Renault Kardian Techno 2026

Por que o Kardian não vende como Pulse e Tera?

Dirigimos o novo Renault Kardian Techno e mostramos como o modelo combina conforto, tecnologia e eficiência

    • Desempenho
    • Desempenho
    • 22,4/2250 kgfm/rpm
    • Consumo Gasolina
    • Consumo Gasolina
    • Cidade: 8,8 km/litro
      Estrada: 9,7 km/litro
    • Consumo Álcool
    • Consumo Álcool
    • Cidade: N/A
      Estrada: N/A
    • Porta Malas
    • Porta Malas
    • 410 litros
    • Câmbio
    • Câmbio
    • N/A

  1. Home
  2. Testes
  3. Por que o Kardian não vende como Pulse e Tera?
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Renault Kardian 2026 é um SUV compacto moderno, bem equipado e com motorização eficiente. No papel, tem tudo para brigar de igual para igual com Fiat Pulse e Volkswagen Tera — os dois modelos que dominam o segmento dos SUVs subcompactos no Brasil.

Mas quando o assunto é venda, o cenário muda. Mesmo sendo um projeto novo e exclusivo para a América Latina, o Kardian ainda não conquistou o mesmo público dos rivais.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Renault Kardian Techno 2026
O Renault Kardian Techno 2026 é boa opção entre os SUVs subcompactos
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Parte desse cenário pode ser devido à força das marcas concorrentes. Mas também há diferenças de preço e posicionamento que ajudam a explicar o resultado.

Abaixo, testamos a versão Techno, a segunda mais cara da linha, para entender o que o Kardian entrega e por que o Renault ainda não repete o sucesso dos rivais Pulse e Tera.

Diferença de preço entre os rivais

O Renault Kardian 2026 Techno custa R$ 139.290. É a penúltima versão da gama, com pacote de equipamentos completo e o motor 1.0 turbo TCe de 125 cv.

O principal concorrente, o Fiat Pulse Audace, sai por R$ 132.990, cerca de R$ 7 mil a menos, e ainda leva vantagem por ter motorização híbrida leve (MHEV). Além de consumir um pouco menos, o sistema garante isenção de rodízio veicular em São Paulo e apelo extra para quem quer um carro "eletrificado".

Já o Volkswagen Tera High, equivalente em proposta e equipamentos, custa R$ 141.890 — ou seja, R$ 2.600 a mais do que o Kardian Techno. No entanto, muito mais que somente o preço, a Volkswagen já tem alguma tradição no segmento de SUVs urbanos e forte presença no mercado automotivo como um todo.

Esses fatores ajudam a entender parte da dificuldade do Kardian em alcançar os números dos concorrentes, mesmo sendo um produto equilibrado e bem construído.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), entre janeiro e setembro de 2025, o Fiat Pulse somou 33.135 unidades vendidas, o Volkswagen Tera alcançou 17.760 unidades (mesmo tendo iniciado as entregas apenas em junho) e o Renault Kardian registrou 15.559 unidades no mesmo período.

Apesar disso tudo, o Kardian é uma opção interessante dentro da categoria, especialmente para quem valoriza design, tecnologia e um comportamento dinâmico mais refinado.

O Renault Kardian Techno 2026 é mais caro que O Fiat Pulse Audace, o principal concorrente
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Teste: Renault Kardian 2026 Techno

Design robusto com um toque de elegância

O Renault Kardian 2026 é aquele tipo de carro que chama atenção sem precisar exagerar. A dianteira tem linhas equilibradas e um para-choque que reforça a sensação de robustez, enquanto a grade com acabamento black piano e os faróis full-LED conectados por uma faixa central deixam o visual mais refinado.

Na versão Techno, as rodas diamantadas de 17 polegadas e o teto biton (opcional de R$ 1.700) ajudam a compor uma aparência mais sofisticada.

Atrás, as lanternas em formato de "C" invertido — também em LED — reforçam a identidade visual moderna da Renault.

Apesar do estilo compacto, o Kardian transmite imponência com seus 4,30 metros de comprimento. O porta-malas tem capacidade para 358 litros, espaço suficiente para as bagagens de uma viagem em família. Durante o nosso teste botamos uma mala grande, duas médias e ainda sobrou espaço para uma mochila.

O design da área frontal do Kardian é equilibrado e robusto
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Interior tecnológico e confortável para dia a dia

Ao entrar no Kardian, a primeira impressão é de modernidade. O painel digital de sete polegadas é bem resolvido, com boa leitura e possibilidade de personalização.

Já a central multimídia openR link de 10,25 polegadas é um dos grandes destaques: tem espelhamento sem fio de Apple CarPlay e Android Auto, além de navegação integrada e interface fluida.

Os bancos dianteiros oferecem bom apoio lateral e bastante conforto, mesmo em trajetos longos. Os materiais de acabamento não tentam parecer premium, mas a montagem é sólida e coerente com a faixa de preço.

Entre os itens de série, há ar-condicionado digital, volante multifuncional, carregamento por indução e quatro portas USB-C — o que mostra que a marca pensou bem no uso cotidiano.

Segurança e conectividade: pacote completo

O Renault Kardian 2026 na versão Techno se destaca também em segurança. São seis airbags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampas e frenagem automática de emergência. E traz, ainda, alerta de ponto cego, câmera Multiview e sensores de estacionamento, que facilitam a vida em manobras.

A traseira também tem identidade própria, com lanternas em "C" invertido
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Ao volante: equilíbrio entre desempenho e conforto

É na condução que o Renault Kardian 2026 mostra seu amadurecimento. O motor 1.0 turbo TCe entrega 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. É sempre combinado a um câmbio automático de dupla embreagem EDC -  e essa transmissão faz diferença, pois as trocas são rápidas e suaves, mantendo o motor sempre "cheio" nas acelerações. Tem respostas ágeis, especialmente em retomadas e ultrapassagens. Mesmo em modo Eco, o comportamento é equilibrado.

A suspensão surpreende pela capacidade de filtrar as irregularidades do asfalto, transmitindo uma sensação de solidez típica de carros de segmento superior. É um SUV que entrega conforto urbano e estabilidade em estrada.

Consumo: bom equilíbrio entre potência e eficiência

Segundo dados do Inmetro, o Kardian Techno faz 12,8 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Nos testes, os números ficaram próximos, mesmo com uso intenso de ar-condicionado e trânsito pesado. É um desempenho competitivo frente aos dos principais rivais , com equilíbrio entre eficiência e performance.

O SUV tem bons dados de consumo para o segmento
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Ainda nesse ponto, durante o uso no modo Eco, o carro "lê" o modo de condução do motorista — literalmente. Ele analisa seu estilo de condução e sugere, em tempo real, como dirigir de forma mais eficiente, quase como se te desse pequenas aulas de direção econômica direto na central multimídia.

Por que o Kardian merece mais atenção?

O Renault Kardian 2026 Techno é um SUV muito bem resolvido. Tem bom espaço interno, tecnologia atualizada, conjunto mecânico eficiente e uma dirigibilidade acima da média entre os subcompactos.

O que explica suas vendas mais tímidas não são  problemas técnicos, e sim fatores externos - como a força de marca e a tradição de concorrentes como Fiat e Volkswagen.

Ainda assim, o Renault Kardian 2026 é uma opção muito coerente para quem busca um SUV compacto moderno, confortável e completo — um modelo que entrega mais do que o mercado parece reconhecer até agora.

Apesar de bons atributos, fatores como preço e predileção de marca pesam contra o Kardian 2026
Crédito: Vitor Gustavo/Webmotors
toggle button

Ficha Técnica

RENAULT - KARDIAN - 2026
1.0 TCE FLEX TECHNO EDC
R$ 139290

Motor / Desempenho / Consumo +

  • Cilindrada (litros)
  • 1.0
  • Cilindrada cm³
  • 999
  • Disposição dos cilindros
  • Linha
  • Número de cilindros
  • 3
  • Número de cilindros (comercial)
  • 3
  • Número de válvulas por cilindro
  • 4
  • Comando de Válvulas
  • DOHC
  • Comando de válvulas variável
  • Sim
  • Combustível (comercial)
  • Flex
  • Combustível secundário
  • Gasolina
  • Alimentação
  • Turbo
  • Start-Stop
  • Sim
  • Nomenclatura do motor (comercial)
  • TCe
  • Potência (cv/rpm)
  • 125/5000
  • Torque (kgfm/rpm)
  • 22,4/2250
  • Potência secundária (cv/rpm)
  • 120/5000
  • Torque secundário (kgfm/rpm)
  • 20,4/2000
  • Velocidade máxima (km/hora)
  • 180
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 1
  • 8,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 1
  • 9,7
  • Consumo cidade (km/litro) - Combustível 2
  • 12,8
  • Consumo estrada (km/litro) - Combustível 2
  • 13,9
  • Fonte consumo
  • Montadora

Transmissão +

  • Transmissão
  • Automatizada DCT
  • Número de marchas
  • 6
  • Nomenclatura da transmissão (comercial)
  • EDC
  • Localização do câmbio
  • Assoalho
  • Modo manual (p/ AT)
  • Sim
  • Tração
  • Dianteira

Freios / Suspensão / Direção +

  • Freios dianteiros
  • Disco ventilado
  • Freios traseiros
  • Tambor
  • Freio de estacionamento
  • Eletrônico
  • Suspensão - Dianteira
  • McPherson
  • Suspensão - Molas dianteiras
  • Helicoidal
  • Suspensão - Traseira
  • Eixo de torção
  • Suspensão - Molas traseiras
  • Helicoidal
  • Direção - Assistência
  • Elétrica
  • Direção - Ajustes
  • Altura e profundidade

Dimensões e Capacidades +

  • Comprimento (mm)
  • 4119
  • Largura (mm)
  • 2025
  • Altura (mm)
  • 1596
  • Entre-eixos (mm)
  • 2604
  • Altura em relação ao solo (mm)
  • 209
  • Ângulo de ataque (graus)
  • 20
  • Ângulo de saída (graus)
  • 36
  • Capacidade tanque de combustível (litros)
  • 50
  • Capacidade do porta-malas (litros)
  • 410

Tecnologia / Conectividade +

  • Sistema de áudio - Tipo
  • Multifunções
  • USB
  • Sim
  • Bluetooth
  • Função Streaming
  • Carregador de smartphone por indução
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Tamanho da tela (pol.)
  • 10,1
  • Tela de entretenimento - Sensível ao toque
  • Sim
  • Tela de entretenimento - Espelhamento com smartphone
  • Apple CarPlay + Google Android Auto
  • Tela de entretenimento - Navegação (GPS)
  • Integrado
  • Tipo de espelhamento
  • Sem cabo
  • Carregador 12V
  • USB-C
  • Controle de áudio
  • No volante
  • Alto-falantes - Quantidade
  • 6

Rodas e Pneus +

  • Tipo de roda - Tipo de roda
  • Liga leve
  • Tipo de roda - Design/cor
  • Dois tons
  • Dianteira - Aro (pol.)
  • 17
  • Traseira - Aro (pol.)
  • 17
  • Estepe
  • Convencional
  • No Bolso0.0
  • Tecnologia0.0
  • Vida a bordo0.0
  • Desempenho0.0
  • Opinião do repórter0.0
       

      Compartilhar
      Comentários
      Wid badge