- Existe sempre aquela incógnita sobre a melhora ou piora de um estabelecimento comercial quando há aquela placa pendurada: “Sob nova direção”. Afinal, no banner pendurado nos estabelecimentos não está explícito que aquele lugar melhorou ou piorou por causa da mudança de um proprietário. A mesma regra pode ser aplicada para a nova MG que passou a ser comandada pela SAIC Motors desde 2005. A verdadeira MG Morris Garage foi fundada em 1924 e deixou a “coroa britânica” famosa por fabricar automóveis que prezavam esportividade, luxo e qualidade. O WebMotors já contou por aqui sobre a potência da SAIC no mundo e na China.
Para tirar a limpo aquela história de que tudo que vem do outro lado da “Muralha” tem um apetite duvidoso, o WebMotors foi rodar durante uma tarde com o mais novo estreante chinês do mercado brasileiro, o MG 550 fabricado pela SAIC Motors.
Importado por meio da MG Motors do Brasil, o sedã MG 550 chega com motor 1,8-litro turbinado de 170 cv de potência máxima. Com um valor sugerido de R$ 95 mil, o MG 550 1.8T tem na sua lista de equipamentos como: DVD player, teto solar, GPS, sistema de telefonia, bancos em couro os dianteiros com ajustes elétricos, câmera para auxílio em manobras e airbags laterais. O nosso MG 550 foi lançado oficialmente no Salão de Xangai, em 2007, como Roewe 550. Baseado na mesma plataforma do antigo Rover 75, ele teve todo apoio dos ex-Roverianos para sair do projeto e agarrar as ruas chinesas e mundiais.
No Brasil o novo chinês com selo britânico tem pela frente os modelos consagrados por suas marcas ou por suas próprias pernas. Exemplos: Volkswagen Jetta, Ford Fusion, Honda Accord e Hyundai Azera.
Será que o MG550 vale o quanto pesa?
Pois é meu caro internauta, o chinês com a bandeirola inglesa oferece um design acrobático inovador e totalmente diferente daquilo tudo que já se viu por aqui. Na dianteira, o escudo MG cravado no capô reforça a imponência da história automotora bretã. Abaixo, a grade do radiador cromada monta o formato de um cálice, sendo as extremidades seguradas por dois faróis que mesclam o estilo do novo Fiat Siena com o do BMW Série 5. Mais abaixo, ainda na parte dianteira, há dois faróis de neblina que nos remetem aos olhos de gatos de um Mercedes-Benz. Calma, o WebMotors não foi visitar um modelo da Hyundai. Já avaliamos o i30 em outra ocasião.
De perfil nota-se que o carro buscou os padrões de estilo europeus, com cintura alta e capô avantajado. O desenho das rodas lembra perfeitamente uma fruta cortada ao meio, tanto que fica transparecido a ideia de movimento. Já a bandeira britânica, próxima a luz de pisca cromada, estancada no para-lama enaltece a nação de origem da marca.
No interior o requinte também é fracionado
Ostentação sempre foi o ponto buscado pelos modelos chineses e com o MG 550 não é diferente. Além de toda aquela vasta lista de equipamentos de série, o carro tem quatro tipos de acabamentos no interior. O detalhe em madeira do tipo fórmica foi aplicado no console central, enquanto o detalhe de “alumínio” em plástico foi aplicado no pombo do câmbio, nas alças da abertura das portas e na demarcação de seleção das marchas.
O despertar do motor do MG 550 pode ser feita com um simples toque na chave tipo canivete que fica cravada ao lado da entrada de ar do ar-condicionado digital. O legal desse detalhe é que a chave mostra que os chineses da MG já estão antenadíssimos com o mundo da informática, repare no botão on-off semelhante ao dos computadores portáteis.
Outro detalhe que enaltece é o relógio analógico digital no visor central integrado. Além de mostrar o horário, o display compila todas as informações de entretenimento do carro. Na maçaneta do porta-malas, por exemplo, há uma câmera de ré com uma bela angular para nenhuma senhora ou mocinho arrancarem os postes por aí. Ela transmite toda a imagem para essa tela aí. Diferente do Kia Soul que divide o retrovisor interno, o do MG lembra levemente o sistema dos importados alemães.
Alguns detalhes que podem minar a compra do MG 550 são o acionamento dos vidros elétricos sem o sensor de fechamento por um toque e a montagem manual da tela traseira de proteção.
O painel central é diferente de tudo aquilo que já se viu por aí. Como se lê no Brasil, da esquerda para a direita, o painel começa com um velocímetro digital, um ponteiro analógico de rotação cercado por duas barras amarelas digitais que representam respectivamente, temperatura e nível de combustível. Para finalizar a área, um mini display que transmite informações de manutenção e calibragem de pneus.
Motor aguerrido
A fábrica da SAIC tem em seu portfólio modelos da Volkswagen, General Motor e Fiat, por isso nada mais natural o MG 550 ter um motor confiável. Ao abrir o capô o estranhamento ficou por conta da tampa com mola a gás e ao mesmo tempo sem forro de proteção para temperatura e isolamento acústico. A criatividade ficou por conta do botão que aciona a abertura do acesso ao cofre. Outro detalhe não natural para os brasileiro é a tampa de plástico do coletor do propulsor imitando algo longitudinal. Aí o que vale é a cultura de cada país. Com 170 cv de máxima a 5500 rpm o MG importado tem um relação peso/potencia de 8,7 kg/cv. Para ter ideia, a relação peso/potência do fortwo é 9,17 kg/cv. A do Chevrolet Vectra, que nos impressionou positivamente em desempenho, é 9,06 kg/cv. Com um torque de 21,9 kgm a 4.500 rpm, o motor produzido pela MG oferece uma potência específica de 94,6 cv/litro.
O conjunto está contido
Para ganhar os mercados europeus o MG 550 leia-se Roewe 550 não fez qualquer coisa. Ele tem um comportamento digno de um carrão e apresenta suspensão firme e agradável. A transmissão de cinco velocidade oferece trocas rápidas e com a opção de seleção manual por alavanca ou por meio das aletas no volante. O controle de tração pode ser ligado e desligado por meio de um botão no console. No crash-test do EuroNCap foram registradas cinco estrelas, nota máxima.
Ou seja, o MG 550 é um carro prazeroso e que tem tudo para ganhar espaço. Vale verificar as suas necessidades diárias e a bala que você tem na agulha para empenhar cerca de R$ 100 mil. Arrebanhar o olhar das mocinhas e dos curiosos de plantão, com certeza você conseguira com o sedã.
Nota de rodapé 1
*Segundo a MG Motors do Brasil, o “detalhe em madeira do tipo fórmica” é produzido com um material feito de pele de nogueira ou cerejeira, o mesmo que é utilizado pela fabricante Land Rover
Nota de rodapé 2
A Morris Garages foi vendida para a fabricante chinesa SAIC Motors em 2005. Vale lembrar que quem determina a nacionalidade de um automóvel é a origem de seu fabricante, e não sua fábrica de origem. Logo, o fato de o MG 550 ser fabricado na Inglaterra não o torna um inglês. Se fossemos levar esse exemplo a diante, todos os Audi e BMW produzidos na china seriam chineses, e não alemães. O Chevrolet Camaro também poderia ser um canadense e não um norte-americano.
DERRAPAMOS
Durante a avaliação o WebMotors levou em consideração os dados do motor do Roewe 550 fabricado em 2007. A diferença é que o propulsor do atual MG tem 170 cv contra os 157 cv publicado na reportagem, o texto foi devidamente atualizado.
FICHA TÉCNICA – MG 550 2010
MOTOR | Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.796 cm³ |
POTÊNCIA | 170 cv gasolina a 5.500 rpm |
TORQUE | 214 Nm gasolina a 4.500 rpm |
CÂMBIO | Automático, com cinco marchas |
TRAÇÃO | Dianteira controle de tração |
DIREÇÃO | Por pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica |
RODAS | Dianteiras e traseiras em aro 17” de liga-leve |
PNEUS | Dianteiros e traseiros 215/50 R17 |
COMPRIMENTO | 4,62 m |
ALTURA | 1,48 m |
LARGURA | 1,82 m |
ENTREEIXOS | 2,70 m |
PESO em ordem de marcha | 1.486 kg |
TANQUE | 62 l |
SUSPENSÃO | Dianteira independente, tipo McPherson; traseira independente com barras estabilizadoras |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e traseira |
CORES | nd |
PREÇO | R$ 95 mil estimado |