento da devolução do carro, o painel ainda indicava uma autonomia de 80 quilômetros. O consumo ficou nos 14 kWh/100 km, ou o equivalente a 36 km/l - uma marca muito interessante. O preço sugerido pela Renault para o Kangoo E-Tech é de iniciais R$ 292.690.

Veja a galeria de fotos

Vídeo relacionado

 

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório