O Renault Kardian 2026 é um SUV compacto moderno, bem equipado e com motorização eficiente. No papel, tem tudo para brigar de igual para igual com Fiat Pulse e Volkswagen Tera — os dois modelos que dominam o segmento dos SUVs subcompactos no Brasil.
Mas quando o assunto é venda, o cenário muda. Mesmo sendo um projeto novo e exclusivo para a América Latina, o Kardian ainda não conquistou o mesmo público dos rivais.

Parte desse cenário pode ser devido à força das marcas concorrentes. Mas também há diferenças de preço e posicionamento que ajudam a explicar o resultado.
Abaixo, testamos a versão Techno, a segunda mais cara da linha, para entender o que o Kardian entrega e por que o Renault ainda não repete o sucesso dos rivais Pulse e Tera.
O Renault Kardian 2026 Techno custa R$ 139.290. É a penúltima versão da gama, com pacote de equipamentos completo e o motor 1.0 turbo TCe de 125 cv.
O principal concorrente, o Fiat Pulse Audace, sai por R$ 132.990, cerca de R$ 7 mil a menos, e ainda leva vantagem por ter motorização híbrida leve (MHEV). Além de consumir um pouco menos, o sistema garante isenção de rodízio veicular em São Paulo e apelo extra para quem quer um carro "eletrificado".
Já o Volkswagen Tera High, equivalente em proposta e equipamentos, custa R$ 141.890 — ou seja, R$ 2.600 a mais do que o Kardian Techno. No entanto, muito mais que somente o preço, a Volkswagen já tem alguma tradição no segmento de SUVs urbanos e forte presença no mercado automotivo como um todo.
Esses fatores ajudam a entender parte da dificuldade do Kardian em alcançar os números dos concorrentes, mesmo sendo um produto equilibrado e bem construído.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e setembro de 2025, o Fiat Pulse somou 33.135 unidades vendidas, o Volkswagen Tera alcançou 17.760 unidades (mesmo tendo iniciado as entregas apenas em junho) e o Renault Kardian registrou 15.559 unidades no mesmo período.
Apesar disso tudo, o Kardian é uma opção interessante dentro da categoria, especialmente para quem valoriza design, tecnologia e um comportamento dinâmico mais refinado.
O Renault Kardian 2026 é aquele tipo de carro que chama atenção sem precisar exagerar. A dianteira tem linhas equilibradas e um para-choque que reforça a sensação de robustez, enquanto a grade com acabamento black piano e os faróis full-LED conectados por uma faixa central deixam o visual mais refinado.
Na versão Techno, as rodas diamantadas de 17 polegadas e o teto biton (opcional de R$ 1.700) ajudam a compor uma aparência mais sofisticada.
Atrás, as lanternas em formato de "C" invertido — também em LED — reforçam a identidade visual moderna da Renault.
Apesar do estilo compacto, o Kardian transmite imponência com seus 4,30 metros de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, espaço suficiente para as bagagens de uma viagem em família. Durante o nosso teste botamos uma mala grande, duas médias e ainda sobrou espaço para uma mochila.
Veja também: Volkswagen Tera é o carro mais vendido do Brasil
Ao entrar no Kardian, a primeira impressão é de modernidade. O painel digital de sete polegadas é bem resolvido, com boa leitura e possibilidade de personalização.
Já a central multimídia openR link de 10,25 polegadas é um dos grandes destaques: tem espelhamento sem fio de Apple CarPlay e Android Auto, além de navegação integrada e interface fluida.
Os bancos dianteiros oferecem bom apoio lateral e bastante conforto, mesmo em trajetos longos. Os materiais de acabamento não tentam parecer premium, mas a montagem é sólida e coerente com a faixa de preço.
Entre os itens de série, há ar-condicionado digital, volante multifuncional, carregamento por indução e quatro portas USB-C — o que mostra que a marca pensou bem no uso cotidiano.
O Renault Kardian 2026 na versão Techno se destaca também em segurança. São seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e frenagem automática de emergência. E traz, ainda, alerta de ponto cego, câmera Multiview e sensores de estacionamento, que facilitam a vida em manobras.
É na condução que o Renault Kardian 2026 mostra seu amadurecimento. O motor 1.0 turbo TCe entrega 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. É sempre combinado a um câmbio automático de dupla embreagem EDC - e essa transmissão faz diferença, pois as trocas são rápidas e suaves, mantendo o motor sempre "cheio" nas acelerações. Tem respostas ágeis, especialmente em retomadas e ultrapassagens. Mesmo em modo Eco, o comportamento é equilibrado.
A suspensão surpreende pela capacidade de filtrar as irregularidades do asfalto, transmitindo uma sensação de solidez típica de carros de segmento superior. É um SUV que entrega conforto urbano e estabilidade em estrada.
Segundo dados do Inmetro, o Kardian Techno faz 12,8 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Nos testes, os números ficaram próximos, mesmo com uso intenso de ar-condicionado e trânsito pesado. É um desempenho competitivo frente aos dos principais rivais , com equilíbrio entre eficiência e performance.
Ainda nesse ponto, durante o uso no modo Eco, o carro "lê" o modo de condução do motorista — literalmente. Ele analisa seu estilo de condução e sugere, em tempo real, como dirigir de forma mais eficiente, quase como se te desse pequenas aulas de direção econômica direto na central multimídia.
O Renault Kardian 2026 Techno é um SUV muito bem resolvido. Tem bom espaço interno, tecnologia atualizada, conjunto mecânico eficiente e uma dirigibilidade acima da média entre os subcompactos.
O que explica suas vendas mais tímidas não são problemas técnicos, e sim fatores externos - como a força de marca e a tradição de concorrentes como Fiat e Volkswagen.
Ainda assim, o Renault Kardian 2026 é uma opção muito coerente para quem busca um SUV compacto moderno, confortável e completo — um modelo que entrega mais do que o mercado parece reconhecer até agora.
RENAULT - KARDIAN - 2026 |
1.0 TCE FLEX TECHNO EDC |
R$ 139290 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|



Email enviado com sucesso!